sexta-feira, 25 de setembro de 2015
JOMAV diz-se "incompreendido"...
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, diz-se "incompreendido" e vê aspetos positivos na crise política que afeta o país, referiu num discurso na ANP por ocasião dos 42 anos da independência da Guiné-Bissau.
"Todos os esforços e sacrifícios são poucos quando a tarefa é engrandecer a nossa pátria. Embora por vezes incompreendido, é nesta tarefa que estou empenhado", disse o chefe de Estado.
Vaz acrescentou que a "situação política revelou aspetos positivos da nossa aprendizagem da democracia e permitiu que a Guiné-Bissau desse um salto qualitativo a nível de indicadores que regem as sociedades modernas".
"Apesar da tensão social vivida e da exaltação de espíritos, em nenhum momento foram assinaladas violações de direitos humanos" ou da "liberdade de expressão e de imprensa, pese embora todos os excessos verificados", referiu.
Por outro lado, ao submeter-se ao acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o Presidente guineense considerou que o poder judicial "sai valorizado e vê reforçada a sua autoridade enquanto pilar do Estado de direito democrático, independentemente do juízo de mérito da sua decisão". Lusa
OPINIÃO: Do Presidente da República aos Conselheiros
"A Presidência da República, é o cume da arquitectura política de um Estado, na sua forma de República. Por isso, o exercício da função de Presidente da República, é de uma grande nobreza, convidando ao indivíduo agraciado pelo voto popular a um elevado sentido de Estado e de responsabilidade acompanhado de rectitude e postura, com vista a ostentação de valores que justifiquem a eleição do titular para tal.
E mais, com vista a realização das expectativas criadas no momento em que o candidato ao apresentar ao povo o seu desejo de se tornar Presidente cria em torno de todo i eleitorado e do povo. Mas o nosso JOMAV, é um caso "sui generis" e é assim porque ele é burro duplamente.
1° - o PR Jomav, não faz ideia de onde saiu e muito menos para onde vai. Por isso nem tem ideia de como chegou à presidência, isto para dizer que a chegada do Jomav à presidência, foi tão estranha e milagrosa como se a neve tivesse caído na cidade de Bissau.
2° - como é que um presidente, dito de outra maneira, Chefe de Estado pode ter-se deixado levar por uma cambada de escumalhas e Conselheiros para parar um país durante todo este tempo por razões fúteis e artificiais. Se bem que, "ab initio" presume-se ou melhor, parte-se do princípio que um PR seja uma pessoa bem discernida e dono de um estado psíquico fora de qualquer suspeita.
Mas o Jomav, na verdade padece de uma patologia mental de tamanha gravidade que neste preciso momento esta a arrastar toda uma nação para um flagrante abismo que nunca ocorreria a ninguém e muito menos ao nosso povo. Por isso, existem um conjunto de dados óbvios emergentes das atitudes do Jomav que demonstram sem pecado que ele constitui um enorme perigo para o o nosso povo.
Ora vejamos!
Chegou-se a pensar que o Presidente da República teria o discernimento intelectual de poder de facto aproveitar a majestosa oportunidade para no acto de celebração do 42° aniversário da independência do país, dar a mão à palmatória e reconhecer o douto Acórdão do STJ que invalidou o decreto de nomeação do Baciro Dja como PM, dançando doentiamente na constituição. Foi triste assistir que ele não fez isso, pelo contrário meteu a mão na "bunda".
Digo isto, porque quem for rigoroso no seguimento das palhaçadas do Presidente Jomav, apercebe-se claramente que em nenhum momento ele se dignou a reconhecer o Acórdão, mas sim, entrou na retórica falaciosa de afirmar que o falso PM, teria tirado as consequências políticas do Acórdão, ao apresentar de imediato a sua demissão, dando a entender que, só e apenas por isso o demitiu, através de um "cosmético" Decreto.
Nesta senda, resulta sensato perguntar; sendo ele (PR) o autor do acto chumbado, que consequência política tirou com o ACÓRDÃO?
E a resposta está a vista, o JOMAV tirou uma consequência egocêntrica, demagógica e monolítica, vinculando apenas a sua antipatia e a sua auto suficiência; quer dizer, as consequências que tirou do Acórdão só ele sabe e portanto está só no seu âmago.
JOMAV, contínua sendo uma criatura altamente perigosa para o país e para o futuro do nosso povo, continua sendo uma pessoa falsa e extremamente mentirosa ao ponto de premeditadamente pintar o discurso que hoje (ontem) proferiu na magna ANP, no acto da celebração do 42° aniversário da independência nacional.
Falou na sua qualidade de primeiro Magistrado da nação, chamando à colação algumas das suas atribuições enquanto tal; Disse ser o garante da unidade nacional, da paz, da estabilidade e da constituição.
Mas a verdade é que, pelo tipo de homem que é, pela sua maneira de ser e por tudo aquilo a que em pouco tempo nos habituou e fez... vai claramente continuar a fazer tudo ao contrário...vai continuar a ser o maior desgarante da unidade nacional, vai continuar a ser o maior promotor de conflitos e um autêntico ultrajador da nossa lei magna e por isso dos combatentes da liberdade da pátria.
Se o governo é uma emanação da ANP, por isso a sua responsabilidade política perante este órgão ocupa um lugar cimeiro e por conseguinte mais lógico em detrimento da responsabilidade política do Governo perante o PR, que nos parece ser apenas uma responsabilidade de conformação e certificação do cumprimento do programa e o orçamento aprovado no hemiciclo.
Ora se assim é porquê demitir um Governo que ostenta três moções de confiança do órgão para o qual responde politicamente por excelência? Se ele é o garante da unidade nacional; porque é que, com base num espírito de fomentar a desunião, levaria toda a facção perdedora do Congresso de Cacheu para compor o seu staff de Conselheiros e Assessores?
Se o PR é o garante de unidade nacional e, se fosse mesmo um homem sério, porque nomearia um PM sem consentimento do partido vencedor das eleições? Incluindo o facto de ser do seu conhecimento que é "persona non grata" no próprio partido?
O PR Jomav, não é sério e carece de toda dignidade política desde logo, quando se viu mergulhado numa absoluta incoerência em pôr em causa os estatutos do partido com os quais fora escolhido como candidato do próprio partido às eleições Presidenciais.
Meus senhores, todas as danças do Jomav em cima do povo e da lei, faz lembrar a participação do então candidato à presidência da República num debate onde afirmou que não, que nunca tinha lido a constituição e parece que ainda continua sem a ler.
Porque da Constituição o Jomav continua a não saber nada e muito menos os seus ditos conselheiros que não têm carácter nem dignidade. Não têm vergonha, caso contrário todos eles tinham posto os seus lugares à disposição a partir do momento da publicação do Acórdão, pelo péssimo serviço que prestaram ao país.
Autor: Bongalow da Verdade"
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
GUINÉ-BISSAU-42º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: Intervenção da União para a Mudança na ANP
Excelência Senhor Presidente da República;
Excelência Senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular;
Excelência Senhor Primeiro-ministro;
Excelência Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça;
Excelentíssimos Senhores membros do Governo;
Honoráveis colegas Deputados da Nação;
Digníssimos Representantes do Corpo Diplomático e Organismos Internacionais;
Ilustres presentes,
A República da Guiné-Bissau comemora hoje o seu quadragésimo-segundo aniversário, mergulhada em mais uma crise, cujo desenlace final é para todos incerto, mas que adivinhamos irá deixar novas, profundas e graves sequelas no seio da sociedade guineense.
Isto, quando todos vaticinavam que após as eleições de Março de 2014, o país pudesse arrancar em definitivo rumo a uma nova era de estabilidade, paz, reconciliação e desenvolvimento.
Há um ano atrás, dia por dia, do alto desta tribuna, a União para a Mudança (UM), lendo os ensinamentos do passado recente, lançava um forte alerta à navegação, apontando para os riscos que o país poderia correr caso as mais altas instâncias de soberania não enveredassem, com sentido patriótico e de Estado, pela via do diálogo, na busca dos consensos indispensáveis visando a Reconciliação e a Estabilidade, enquanto premissas à criação de condições que favorecessem o processo de desenvolvimento económico, social, cultural e técnico-científico do nosso país.
O apelo então lançado, e que nos permitimos repetir, apontava para a necessidade de se “tirarem ilações e aprender com as lições de um passado ainda bem recente, que nos convocava a todos, inevitavelmente, ao diálogo, à busca de consensos na gestão governativa do país e à assunção de compromissos que permitissem, finalmente, relançar a Guiné-Bissau na senda do desenvolvimento sustentável e do progresso, que todos almejamos”.
Mais adiante acrescentávamos “ser urgente elevar e reforçar cada vez mais os níveis de confiança no seio da nossa sociedade, para que nós, guineenses, compreendêssemos que só unidos, no respeito das diferenças e com trabalho árduo e honesto, poderíamos avançar e construir um verdadeiro país próspero e de justiça social, isto é, o país com que sonharam os Heróis e Mártires da Luta de Libertação Nacional.” (fim de citação).
Este era e é um sonho ainda possível de se concretizar, se os órgãos de soberania souberem arrepiar caminho e eleger o bom relacionamento institucional como fator fundamental para a restauração da credibilidade do Estado, assim como, para a recuperação da confiança do povo guineense nas instituições públicas e nos seus governantes.
Exigia-se para tal, como essencial, a promoção e o reforço do clima de entendimento entre os órgãos de soberania, de forma a garantir que todos os problemas que se colocassem ao Estado da Guiné-Bissau fossem resolvidos num quadro de interdependência, de diálogo permanente e de solidariedade institucional.
Infelizmente, a nossa voz não foi ouvida e o país entrou numa nova deriva de consequências imprevisíveis, cujo peso já aflige e afeta a população guineense, com particular incidência nas componentes mais desfavorecidas da nossa sociedade.
É nosso entender, que as razões do poder, mesmo que sejam pela forma como o queremos exercer, não podem em circunstância alguma justificar ou pôr em causa as mais profundas aspirações do povo guineense à paz, ao bem-estar e ao desenvolvimento.
Sobretudo, tratando-se desse mesmo povo que votou em nós, conferindo-nos a responsabilidade de governar o Estado guineense em seu nome.
Excelências,
Digníssimos Deputados da Nação,
Minhas senhoras e meus senhores,
A lamentável situação que hoje vivemos, e que a nosso ver não tem qualquer razão de ser, mostra-nos claramente, que o poder se não for bem gerido, de forma patriótica, pode nos conduzir ao descalabro e mesmo ao suicídio, como Nação livre e independente.
É convicção da União para a Mudança, que na nossa ação política quotidiana, deve ser o homem, com ponderação e bom senso, a gerir o poder e não o poder a gerir o homem.
Pois, chegou a hora de a classe política se questionar e refletir, seriamente, sobre o que quer quando postula à assunção do poder e pede o voto ao povo!
Será que nos interessa somente o poder pelo poder, exercendo-o à nossa guisa ou, queremos o poder para servir aqueles que confiaram em nós, para gerir os destinos da Nação guineense, no contexto de um Estado de Direito Democrático, em que o primado da lei se afirme em permanência?
É neste capítulo que o respeito pela Constituição e pelas leis se torna um imperativo por parte de todos os órgãos de soberania, sem qualquer exceção.
Assim saudamos o Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça no caso do incidente suscitado sobre a constitucionalidade do decreto nº 6/2015, que, para além de trazer uma nova credibilidade ao nosso sistema judicial, permitiu repor a legalidade constitucional e democrática que se exigia.
Agora que os imperativos do desenvolvimento se colocam, temos todos que pôr a mão na consciência, e, patrioticamente, procedermos a uma análise introspetiva dos passos que demos e questionarmos se estivemos à altura das nossas responsabilidades.
É preciso, pois, que a classe política guineense, no seu todo, assuma em definitivo as suas responsabilidades e ponha fim às manigâncias a que o poder convida, se quiser que o povo possa confiar e continuar a confiar nela.
Não podemos continuar a admitir que o conceito de política e de político tenha que estar ligado à falta de ética, à corrupção, à ausência de sentido patriótico, à defesa de interesses próprios, por vezes mesquinhos, em detrimento dos interesses nacionais.
Digníssimos colegas, Deputados da Nação,
Se quisermos construir o futuro e desenvolver o país, temos então que ter a coragem de moralizar a política, baseada em princípios e valores, e torná-la mais limpa e sã, colocando-a ao serviço da Nação!
Só assim poderemos corresponder ao desafio que se nos coloca: o da construção na Pátria de Cabral, de um futuro digno, de prosperidade, paz e estabilidade para os nossos filhos, com mais educação, mais saúde, mais progresso e mais desenvolvimento.
Da nossa capacidade de resposta a este imperativo resultará, necessariamente, sabermos se estamos à altura dos desafios com que a História e a dinâmica do mundo moderno nos vão incessantemente confrontando.
Excelências,
Minhas senhoras e meus senhores,
Não poderíamos concluir sem dirigir uma palavra de apreço à Comunidade Internacional, pelo apoio e solidariedade manifestados ao povo guineense, apesar do cansaço resultante das cíclicas crises que a Guiné-Bissau tem vivido!
Honra e glória à memória de Amílcar Cabral e dos Heróis e Mártires da Luta de Libertação Nacional!
Viva a República da Guiné-Bissau, livre e independente!
Bem-Haja!
GUINÉ-BISSAU-42º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: O filme de uma vida em Bissau em que tudo corre mal, mas desistir é proibido
A vida de Mamadu Candé é como um filme de tudo o que pode correr mal na Guiné-Bissau e da persistência em lutar contra os obstáculos, com a ajuda de amigos .
Se num país despedaçado pela instabilidade a vida já é difícil, é ainda pior para uma pessoa deficiente, com as pernas quase paralisadas e sem rendimentos.
Mamadu, 24 anos, tem um objetivo: quer ser jornalista. Para lá chegar, o ponto de partida deixou-o logo em desvantagem: não só por nascer na Guiné-Bissau (a taxa de pobreza é de 70 por cento, segundo dados das Nações Unidas) e ainda por cima longe da capital (em Galomaro, Bafatá), mas por perder a mobilidade. Lusa - ler mais AQUI
GUINÉ-BISSAU-42º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: Poder tradicional reclama "maior presença" nos assuntos do Estado guineense
O Estado da Guiné-Bissau podia ser ajudado a melhor governar se tivesse em conta o papel que os chefes tradicionais tiveram no passado, admitiram à Lusa três régulos que se assumem como "dignos representantes" do povo.
Saico Embaló é régulo de Gabu, Tcherno Sanhá é da região de Badorá e Augusto Fernandes é o juiz do povo do Geba e presidente da Associação dos detentores dos poderes tradicionais.
Os três são detentores dos poderes ancestrais em regiões diferentes mas advogam a mesma posição: a devolução de competências aos régulos para realizarem justiça, dirimirem os conflitos e "vigiarem a terra", que todos afirmam que lhes pertence "na realidade". Mais AQUI Lusa
GUINÉ-BISSAU-42º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: Guineenses de mérito serão premiados
As figuras guineenses com trabalho de mérito vão ser homenageadas para que o seu exemplo seja seguido pelas novas gerações no projeto HomenageArte do Movimento Ação Cidadã (MAC), que quer refrescar os ideais da independência da Guiné-Bissau.
"Temos que atualizar os nossos desafios, as nossas lutas. Não podem ser baseados meramente no passado" em figuras históricas como Amílcar Cabral e outros combatentes, refere Miguel de Barros, membro do movimento. "Mesmo que existam e que nos orientem, temos que projetar novos 'Cabrais'" em diferentes áreas. Daí a necessidade de "promover o mérito".
"Foi nesse contexto que achámos que faz todo o sentido podermos homenagear alguém que tenha deixado algum legado positivo", destaca Juelma Nazareth, que também faz parte do MAC. Lusa
GUINÉ-BISSAU-42º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: PAIGC SECÇÃO FRANÇA
24 de Setembro - Comunicado do PAIGC_Secção França
É com coragem e determinação que a Guiné-Bissau realiza hoje os seus 42 anos de independência. A luta do povo para a auto-determinação é um processo irreversível para a conquista dos seus direitos e a preservação da sua dignidade.
Podemos aceitar que, em cada momentos da história de um pais, possa haver convulsões políticas e sociais que impedem a segurança e a estabilidade de um Estado. A Guiné-Bissau está numa fase da sua maturidade política, da busca do diálogo construtivo e da unidade nacional.
A direcção do PAIGC Secção_França, sempre militou pelos princípios do diálogo, da unidade nacional, e do respeito das instituições da República. A Pátria de CABRAL, de certeza, está em busca permanente do seu próprio caminho de desenvolvimento.
24 de setembro é um dia de liberdade de expressão e dos movimentos dos Guineense em todo o território.
Viva o Povo da Guiné-Bissau !
Paris, 24 de setembro de 2015
A direcção da Secção França
GUINÉ-BISSAU-42º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: Mensagem dos EUA
COMUNICADO DE IMPRENSA
DEPARTAMENTO DO ESTADO DOS EUA
Gabinete do porta-voz
DECLARAÇÃO DO SECRETÁRIO KERRY
Dia Nacional da República da Guiné-Bissau
Em nome do Presidente Obama e dos cidadãos dos Estados Unidos, felicito todo o povo da Guiné-Bissau, enquanto celebram o 42º aniversário da sua independência no dia 24 de setembro.
Apoiamos totalmente os seus esforços em estabelecer uma sociedade mais justa, democrática e próspera, na qual os direitos humanos são respeitados e o estado de direito é observado. Nos anos vindouros, os Estados Unidos continuarão a trabalhar convosco para forjar um ambiente de estabilidade e oportunidade das quais as instituições democráticas serão fortalecidas e o crescimento económico poderá assegurar e florescer.
Congratulações mais uma vez à todos os cidadãos da Guiné-Bissau neste dia importante.
CAJU: Moçambique e Guiné-Bissau querem cooperar
Moçambique e Guiné-Bissau pretendem cooperar no sector do caju, informou o jornal Notícias, de Maputo, citando fontes de ambos os países que participaram Conferência Internacional do Caju que decorreu na capital moçambicana.
O jornal escreveu ainda que representantes dos dois países já iniciaram contactos e que a Guiné-Bissau, o segundo maior produtor da castanha de caju em África com uma média de 200 mil toneladas/ano, pretende obter informações sobre a experiência de Moçambique no domínio da industrialização do caju.
Por seu turno, Moçambique, quarto maior produtor africano do caju e um dos líderes na industrialização e processamento da castanha no continente, pretende aperfeiçoar conhecimentos no domínio da produção.
África produz metade da castanha comercializada em todo o mundo, estimada em três milhões de toneladas, mas apenas processa 10% dessa produção, tendo Filomena Maiopué, directora do Instituto de Fomento do Caju (Incaju) de Moçambique, defendido um aumento do processamento nos países produtores “a fim de garantir os postos de trabalho e o rendimento de que as populações tanto precisam.”
A directora do Incaju afirmou no decurso da conferência que Moçambique pretende produzir cerca de 100 mil toneladas na campanha 2014/2015, mais 20 mil toneladas do que na anterior campanha, mas cerca de metade do que o país produzia na década de 70 do século passado, em que era o maior produtor mundial com 200 mil toneladas.
Moçambique encontra-se actualmente em quarto lugar na lista dos maiores produtores de castanha de caju em África, uma lista que é encabeçada pela Costa do Marfim, a que se seguem em segundo lugar a Guiné-Bissau e em terceiro a Tanzânia.
A Conferência Internacional do Caju é o maior fórum mundial do produto, ligando a investigação com a produção e o mercado, colocando em debate questões relacionadas com o negócio como o comércio ético e a produção orgânica. Macauhub
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
GUINÉ-BISSAU-42º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: Depois do dia em que os portugueses deixaram de ser senhores dos céus
Fonte: Expresso
Reportagem de Luis Pedro Nunes,
Enviado à Guiné-Bissau
"Há um homem que espera há quase meio século à beira de um rio que o venham buscar. Por quem espera ele? Há um cão que deu origem a um massacre e alterou o rumo da história. Há uma bala que afinal era uma lança. E houve um dia em que os portugueses deixaram de ser senhores dos céus.
A 23 de setembro de 1973, a Guiné-Bissau declarava unilateralmente a independência. Na semana em que passam 42 anos desse acontecimento histórico, o Expresso conta-lhe as histórias que marcaram alguns dos momentos mais importantes da vida do país. É a primeira parte de uma reportagem multimédia sobre a primeira colónia à qual Portugal acabaria por reconhecer a independência."
Acompanhe tudo AQUI
Carlos Correia assume a governação do País
Durante a tradicional cerimónia de passação, entre o Primeiro-ministro cessante, Sua Excelência, o Sr. Engº Domingos Simões Pereira e o atual Primeiro-ministro, Sua Excelência, o Sr. Engº Carlos Correia, que teve lugar, hoje, dia 23 de Setembro, no Salão Nobre do Conselho de Ministros Francisco João Mendes “Tchico Té”.
O ex-Chefe do Governo ao intervir, disse colocar-se de acordo com as suas capacidades à disposição do novo Primeiro-ministro, e que gostava de “afirmar o meu rigojizo, o meu orgulho de poder participar neste ato...” Referindo-se de “...estamos na presença de alguém que merece o nosso respeito, merece a nossa admiração.
Admiração por seu percurso de vida, admiração pelos atributos que tem granjeado durante esse percurso. Sempre colocando-se ao dispor da nação. Sempre disposto a servir e que tem sido de facto conhecido como a grande reserva moral do nosso país. Volta a ser chamado parra essas responsabilidades, num momento em que é evidente, que já não contava ter que assumir esse tipo de responsabilidade. E, portanto, mais de que um privilégio é de facto um sacrifício que a nação lhe pede.”
O Primeiro-ministro, Carlos Correia, com toda a modéstia reconheceu ter aceite o “...apelo, sobretudo neste momento de poder dar a minha modesta contribuição para continuarmos a caminhar no sentido de não perturbar, de não perder a esperança que o nosso povo tem vindo a demonstrar a partir do nosso Congresso de Cachéu, Congresso de PAIGC e da formação do 1º Governo”, dizendo ser “duplamente difícil” ter de “continuar o trabalho que tem sido feito pelo governo” anterior.
“...Porque como dizia a pouco eu não contava, mas também pelos resultados apresentados. Continuar esse trabalho é extremamente difícil, mas quero contar com a colaboração do Primeiro-ministro cessante, colaboração dos seus colaboradores e particularmente o apoio político e moral do PAIGC, aquém gostaria de servir mais uma vez.
Na presença dos conselheiros e assessores do Gabinete do Primeiro-ministro, os dois Chefes do Governo rubricaram o Termo de Passação e o Engº Carlos Correia recebeu do seu antecessor um dossier da governação, contendo vários documentos, de entre os quais: o Programa do Governo; o Orçamento Geral do Estado; o Relatório do Gabinete; o Plano de implementação das ações do projecto “Terra Ranka”, para só citar estes.
Gabinete de Comunicação do Primeiro-Ministro
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