terça-feira, 11 de outubro de 2011

Estao todos convocados

Aos que exercem cargos relevantes neste Pais, que tenham capacidade de decisao, de influencia ou que possam fazer qualquer coisa. Para os que estao numa posicao privilegiada: de opinar, aconselhar, mandar; aos que ja estiveram, e, a todos aqueles que vao efectivamente estar - a todos os 'bissau-guineenses' (como gosta que se diga, o meu bom amigo RGG).

A Guine-Bissau pede: Basta!

Nao acham que ja chega de ver politicos contra politicos, pessoas com responsabilidade na Justica contra os seus colegas e contra advogados, pessoas com responsabilidades governativas contra pessoas com responsabilidade na justica?

Nao acham que ja chega vermos arrastar processos em tribunais, nao durante anos, mas durante decadas, sem que nada aconteca, e ja ninguem acredita que alguma coisa vai acontecer?

Nao pensam que chegou a altura de alguem bater com o punho na mesa e dizier basta!? Nao pensam que chegou a altura de se fazer alguma coisa de util pela Guine-Bissau?

Nos outros paises sao os empreendedores, os pequenos e medios empresarios, a forca da economia, os criadores de emprego - esses sim, que desesejam investir, que fazem acontecer o desenvolvimento e contribuem de forma significativa e decisiva para o crescimento do pais, esse e que deviam ser incentivados - aqui o empreariado serve para pagar impostos e depois... ser enterrado pelo proprio Estado!

Nos outros paises tenta-se diminuir o custo do proprio Estado, tenta-se diminuir a factura, o peso mensal do Estado nas contas do Pais, libertando esses colossais valores para o investimento. Aqui a conta da factura vai subindo, mes apos mes.

Nos outros paises nota-se uma preocupacao cada vez maior pela preservacao do meio ambiente, pelo seu desenvolvimento sustentavel, pelo seu futuro. Aqui e o salve-se quem puder - esgotos pluvias a servir de caixotes para o lixo, lixeiras dentro da cidade, autenticos Kilimandjaros!

Hoje, devia exaltar-se a sociedade civil a contribuir com propostas claras e perceptiveis para o desenvolvimento e melhoramento do tecido social. Aqui, ela e ordinaria - desculpem o termo.

Mas este Pais faz algum sentido sem um esboco de futuro a medio prazo sequer? Nao faz, nao. Sera que todo o Pais ensandeceu? Tambem nao me parece. Entao, estamos a espera de que para fazer alguma coisa?

Deste modo nenhum plano aguenta, nao havera estrategia que resista, e, pior, nao ha Pais nenhum que se sustente. Nao temos que ser nos, os guineenses, a levar este Pais, a Guine-Bissau, para a frente? Entao, vamos! Estas convocada(o). AAS