terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Urdumunhu di kumbosseros

Photobucket
Fotomontagem: AAS

O Presidente da República, 'Nino' Vieira, vai ter um final de mandato alucinante. O atentado contra o Chefe de Estado, a 23 de Novembro do ano passado (o ano passa depressa, dasssss), acabou de dar à luz - 'antordia', 5, na estrada junto à Presidência da República (há cá cada coincidências do caraças) e o alvo seria agora o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Batista Tagmé Na Waie (o Batista até que lhe fica bem).

Agora, a tropa decidiu puxar dos galões e agir: a ordem para desarmar os 'Aguentas' veio do Estado-Maior, transitou pelas rádios (pa bô ka bin fala 'nô ka obil na rádio dê') e foi cumprida à risca. Homem por homem, arma por arma. Ligeiras e pesadas, que as molas das carrinhas aguentam isso e muito mais.

Uma coisa é certa: anda tudo muito nervoso. Os ânimos estão, por estas alturas, particularmente exaltados. Eu já estou por tudo. Inclusive por percorrer Bissau e subúrbios a pé, com especial cautela ao atravessar as ruas...

E por cá faz-se cada pergunta... E a pergunta mais difícil é também a mais simples de profereir: 'Porquê?'.

Porquê... Ora! Por que é que na primária, em Lisboa, me diziam 'preto da Guiné lava a cara com chulé'? Por que é que Bissau e o resto do País não são aquilo que eu imaginava?

'Nino' Vieira? Batista (bonito nome)Tagmé na Waie? Nem um, nem outro. Melhor: Abõs ku sibi la! AAS