quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Banco Mundial tem nova directora de operações para a Guiné-Bissau

vera songwe banco mundial

Vera Songwe foi nomeada Directora das Operações para o Senegal, Cabo-Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau e Mauritânia, com residência em Dakar, Senegal. De nacionalidade Camaronesa, Vera Songwe entrou para o Banco Mundial em 1998 como Jovem Profissional na Região Este Asiático e Pacífico. Ela trabalhou em diferentes países e regiões, incluíndo Cambodja, Marrocos, Tunísia, Malásia, Mongólia e Filipinas. As suas mais recentes atribuições no Banco Mundial foram as de Conselheira da Directora-Geral, Ngozi Okonjo-Iweala.

Segundo a Obiageli Ezekwesili, “Vera Songwe traz para o posto de Directoria uma combinação única e extraordinária de sólidas experiências analíticas e de terreno assim como capacidade de liderança, advindas de trabalhos realizados ao nível da corporação, país e sectores."

Na sua nova posição, as principais prioridades da Directora das Operações (ou Directora País) serão: (i) trabalhar em estreita colaboração com os governos e grupos alvos nacionais - incluíndo o sector privado e a sociedade civil – para elaborar e implementar políticas inovativas de crescimento; (ii) trabalhar com as equipas do Grupo do Banco Mundial e parceiros no sentido de apoiar na criação de parcerias e mobilização de recursos; e (iii) liderar e apoiar os funcionários na implementação das prioridades da Estratégia da África assim como prioridades corporativas relevantes do Grupo do Banco Mundial.

Vera Songwe foi seleccionada para o posto através do processo competitivo de selecção de directoria do Banco Mundial. A sua nomeação começa a vigorar a partir de 14 de Novembro de 2011.