sábado, 26 de maio de 2012

COMUNICADO - Movimento Nacional da Sociedade Civil




 
REPÚBLICA DA GUINE-BISSAU
MOVIMENTO
Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz Democracia e Desenvolvimento
 
 
 
 
 
 
 
COMUNICADO À IMPRENSA
 
O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento vem acompanhando com muita atenção e preocupação a situação polico-militar do país, sobretudo após a instalação de novas autoridades de trasiçao.
 
O Movimento da Sociedade Civil acompanhou através dos órgãos de comunicação social, (Radio Televisão Portuguesa) do acto bárbaro de espancamento protagonizado pela Guarda Nacional no dia 25 de Maio,  contra manifestantes  que legitimamente manifestavam a frente da sede da UNIOGBIS em Bissau.
 
O presente acto de espancamento demonstra de forma clara a verdadeira intenção dos protagonistas de Golpe de Estado que dentre outros, visa a  implantaçao na Guiné-Bissau de um regime ditatorial,  de restrição das liberdades fundamentais e da democracia que, foi uma conquista do povo guineense, na base de grande sacrifício, suor e muitas vidas humanas.
 
Perante a gravidade deste acto, o Movimento da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento delibera o seguinte:
 
1. Condenar e repudiar o acto de espancamento e de proibição de manifestação protagonizada pelo Guarda Nacional;
 
2. Responsabilizar o Estado-Maior General das Forças Armadas e ao Ministério do Interior pelo referido acto;
 
3. Exortar ao Governo no sentido de tomada de medidas necessária para evitar que acto do gênero volte a repetir, bem como de ações conducentes a garantir e assegurar o livre exercício dos direitos e liberdades fundamentais aos cidadãos, mormente o direito a manifestação;
 
 
 
 
 
 
4. Apelar a comunidade internacional no sentido de continuar a  acompanhar a situaçao no país e exigir as autoridades o respeito pelos direitos humanos e a liberdade fundamentais dos cidadãos.
 
Bissau, 26 de Maio de 2012.

 

Movimento Nacional da Sociedade Civil

 
 
_________________________________________________________________________________
Movimento
E-mail: movimentosc@yahoo.com.br; elbachir_12@hotmail.com
 
Sede Provisória, Rua-Justino Lopes, Casa Nº13 (atrás da casa Escada), Tel (245) 6604831/675.20.31
Cp.n 65-Bissau/ Republica da Guine-Bissau