terça-feira, 1 de junho de 2004

O ovo e a galinha do jornalista e a "doutrina" de Paulo Portas



A história do ovo e da galinha, ou a dúvida sobre o que surgiu primeiro, tem dividido opiniões, mas o ministro da Defesa português, Paulo Portas, defendeu hoje em Bissau que, sobre essa questão, "a doutrina divide-se".
A questão, inesperada, foi levantada por um jornalista guineense que, depois de Paulo Portas falar sobre as razões da sua estada em Bissau, foi provavelmente confrontado com a pergunta mais inesperada da sua vida e feita com o ar mais sério deste mundo. O diálogo, que tem tanto de curto como de inesperado, decorreu a bordo da fragata "Vasco da Gama", que se encontra ao largo de Bissau, e foi, no mínimo, bizarro:
- "Senhor ministro, só para satisfazer a minha curiosidade: ovo ou galinha, quem nasceu primeiro?", perguntou o jornalista, no meio da surpresa geral, quanto mais não seja pelo "atrevimento". O seu interlocutor, Paulo Portas, respondeu, naturalmente surpreendido: - "Como?".
- "Ovo e galinha. Qual deles «nasceu» primeiro?", repetiu o jornalista, ávido pela resposta. - "A doutrina divide-se", respondeu quase de imediato o governante português, não conseguindo, depois, disfarçar uma gargalhada bem sonora e que levou os restantes jornalistas presentes, até então atónitos e expectantes, a rir a bandeiras despregadas.
O inquiridor, sempre impassível, ficou satisfeito e embarcou, logo depois, no helicóptero que o trouxe de regresso a terra firme, enquanto Paulo Portas, ainda a abanar a cabeça de incredulidade, se afastava para algures dentro da fragata "Vasco da Gama".