terça-feira, 6 de abril de 2010

Mais uma oportunidade perdida

Hojé é dia 6 de abril de 2010, e a tropa continua no poder na Guiné-Bissau (desta vez não sangramos, mas é como se nos tivessem feito sangrar).

O que aconteceu neste País no passado dia 1 de abril, esventrou o Estado guineense e pô-lo de joelhos - numa manobra espectacular, os militares tomaram Bissau de assalto, foram à procura do Presidente da Assembleia Nacional Popular, Raimundo Pereira (felizmente, não estava em casa), raptaram o 1º Ministro durante, pelo menos, uma hora e continuam a ter na sua posse – sabe-se lá em que condições... - o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o general Zamora Induta, e o chefe da secreta militar, coronel Samba Djaló.

Desde essa penosa manhã, até ao dia de hoje, a verdade é que a Guiné-Bissau, ainda que o Governo e a comunidade internacional digam o contrário, vivia um Golpe de Estado. Zamora Induta, esse, continua preso sob custódia militar, em Mansoa, num quartel tornado num autêntico forte - e muito bem armado.

Photobucket

Hoje, da reunião patrocinada pelo Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, parece que houve fumo branco. Mas não houve a verdade. Como é possível que alguém faça tudo o que António Indjai fez e, depois, saia ao lado do 1º Ministro, sorrindo, quase gozando?

Perdemos, pois, mais uma oportunidade flagrante para arrumar a casa. Quem pagará por este «incidente»? Logo, logo veremos...

NOTA: Pediram-me nestes últimos dias que «parasse de atirar lenhas para a fogueira». Para uma fogueira que eu não não acendi...AAS