quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Das duas, três!

Ontem, fiquei a conhecer melhor como é Bissau quando a noite cai. E explico. Da sede do SB Benfica até à 'Mãe D'Água', o transito é cortado; toda a área que circunda o Estado-Maior General das Forças Armadas, também. Resta-nos as estradas secundárias, por assim dizer.

Hoje, assisti a algo completamente fora do comum: como se sabe, está cá o manda-chuva dos militares angolanos, um dos Van-Dunem, família poderosa em Angola. Então, numa visita, hoje, ao ministério do Interior, assisti a maravilhas. Contei mais tropas que toda a comitiva que acompanhava o ministro e a delegação guineense: show-off, é o que é!

Bissau, não parece, está sitiada. Amanhã, apresentarei um mapa que mostra as avenidas e ruas que os militares fecham durante a noite, são muitas - mais do que os bandidos que enlouquecem esta cidade à beira mar plantada.

Ontem, por volta da uma da manhã, cruzei-me com um carro patrulha com oito militares, a andar em relanti, patrulhando a cidade sitiada. Chegado à esquina do estádio 'Lino Correia', havia dois militares de camuflado, AK 47 a tiracolo, caras de poucos amigos. Assobiei para o lado e segui o meu caminho.

O País não está bem, nota-se, ainda que os que mandam tentem mostrar alguma serenidade, e normalidade, no meio do caos que se instalou a 26 de dezembro. Percebe-se. Eu entendo-os. Num País onde a oportunidade tende a ser a mãe de todas as batalhas - desgraças - um descuido, um limpar de espingarda pode ser a morte do artista...

O 'outro' artista, por seu lado, está bem - e recomenda-se: põe os incompetentes no seu devido e respectivo lugar; não dá abébias aos analfabetos, e, quanto aos analfabrutos... Uma boa noite a todos os meus verdadeiros amigos: os leitores do meu blog!

Antonio Aly Silva