domingo, 16 de agosto de 2015

É isso


"Caríssimo Aly,

Podes crer que faltam-me palavras para descrever a tua coragem, assertitude e dedicação para com o Povo da Guiné-Bissau. Nos momentos cruciais, soubeste sempre dar sem pedir, lutar sem reclamar louros ou retornos. Um autêntico herói dos tempos antigos.

Em tempos, cruzei-me contigo numa das ruas da cidade da Praia e tive a oportunidade de te dar um abraço que nem podes imaginar o significado, pois nos milésimos de segundos que durou esse gesto de fugaz reencontro, indaguei-me inconscientemente, sobre donde provinha toda essa tua força e convicção ao constatar com a fragilidade do teu corpo franzino que o meu abraço incessantemente procurou por breves instantes.

Estes dias porém, pude sentir a força da tua convicção, o teu apego e amor desinteressado ao teu país. Hoje, mais do que nunca mereces o meu respeito e admiração enquanto patriota digno e empenhado com o povo da Guiné-Bissau.
Obrigado, Aly.

Aos meus compatriotas e concidadãos que se encontram na Guiné-Bissau:

É certo que estamos longe do país, mas estamos solidários, partilhando o sofrimento e a angústia provocada pela decisão arbitraria, traiçoeira e irresponsável tomada pelo Presidente da República, José Mario Vaz, em demitir o Governo Constitucional da Guiné-Bissau liderado pelo Eng Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas.

Independentemente de subscrever na íntegra ou parcialmente as acções desse elenco governativo, a ocasião não se oferecia de forma alguma à tamanha arbitrariedade e insensatez, senão de uma mente perturbada de um estagiário ao infeliz cargo de ditador.

O momento que vivemos é decisivo para o país, por isso, não devemos em momento algum, recuar ou esmorecer na luta para travar essa deriva despóteca de um homem insensível e impreparado para exercer um cargo de tamanha responsabilidade e estatura.

Vamos cerrar fileiras, unindo esforços e convicçõs para barrar o caminho ao projecto ditatorial que está a ser urdido por JOMAV e a sua equipa de Conselheiros. Vamos todos juntos amanhã, na Praça dos Heróis Nacionais, nas redes socias ou por quaisquer meios de comunicação dizer NÃO AO PROJECTO AVENTUREIRO DESTA DITADURA DE JOMAV.
Bem haja Guiné-Bissau.

A. Gomes
Praia, Cabo-Verde"