sexta-feira, 2 de abril de 2010

'Adoro: aquele chão, aquele cheiro, o som calmo das manhãs e o cantar de miríades de pássaros e outros chilreios...'

"Caro amigo

Permita-me que o trate assim. Sou um jovem de 62 anos e andei como todos os jovens da minha idade, na Guerra Colonial. Ao meu irmão mais velho, tocou-lhe ir para Angola. Eu fui para a Guiné. Para essa Guiné tão linda e tão maltratada. Para essa Guiné que considero a minha segunda Pária. Sou Português, nado e criado no Norte, numa pequena cidade de nome Vizela que também lutou pela sua liberdade.

Estive na Guiné e lá voltei 25 anos depois. Costumo dizer a todos os meus amigos que esse regresso(embora só por dez dias) foi a coisa melhor que me aconteceu em termos de férias. Adoro aquele chão, adoro aquele cheiro, adoro o som calmo das manhãs e o cantar de miríades de pássaros e outros chilreios. E por isso me dói, me dói imenso, quando vejo irmãos, que um dia se levantaram em armas, percorrendo um só caminho na ânsia de libertação, lutarem entre si.

Basta de mortes. Basta de sangue derramado. É tempo de os filhos da Guiné se entenderem. É tempo de enterrar ódios e esquecer divergências. É tempo de harmonia. O futuro assim o exige. Os filhos que estão a nascer assim o exigem. Respeite-se o seu futuro.

Um abraço amigo, parabéns pela coragem e um muito obrigado pelas noticias "na hora", lúcidas e atentas.

Cumprimentos

Júlio César Cunha Ferreira
"

NOTA: Obrigado. AAS