sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Presidente da TAP admite que houve “ordens superiores” para embarcar passageiros sírios
O presidente da TAP admitiu nesta sexta-feira que houve “ordens superiores” para terça-feira de madrugada embarcar os 74 passageiros sírios em Bissau, o que levou à suspensão da rota por parte da companhia de aviação portuguesa. À margem da reunião anual da Star Alliance, onde se encontram todos os responsáveis máximos das transportadoras aéreas que integram a aliança, Fernando Pinto quis deixar claro que “não houve demonstração de força perante a tripulação”, com se tem especulado. O gestor brasileiro esclareceu que “a maior pressão foi feita sobre o chefe de escala”, responsável pela ligação entre Bissau e Lisboa.
Questionado sobre o tipo de pressão exercido, o presidente da TAP disse que “vieram ordens superiores para embarcar”, com a ameaça de que, se tal não sucedesse, “o avião ficaria retido”. Fernando Pinto preferiu, no entanto, não especificar de quem vieram essas ordens. Ontem, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Delfim da Silva, já tinha comentado: “Não estou a ver gente com armas a obrigar a tripulação a embarcar os passageiros”. Hoje, disse: "São detalhes que vão demorar a ficar esclarecidos." Uma comissão de inquérito foi já anunciada pelo primeiro-ministro.
A companhia não descarta a hipótese de retomar os voos, mas apenas “se não voltarem a acontecer situações deste tipo”, referiu o gestor, frisando que “o aeroporto tem de oferecer uma condição de conforto à empresa”. Quanto às negociações que estarão a decorrer entre os governos dos dois países para resolver a situação, o presidente da TAP não quis responder por se tratar de um “assunto de Estado”.
Uma das soluções poderá ser retomar o apoio do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em Bissau. Até há um ano, era desta forma que funcionava a operação da TAP no país, mas “foi proibido pelas autoridades locais”, adiantou Fernando Pinto. “Agora há a hipótese e esse seria um caminho inteligente”, admitiu.
Delfim da Silva defende a reactivação do protocolo, que vigorou ao longo de 2012, de forma a ultrapassar o problema que este episódio criou entre os dois países. Conforme o acordo, inspectores do SEF faziam um controlo de passageiros à entrada do avião. Por esta via, as autorizades portuguesas terão conseguido reduzir de forma significativa a entrada de cidadãos oriundos da Guiné-Bissau com documentos falsos em território nacional. Findo o acordo, tudo terá regressado à estaca zero. Reactiviar o acordo não lhe parece complicado. Na opinião do ministro, seria uma forma de "criar confiança". PÚBLICO
"Com a segurança não se brinca"
"Caro Aly,
Eu sou Inspetor de carreira de investigação e fiscalização, formado pelo próprio SEF no seu 4° curso Cif/Sef em 2000, ainda cheguei a exercer no Aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, até 2001 altura que pura e simplesmente decidi abandonar e rumar a Portugal porque já naquela altura a corrupção naquele Aeroporto era enorme, imagino agora!
A falta de organização e de segurança naquele aeroporto é gritante, ninguém sabe onde começa as suas competências e onde acabam, as pessoas circulam por todo onde é sitio sem autorização para tal inclusive nas zonas de embarque, só mesmo na Guiné. Ainda não aconteceu coisas piores lá porque "Deus nos protege" coisa desses com os sírios como podiam ser com qualquer outra nacionalidade era de esperar infelizmente.
Nos últimos dez anos a Guiné teve quase 10 diretores gerais para a Migração, agora pergunto, quem consegui organizar um serviço tão complexo coma aquele em 6 ou 12 meses? O país não tem mais que 10 inspetores de carreira formados, talvez promovidos? ou talvez exagerei nos números...
O serviços de Migração precisa de uma grande reforma, não só reformar pessoas, coma também reformar a propina orgânica e a estrutura, como o próprio país precisa...
Por favor não brinquem com a segurança das pessoas...
Abraço Aly.
S.C"
NOTÍCIA DC: Carlos Gomes Jr., Primeiro-Ministro do Governo deposto pelo golpe militar de abril de 2012 tem estado em permanente contacto, a partir de Cabo Verde, com a TAP e com o Governo português no sentido de «minimizar o sofrimento do Povo da Guiné-Bissau» e acredita, segundo a fonte do DC, que tudo se resolverá em breve. AAS
TUDO FALSO
Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal, avançados pelo jornal Diário de Notícias, revelam que o número de passageiros detentores de passaportes falsos provenientes da Guiné-Bissau aumentou em 90%. Entre Janeiro e Outubro de 2013 foram registadas pelo SEF 173 entradas em Portugal de pessoas provenientes da Guiné-Bissau com documentos falsificados, o que corresponde a um aumento de 90% face ao período homólogo do ano passado.
O mais recente caso, o dos 74+1 cidadãos sírios interceptados na passada terça-feira, dia 10 de Dezembro, com documentos falsificados com nacionalidade turca não está incluído nestes dados, cujo período de registo vai até Outubro. Ainda segundo o Relatório de Imigração e Fronteiras de 2012, do SEF, a Guiné-Bissau liderou alista de países de onde provêm passaportes falsificados. «Em 2012 foram registados 522 portadores de documentos fraudulentos, evidenciando-se, por proveniência, a Guiné-Bissau(113)».
«É tempo, julga-se, de a comunidade internacional, sob a bandeira da União Europeia, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da União Africana e das próprias Nações Unidas, concertar posições e tomar medidas imediatas de isolamento e sancionamento do regime em vigor no território como condição prévia à refundação de um Estado na Guiné-Bissau. A mobilização dos fora multilaterais terá inevitavelmente de passar por Portugal, que ainda representa a lusofonia em África, pela França, em nome da francofonia, e por um conjunto de Estados da região cujas redes de influência política e até religiosa na região poderão constituir um factor de mudança: Marrocos e Senegal são dois casos de aconselhável envolvimento numa solução em Bissau.» Pedro Esteves, Analista, in ´Público'
Tráfico: Apreensão de 429 Kg de barbatanas de tubarão na fronteira entre a Guiné-Conakry e a Guiné-Bissau
A brigada aduaneira de Kandika (Koundara), apreendeu, domingo, 24 novembro, na fronteira entre a Guiné-Conakry e a Guiné-Bissau, 429 Kg de barbatanas de tubarão. O massacre dos tubarões - para além das florestas - é a consequência de um comercio ilegal levada a cabo por importantes redes de traficantes que agem a nível internacional.
A Guiné-Conakry é identificada pela Convenção sobre o Comercio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagem ameaçadas de Extinção (CITES) como sendo a placa giratória do tráfico à escala internacional, arrisca-se a pesadas sanções, se caso, não melhore de forma significativa a situação do comércio ilegal da fauna protegida.
É precisamente para alcançar estes objectivos que a brigada aduaneira da prefeitura de Koundara desencadeou uma guerra contra estas redes de traficantes guineenses de Conakry ligados à criminalidade internacional. No dia 5 de outubro último, apreendeu uma quantidade de 407,5Kg deste produto e hoje, ele acabou de confirmar esse quadro de vigilância interceptando na fronteira da Guiné-Guiné-Bissau, uma quantidade mais importante de 429 Kgs a barbatanas de tubarão, num valor estimado de 2.319.502.442 Francos da Guiné-Conakry (FCNF).
Este stock foi descoberto dissimulado sob diferentes artigos que serviam para disfarçar a fraude, num camião sob matricula da Guiné-Bissau matrícula RGB 8846 CD. Essas barbatanas destinavam-se ao mercado semanal de Diawbè na Republica do Senegal, com transito pelos mercados de Sarèboydo e de Missira. AAS
ATENÇÃO: O que se passou com os cidadãos sírios(?) que viajaram ilegalmente para Portugal é um caso de SEGURANÇA NACIONAL para todos os países da UNIÃO EUROPEIA. O caso envolve contornos muito graves, e mostra desinteresse e total descaramento do regime golpista e isolado da Guiné-Bissau quanto às medidas de segurança internacionais. AAS
OPINIÃO: Recriar o Estado no território da Guiné-Bissau
Por: Pedro Esteves
Analista
Publicado em: Público
«O recente episódio que envolveu um grupo de cidadãos sírios, aparentemente refugiados, provenientes da Guiné-Bissau veio recolocar na agenda política o fracasso internacional da viabilização enquanto “Estado” daquele pequeno território na costa ocidental africana.
Minado por grupos de interesses sustentados no crime organizado, desde o tráfico humano até ao narcotráfico, a situação interna na Guiné-Bissau não tem parado de se degradar desde o golpe militar de Abril de 2012.
Hoje, os traços constituintes de um Estado moderno enquanto modelo de organização humana praticamente desapareceram da sociedade guineense ou do que dela resta. De Estado Pária a Estado Falhado, sobrevivendo do crédito internacional de emergência e da ajuda externa corrente, a Guiné-Bissau transformou-se nos últimos anos num não-Estado controlado pelo poder do narcotráfico, fruto da sua situação geoestratégica nos circuitos internacionais do tráfico de droga provenientes da América Latina e da aliança entre os poderes locais dominantes e os narcoexportadores latino-americanos.
Enquanto território, a Guiné-Bissau tem como “marcas” a pobreza e a insolvência, marcas essas que lhe permitem sobreviver no limiar da pobreza através de uma bolsa de doadores internacionais, concedendo o espaço e o tempo necessários às elites dominantes e seus parceiros internacionais para prosseguirem na senda do enriquecimento ilícito.
O retrato actual do território condena-o a cenários constantes de golpes e contra-golpes, causados não por diferentes concepções políticas ou ideológicas mas por “guerras de cartéis” em permanente negociação por quotas no submundo regional do crime organizado.
É um facto que a comunidade internacional não pode ser poupada à crítica. Se a situação económica da Guiné-Bissau contribui para a sua irrelevância internacional, os actores internacionais, em particular os multilaterais, continuam a insistir numa lógica de ameaça e dissuasão quando tais iniciativas se têm revelado ineficazes para a promoção de mudanças internas que possibilitem a emergência a prazo de um Estado que garanta à população as suas necessidades básicas e que assuma os compromissos internacionais mais elementares.
É tempo, julga-se, de a comunidade internacional, sob a bandeira da União Europeia, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da União Africana e das próprias Nações Unidas, concertar posições e tomar medidas imediatas de isolamento e sancionamento do regime em vigor no território como condição prévia à refundação de um Estado na Guiné-Bissau. A mobilização dos fora multilaterais terá inevitavelmente de passar por Portugal, que ainda representa a lusofonia em África, pela França, em nome da francofonia, e por um conjunto de Estados da região cujas redes de influência política e até religiosa na região poderão constituir um factor de mudança: Marrocos e Senegal são dois casos de aconselhável envolvimento numa solução em Bissau.
A Portugal cabe agora emitir os primeiros sinais fortes, indo além do simbolismo das intenções e contribuindo assim, talvez decisivamente, para a recriação de um Estado no território da Guiné-Bissau.»
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