terça-feira, 17 de junho de 2014

INSS a ferro e fogo


Não há entendimento entre DG Cirilo Mama Saliu Djalo e o Sindicato de Base dos trabalhadores do INSS, e a luta continua, por deliberação da assembleia geral dos trabalhadores do INSS ontem dia 16 do mes de Junho 2014. Foi agendada uma paralização para os dias: 19, 20, 23, 24 e 25 do corrente mes.

O problema maior é que os dias agendados para greve coincidem com pagamentos dos Pensionistas que descontaram toda a vida para receberem uma ninharia na altura que mais precisam. AAS

JOMAV em PORTUGAL: Presidente eleito vai reunir com a comunidade guineense, em Lisboa, no próximo dia 19, às 18 horas, na Universidade Lusófona. AAS

FOGUETES: "Portugal é forte aliado da Guiné-Bissau"

Portugal é um "forte aliado" da Guiné-Bissau, "empenhado" no regresso do país à ordem constitucional. A garantia é do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português - Luís Campos Ferreira, expressa à chegada à capital guineense.

O primeiro governante europeu a visitar o país após o golpe de Estado de 2012 chegou ao aeroporto internacional de Bissau às 3:15 (mais uma hora em Lisboa) para uma estada de dois dias em que vai assistir à tomada de posse do novo parlamento. "Portugal é um forte aliado da Guiné-Bissau e está muito empenhado neste novo regresso à ordem constitucional", destacou Luís Campos Ferreira à RDP África.

O governante português vai cumprir uma agenda de trabalho no sentido de desenvolver e aprofundar programas de cooperação, alguns dos quais continuaram no terreno para apoio à população, "mesmo com relações mais difíceis" entre os dois países. Na agenda, Campos Ferreira tem "um leque alargado de reuniões com individualidades" para aprofundar os programas que podem ser desenvolvidos e quais as áreas que precisam de mais apoios: "na saúde, educação, capacitação da administração pública ou noutras que as novas autoridades entendam ser necessário". "Queremos dar um sinal de proximidade, de apoio, de afeto, de que a Guiné-Bissau é um país amigo, um país irmão".

A posse dos 102 novos deputado da Assembleia Nacional Popular está marcada para as 10 da manhã desta segunda-feira, e para dia 23 está marcado o juramento do presidente José Mário Vaz, que nos dias seguintes dará posse ao novo líder de Governo e restantes membros que o compõem. O ministro dos Negócios Estrangeiros português - Rui Machete, vai estar presente na tomada de posse do novo chefe de Estado guineense. RDP AFRICA

segunda-feira, 16 de junho de 2014

CORTE DE ÁRVORES está a afectar "florestas 'sagradas'"

Lusa

O corte ilegal de árvores na Guiné-Bissau já está a afetar também as "florestas sagradas", disse à agência Lusa o membro de um grupo que lançou uma petição na Internet contra o abate. "Estão a ser dadas autorizações de corte e licenças para corte em florestas sagradas", zonas protegidas por usos e costumes das comunidades locais e geralmente abrigo de espécies de fauna e flores raras, explicou Miguel Barros, do Movimento Ação Cidadã, sediado em Bissau.

Apesar das denúncias feitas desde 2012, madeira de todo o país acaba em contentores e é exportada por via marítima e terrestre, sem regras, nem controlo, para benefício de alguns negociantes, alerta o grupo e um número crescente de organizações internacionais.

De acordo com o Movimento Ação Cidadã, as "florestas sagradas" já foram invadidas na região de Quinara, sul do país, no final de 2013, e nas imediações dos parques naturais de Cufada e Cantanhez, também no sul, no primeiro trimestre deste ano. Os "tronqueiros", nome dado pela população aos homens de motosserra que abatem a floresta, surgem com autorizações e guardados por militares ou outras forças de segurança do Estado e os habitantes pouco ou nada podem fazer para os impedir de entrar nos seus próprios terrenos.

"Resta a denúncia a larga escala", referiu Miguel Barros, para justificar a petição lançada na Internet - disponível na plataforma www.avaaz.org com o título "Parem imediatamente o tráfico ilegal de madeira na Guiné-Bissau". "Se as próprias autoridades de transição [Governo e outras instituições do Estado] vêm lamentar-se do que se passa, quer dizer que há uma total desresponsabilização", concluiu.

A petição tem como objetivo fazer com que o Presidente da República e Governo recém-eleitos na Guiné-Bissau suspendam todo o corte de árvores e façam uma avaliação da situação atual - com uma moratória que impeça a exploração de pau-de-sangue (madeira mais procurada) por 10 anos. Pede-se ainda "um inquérito ao tráfico ilegal de pau-de-sangue e outras árvores exóticas no país em particular nas áreas protegidas, florestas comunitárias e florestas sagradas".

Na mesma petição apela-se ainda ao Presidente da China que "assuma a sua responsabilidade na destruição das florestas dos países em desenvolvimento onde tem estabelecido parcerias de cooperação" - tema para o qual é pedida a atenção das Nações Unidas. Os níveis "sem precedentes" de destruição da floresta e de outros recursos naturais da Guiné-Bissau já foram motivo de alerta no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Em causa estão licenças de exploração emitidas pelo Estado em que "o país não ganha nada" e a população, maioritariamente dependente da agricultura, "fica com os ecossistemas destruídos", denunciou também à agência Lusa Nelson Dias, representante da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) em Bissau. Além da petição lançada pelo Movimento Ação Cidadã, outras têm sido criadas desde o início do ano, por iniciativa individual, na Internet, bem como diversos alertas nas redes sociais.

O Presidente eleito da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, prometeu a 26 de maio rever todos os contratos relacionados com a exploração de recursos naturais do país, "doa a quem doer". O Presidente da República assume funções na segunda-feira, dia 23, cerimónia após a qual poderá dar posse ao primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, e ao Governo.

RELAÇÕES (resta saber quem fica por cima...)

Portugal inicia hoje a normalização das relações com a Guiné-Bissau, dois anos e dois meses depois do último golpe de Estado militar, com a visita do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros a Bissau.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) anunciou em comunicado na sexta-feira que se trata de uma "deslocação plena de significado político, uma vez que representa o normalizar das relações entre os dois países".

"Luís Campos Ferreira será o primeiro governante europeu a assinalar o fim do isolamento internacional da Guiné-Bissau", referia-se ainda na mesma nota. Lusa

DIPLOMA DE MERDA: Ora bem, é por isto que eu ABOMINO o Ramos Horta, e a política da ONU no mundo



Estes diplomas servem para uma única coisa: LEGITIMAR golpes e absolver canalhas. AAS

CADOGO: Homi ku Guiné misti


Funeral de Adelino Mano Queta é hoje, às 11h da manhã no cemitério municipal de Bissau. AAS

CADOGO publica revista com memórias da campanha presidencial de 2012



O ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau Carlos Gomes Júnior, deposto no golpe de Estado de Abril de 2012, lançou uma publicação em formato de revista em que conta "algumas memórias" do percurso político na campanha eleitoral das goradas presidenciais desse ano.

Com 80 páginas e ilustrada com fotografias, a revista "Guiné-Bissau - Carlos Gomes Júnior: Memórias de um Percurso Político" e conta a "história" da campanha eleitoral do então chefe do executivo guineense para as presidenciais, cuja segunda volta não chegou a realizar-se devido ao golpe de Estado.

Na Cidade da Praia, onde reside há cerca de um ano, Carlos Gomes Júnior, conhecido popularmente por "Cadogo", escusou-se a comentar à agência Lusa o que o levou a publicar a revista, indicando apenas tratar-se de uma parte das suas memórias, cuja totalidade só sairá mais tarde.

No editorial, o jornalista português Fernando Gomes, que à data do golpe de Estado de 2012 era delegado da RTP na Guiné-Bissau - desempenhava idênticas funções quando ocorreu a guerra civil de 1998/99 -, escreve um breve resumo do que foi a caminhada de "Cadogo" até que, na véspera do início da campanha da segunda volta, que iria disputar com Kumba Ialá, o processo eleitoral foi definitivamente interrompido.

Na revista, Carlos Gomes Júnior aparece em dezenas de fotografias com alguns dos principais líderes mundiais, como o norte-americano Barack Obama, o cubano Fidel Castro, o sul-africano Jacob Zuma e o angolano José Eduardo dos Santos, bem como o português Aníbal Cavaco Silva e o venezuelano Hugo Chavez.

Vários textos acompanham toda a campanha presidencial de "Cadogo", desde o lançamento da candidatura, passando pelas acções de campanha em todas as nove regiões em que se divide administrativamente a Guiné-Bissau - sector autónomo de Bissau, Biombo, Cacheu, Oio, Tombali, Quínara, Bafatá, Gabu, e Bolama/Bijagós, e o comício de encerramento na capital guineense.

Na contracapa, Carlos Gomes Júnior dedica a publicação à sua mulher, Saloméa Gomes, bem como aos militantes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, de que foi presidente entre 2002 e, oficialmente, 2014) e ao povo guineense.

Carlos Domingos Gomes Júnior, natural de Bolama, onde nasceu a 19 de Dezembro de 1949, foi eleito presidente do PAIGC em 2002 e dirigiu, oficialmente o partido (esteve fora da Guiné-Bissau desde o golpe de Estado de Abril de 2012) até ao congresso realizado em Fevereiro deste ano, em que foi eleito Domingos Simões Pereira.

"Cadogo" foi primeiro-ministro guineense entre Maio de 2004 e Novembro de 2005, demitido pelo então regressado presidente João Bernardo "Nino" Vieira, e ao vencer as legislativas de 2008, regressou ao cargo em Janeiro de 2009, onde se manteve até 2012. Antes da primeira volta das presidenciais de 17 de Março de 2012, Carlos Gomes Júnior deixou o cargo, interinamente, à então chefe da diplomacia guineense, Adiato Djaló Nandigna, para poder apresentar-se como candidato à votação. LUSA

sábado, 14 de junho de 2014

Adelino Mano Queta: Cerimónias fúnebres terão lugar na próxima semana

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau Adelino Mano Quetá morreu este sábado, em Bissau, vítima de doença. Fonte familiar disse à agência Lusa que o político se tinha sentindo mal nos últimos dias e que de madrugada foi assistido no hospital Simão Mendes, de Bissau, mas não resistiu e faleceu.

O funeral de Adelino Mano Queta, que contava 70 anos, deverá ter lugar na próxima semana, uma vez que se aguarda pela chegada a Bissau de parte de familiares que se encontram em Portugal. Aquando do golpe de Estado militar de abril de 2012, Mano Quetá desempenhava as funções de ministro da Justiça.

Licenciado em Ciências Políticas e Sociais, Adelino Mano Queta foi secretario-executivo adjunto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e, mais tarde, representante do país na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa.

Entre 1992 e 2002, Mano Quetá foi nomeado sucessivamente embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Espanha, Itália, Marrocos e Taiwan. Candidatou-se como independente à presidência da Guiné-Bissau nas eleições de 2005, tendo ficado em nono lugar entre 13 candidatos. Natural de Mansoa, no centro/norte do país, Adelino Mano Quetá foi também diretor geral das Alfandegas e era docente na Faculdade de Direito de Bissau.

Faleceu esta madrugada, em Bissau, o Sr. Adelino Mano Queta. Foi ministro dos Negócios Estrangeiros, e também da Justiça, no governo de Carlos Gomes Jr. Condolências à família e que a terra lhe seja leve. AAS

sexta-feira, 13 de junho de 2014

PÉRIPLO PRESIDENCIAL: JOMAV regressou ao País


José Mário Vaz, presidente eleito da Guiné-Bissau, está de regresso a Bissau após um périplo por países da CEDEAO, onde aproveitou para convidar os chefes de Estado à sua tomada de posse que ocorre no dia 23 de Junho no estádio nacional, e também ouviu os conselhos desses dirigentes para governar da melhor maneira.

O presidente eleito regressou esta sexta-feira a Bissau, proveniente do Mali, depois de visitar a Costa do Marfim e o Níger. José Mário Vaz foi receber conselhos de governação dos seus homólogos. Trabalhar para a manutenção da paz a nível sub-regional e a estabilidade na Guiné-Bissau estão entre os conselhos que José Mário Vaz disse ter ouvido.

Antes do Mali, Costa do Marfim e Níger, o presidente eleito da Guiné-Bissau já se tinha deslocado ao Senegal, Gâmbia, Guiné-Conacri, Burkina-Faso e Togo. De referir que José Mário Vaz desloca-se este fim-de-semana a Marrocos antes de viajar para Portugal, onde vai convidar pessoalmente o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, para assistir à sua tomada de posse. RFI

Guiné-Bissau: Senegal e Portugal disponíveis para ajudar

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Senegal manifestaram hoje disponibilidade para ajudar o novo Governo e o novo Presidente da Guiné-Bissau a consolidarem a democracia restabelecida no país, dois anos após o golpe de Estado.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, recebeu o seu homólogo do Senegal, Mankeur Ndiaye, que pela primeira vez visita Portugal, para abordar questões bilaterais nas áreas da economia, da segurança interna, do ensino e da cultura, entre outras.

Numa conferência de imprensa conjunta, o ministro Rui Machete reconheceu que o Senegal tem desempenhado um papel de liderança na África Ocidental e é "um dos mais importantes países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)".

"Por isso mesmo, consideramos que o Senegal pode ajudar muito, designadamente a Guiné-Bissau nesta nova fase que se vai iniciar em breve, agora que se realizaram eleições", acrescentou Machete. O governante português destacou que também Portugal está disponível para consolidar reformas na Guiné-Bissau, no âmbito da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), mas também da União Europeia, considerando que "tudo deve passar-se de uma maneira que permita ao Governo [guineense] estabelecer um regime estável de paz".

"Pensamos, aliás, que a CEDEAO e a CPLP devem estreitar as suas relações, visto que podem dar uma contribuição decisiva, não apenas no aspeto da Guiné-Bissau, mas no estabelecimento de uma situação de maior estabilidade na região, que (...) é vizinha do Sahel, onde há problemas sérios, e está justamente na fronteira do Golfo da Guiné, onde há problemas sérios de combate à pirataria, de combate ao tráfico ilegal de droga e também de combate às ligações que esses dois tráficos têm com o terrorismo", acrescentou.

Mankeur Ndiaye lembrou que tanto Portugal como o Senegal têm contribuído "para a pacificação da situação na Guiné-Bissau e o retorno à ordem" e estão "comprometidos em acompanhar" os novos dirigentes no processo de estabilidade. "E, sobretudo, na realização de reformas importantes, reformas dos setores da defesa e da segurança e, igualmente, na mobilização da parte técnica e financeira para permitir ao novo regime trabalhar e assegurar o desenvolvimento económico e social deste país", acrescentou.

O novo presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, foi eleito em maio e deverá tomar posse a 23 de junho. A 13 de abril, os eleitores deram a maioria absoluta ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Domingos Simões Pereira, depois de um golpe de Estado militar em abril de 2012.

OPINIÃO: A Sul, nada de novo


O Povo da Guiné-Bissau acabou de eleger nas urnas um Governo e um Presidente da República. Até aqui, nada de novo. Nada a Sul, portanto. Muita gente pensa que as coisas acabam aqui. Engano. É agora que as coisas vão começar. Como primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira tem uma tarefa tão árdua quanto foi a nossa luta de libertação nacional.

Para começar, vejamos a composição da bancada do PAIGC no parlamento: dos 57 deputados, num total de 102, dez pertencem à chamada ala do Braima Camará. Não esquecer Cacheu parece ser o lema. E a formação do Governo está a ser outra dor de cabeça. A substituição de António Indjai - e o que fazer a seguir com ele - será o cabo das tormentas.

Muito se tem falado em Sandji Fati, um antigo chefe do Estado-Maior do Exército durante a presidência de Nino Vieira, que depois da queda deste afastou-se voluntariamente das forças armadas para se dedicar à actividade comercial e exploração de minérios. Por essa razão, é quase impossível Sandji embarcar num barco que bem conhece e onde é perigoso navegar com ventos defavoráveis.

Além disso, há ainda que contar com as eventuais objecções que os revoltosos (maioritariamente balantas) poderão levantar (quem protegerá o Indjai, e como?) para além do facto de os militares ainda não esquecerem que Sandji Fati esteve do lado de Nino Vieira no conflito que o opôs à Junta Militar, em 1998. E na Guiné-Bissau, é tristemente sabido, o prestígio acaba sempre mal...

Já o Presidente da República, José Mário Vaz, terá menos trabalho mas não menos responsabilidade: ele é, afinal, o comandante Supremo das Forças Armadas, a mais irrequieta da costa ocidental africana. JOMAV tem, primeiro, que acabar com o batalhão da Presidência. São centenas de homens, talvez até uma companhia, alimentada a carne e frango e que nada acrescenta à segurança do palácio, bem pelo contrário...conhecemos a história de cor e salteado.

Depois, Bissau não precisa de ter cinco ou seis quartéis. Se repararem, os quartéis que cercam a cidade e os seus arredores têm apenas um condão: tornar os seus habitantes autênticos reféns da canalha. Não temos inimigos internos que não as nossas próprias forças armadas. Assim, ala com eles para protegerem as nossas fronteiras dos nossos verdadeiros inimigos - o Senegal, e a Gâmbia; e ter um olho na Guinée. Just in case... Disse. António Aly Silva

quinta-feira, 12 de junho de 2014

OPINIÃO: Um Olhar Sobre os Desafios de Amanhã (actualizado)

Carissimo Aly,
Aceite os meus melhores cumprimentos e aproveito parabenizar a tua incansável luta pela verdade e a democracia na Guiné-Bissau.

Tomei a liberdade de redigir um artigo de opinião que quero submeter a tua apreciação e caso constitua interesse para o debate construtivo dos guineenses, grato te ficaria, caso dignasses publica-lo. Devido a extensão do texto, fiz uma analise seccionada em sete (7) partes, para o caso de ser impossível apresenta-lo numa única publicação, a contribuição pode ser publicada parcialmente, consoante o critério que achares mais equilibrado em ordem aos temas abordados.

Mais uma vez grato pela contribuição e que Deus te abençoe pelo que tens feito de forma eloquente e corajosa pela nossa martirizada pátria.

Ao virar da pagina da historia recente da Guiné-Bissau, vários desafios se perfilham às novas autoridades e à sociedade guineense. Entre as mais importantes, na minha humilde opinião, distingo as seguintes :

I - A questão candente da formação do governo

A atual situação do pais requer um governo de capacidades emergentes, competente e pragmático para poder fazer face aos enormes desafios com que o novo executivo será confrontado num curto espaço de tempo. Porém, pela frente terão a tarefa hercúlea de quase ter que reconstituir um Estado, dado que, o regime cessante de transição, mercê de ações criminosas e de autentica rapina deixou o pais completamente exangue. Na realidade, esse grupo de meliantes e assaltantes do poder, destruíram e delapidaram de forma irresponsável em dois anos de transição, todos os alicerces de um Estado de Direito, assim como, os parcos recursos financeiros do Estado que "herdaram" pela força do golpe de estado. Tais comportamentos, passam igualmente pela alienação ilegítima e ilegal para as mãos dos grandes grupos mafiosos chineses e russos, a maior parte dos recursos naturais do pais.

Uma tarefa que se afigura de difícil configuração para dar resposta aos enormes desafios que se apresentam. Tais reservas, prendem-se, por um lado, com o cenário de engajamentos pessoais e de interesses cruzados com os quais, o futuro PM da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira (DSP), tem deixado perceber, estar altamente comprometido. Por outro lado, a composição heteróclita de oportunista de todo o gabarito e de pessoas pouco recomendáveis que compõem a sua entourage politica que lhe está caninamente agarrada. E, quer por fim, pelos sinais de aparente "aderência" às recomendações/diretivas do Representante do Secretario Geral das Nações Unidas (RESG-NU), José Ramos Horta para a constituição de um "Governo de inclusão" na Guiné-Bissau, como se tal cenário fosse o antidoto milagroso para o pais.

Cair DSP nos dois primeiros circulos de problemas, é comprometer seriamente toda uma projeção de esperanças em vista a um novo equacionamento do xadrez politico de governação que se deve impor para fazer face aos novos desafios que se apresentam à Guiné-Bissau. Misturar compromissos pessoais nebulosos e promover incompetências e oportunismos para a esfera do Estado é ma receita para a voa governação. Por outro lado, quanto ao ultimo engulho, na verdade, um governo de inclusão não é nenhuma descoberta da pólvora na Guiné-Bissau. O que acontece, é que, da parte daqueles que o Nobel da Paz quer forçosamente "incluir" para alegadamente "pacificar o pais e os espíritos", esses já deram mostras mais do suficiente, de que, infelizmente os seus elementos eterno- ministeriáveis, não premeiam, nem pela qualidade, nem pela competência e, tão pouco estão dotadas de valências de espirito democrático e de zelo governativo, atributos que se requerem indubitavelmente para estes novos desafios.

Igualmente, um outro fator bloqueante para alcançar o desiderato da "Governabilidade baseado na competência e na qualidade", está-se a evidenciar progressivamente no seio do próprio partido vencedor. E que, Domingos Simões Pereira (DSP) já está a dar sinais mais do que suficientes de que não esta preparado para a rutura com a liderança da "velha guarda", e muito menos ainda está, para enfrentar a pressão triturante dessa velha maquina partidária, geradora de interesses maliciosos e de intrigas abjetas, em particular, dos barões do partido, ao que parece "contribuíram" grandemente para guindar DSP à liderança de Cacheu. Essa espécie de "moscas da pastelaria" que, apesar de ultrapassados no espaço e no tempo e sem mais nada a acrescentar em beneficio do pais, alguns não quererem ainda largar o poder. Esta-se a ver, de que, a seu tempo reclamarão a sua quota parte do poder, quer no Governo, quer noutros centros de decisão... e, estando atendo ao assedio que fazem ao novo líder do partido, decerto de que acabarão por colher os seus frutos como contrapartida e, para o mal do pais infelizmente...

II - Que coabitação entre o Presidente da Republica e o Primeiro ministro recéns eleitos ?.

O facto desses dois campões do ultimo escrutínio democrático serem oriundos do mesmo campo politico não é sinonimo de garantia de uma coabitação pacifica e construtiva entre a Presidência e a Primatura, isto se atendermos a experiencia amarga de um passado recente entre o falecido presidente Malam Bacai Sanha e o Primeiro ministro Carlos Gomes Júnior, este então, igualmente Presidente do PAIGC.

As permanentes querelas politicas e jogos de interesses que gravitam no seio desse partido não auguram em nada uma convivência pacifica e construtiva entre os dois. O posicionamento dos dois campos da entourage das duas figuras é notório, o que deixa sinais claros de que, uma luta fratricida pelo controlo do poder entre a Presidência e a Primatura já estão lançados muito cedo. Alias, aquando da campanha eleitoral finda, divergências de posicionamento do staff da campanha de DSP em relação ao de JOMAV foram mais do que evidentes. Constava-se que, DSP, não jogava de todo um jogo limpo com o candidato escolhido pelas instancias do Partido para as presidenciais. E, sabendo-se de antemão, que DSP, apoiara e perdera um outro candidato do partido a esse cargo, o mal estar não podia deixar de ser latente.

Essas divergências foram tao flagrantes, que se chegou ao ponto de DSP se sentir "obrigado" a explicar-se perante os órgãos do partido sobre o seu posicionamento, considerado ambíguo, principalmente, pela sua não reação à associação publica da sua figura a um candidato independente fora dos girões do partido. Verdade, é que, DSP nunca se dignou reagir de forma a pôr cobro a tal ambiguidade e, para o mal dos seus pecados, esse suposto "seu" candidato preferido para a projetada "coabitação da nova geração" e também desejada subregionalmente, não conseguiu fazer valer-se suficientemente para apurar-se para a segunda volta das presidenciais. Quid para o futuro ?

Não sendo ingénuos, todos nos sabemos, que essas "afrontas" pagam-se caro na politica e, mais caro ainda se pagam na Guiné-Bissau, onde os políticos, infelizmente primam pela intriga e não, pela cultura do perdão e da reconciliação. Assim, se ações de convergência no sentido de quebrar essas desconfianças não forem atempada e terapeuticamente desencadeadas de parte à parte, corremos o risco de viver um novo clima politico de "incompreensões" e de bota a baixo entre os dois campos, cenário negativo, com a qual, só o pais ficaria a perder.

III - Havera Reforma do sector da Defesa e da Segurança ?

Outro desafio de envergadura com a qual se confrontará o novo regime, é a Reforma do Sector da Defesa e da Segurança (RDS). Estes dois sectores é que estão na base de todas as inumeras perturbações e instabilidades politico constitucionais que a Guiné-Bissau tem conhecido nos ultimos trinta e quatro anos. O ponto de partida, foi o golpe de estado de novembro de 1980 e o ponto de viragem da assunção do poder politico pelos militares foi, com a guerra civil de junho de 1998. Desse acontecimento a esta parte, todos os esforços para regenerar o poder militar, afastando-o de se imiscuir-se em questões politicas foram sistematicamente interrompidas. Pelo contrario, cada vez torna-se mais evidente a identificação, a cumplicidade e o conluio entre certos sectores políticos com as chefias militares, as quais por sua vez, vêm-se tornando cada vez mais politicamente interventivas cujo pendulo de intervenção, infelizmente, tendem invariavelmente para o substrato étnico tribal das suas afinidades.

Apesar dos progressos políticos recentemente alcançados, sinais preocupantes continuam a ser dados pelas chefias militares em funções, particularmente da parte de António Injai (AI). Este militar golpista reincidente em atos de instabilidade constitucional, intimamente associado a assassinatos, trafico de droga e de armas, pelo seu comportamento não parece ter interiorizado ainda a ideia de que deve ser o primeiro a ser reformado, porquanto, é ele a parte principal do problema nas forças armadas guineenses. Contrariamente, ao que parece, considera-se ainda na plenitude da sua impunidade e da mostras de querer continuar a ser ainda o "pivot" determinante do poder na Guiné-Bissau, quer elas sejam ditadas pelas urnas ou não.

Na verdade, nada foi feito até ao momento que faça o general sentir-se noutro papel, que não o de "fazedor de reis". Nenhum indicio foi dado ainda de que ele será afastado da chefia das forças armadas, sabendo-se de antemão, de que, com ele a frente das FA nem mil eleições tirariam o pais das garras da sua prepotência ditatorial e tribal. Na realidade porém, se nos atelharmos aos factos que se constatam, AI não poderia pensar de outra forma, dado que, mesmo as Autoridades norte-americanas que o consideram um narcotraficante e contrabandista internacional de armas de guerra, alvo de um mandato de detenção internacional, permitem-lhe o prazer e o desaforro de assim continuar a pensar, pois com ele se sentam e negoceiam em quase todos os encontros oficiais com as autoridades de transição. Porém, dos ianques tudo é de esperar, pois a moralidade americana, só tem sentido quando arrima com os seus interesses, sejam esses morais ou imorais...pouco importa.

Contudo, para o mal dos seus pecados, se a Guiné-Bissau não for expurgada de uma vez por todas toda dessa escumalha de criminosos em uniformes, se as FA e as FD não forem reformadas estruturalmente, quer em numero de efetivos quer em qualidades (atraindo novas valências e competências, promovendo a multiculturalidade e o equilíbrio étnico e social dos novos mancebos) ...vai uma eternidade e o pais continuara nas trevas e a mercê da ditadura de uma horda minoritária em armas.

IV - A Aminista passara ?

Este expediente de exceção, tem sido a técnica recorrentemente utilizado pelos militares e politicos golpistas guineenses para se furtarem à justiça acobertando-se de um subterfúgio legal extorquidos na base do terror e de ameaças para assim perpetuarem o seu circulo vicioso de vivência criminosa e de impunidade. Este expediente fora em tempos "exigido" e obtido num contexto politico militar que emergia das sequelas de uma guerra brutal e impiedosa que foi a guerra de 7 de junho de 1998, para ao que se alegou na altura "permitir acalmar e reconciliar os espíritos" e "evitar outros derramamentos de sangue". Obtido esse sésamo da impunidade, nunca mais pararam de o reclamar a cada ato irresponsável de golpe de estado ou perturbação politico constitucional.

Assim os militares e os politicos do circulo golpista, foram "exigindo " o accionamento desse expediente da impunidade à medida que vão cometendo as suas barbaridades, ora para branquear assassinatos, casos dos assassinatos de Ansumane Mané, Veríssimo Correia Seabra, Nino Vieira e Tagme Na Waye e tantos outros,...hoje, esse mesmo artificio criminoso esta sendo exigido à coação para legitimar o golpe de estado de 12 de abril e, para com ele branquearem também por arrastamento, as misteriosas mortes de Hélder Proença, Baciro Dabo, Samba Djalo, Roberto Cacheu, assim como dos militares Felupes, os jovens de Bolama e tantos outros casos e crimes que barbaramente foram cometidos, pelos mesmos atores em nome de uma causa abjeta e cegamente defendida por um grupo de indivíduos que não quer sair das trevas da complexidade humana para enfrentar o mundo da competência e do trabalho.

Em tudo isso, porém, um pormenor ressalta à vista, e por essa razão torna-se imperioso equaciona-lo em todo o melodrama e tensões que rodeiam o jogo de pressões para obtenção das amnistias junto aos órgãos do poder legislativo.

São sempre os culpados e os beneficiários das ações criminosas ou subversivas que advogam, requerendo ou exigindo com novas ameaças radicalizadas de novas guerras e mortes, a obtenção da amnistia. So quem teme a justiça é que exige a amnistia e também so quem beneficia do ato que se quer amnistiado, é que advoga e luta pela sua obtenção a todo o custo. Entre nos, é de fácil constatação, de que, é sempre o mesmo grande grupo politico com reconhecidas afinidades com a cúpula militar golpista, conjuntamente com os seus micro-partidos de delinquência politica, que se aprestam recorrentemente a serem os porta estandartes desse maquiavélico expediente politico de excepção que querem banalmente transformar em instrumento para o branqueamento das ações antidemocráticas reincidentemente levadas a cabo pelos militares afectos as suas causas oportinistas.

Hoje, mais uma vez, apesar de vários recuos dos promotores de uma nova lei da amnistia, essa ação criminosa continua a ser montada de todas as suas peças para ser apresentado aos olhos do Povo da Guiné-Bissau como, "mal necessário" à "reconciliação" e ao "perdão entre os guineenses". Muitas diligências encapotadas de certas figuras de relevo internacional sediadas em Bissau, uma certa eminência da igreja católica com conotações conhecidas com a franja golpista, alguns chefes de estado sub-regional, estão a ser vendidas sorrateiramente, passando a ideia de que, essa via é a "única para reconciliarem os guineenses", para os "aproximar no perdão".

Mas nada de mais falso como Judas, pois ceder a pressão de conceder, mais uma vez a amnistia aos criminosos militares e seus comparsas políticos que estiveram na origem dos últimos acontecimentos de subversão politico militar e de toda a onda de consequências nefastas que o acompanharam, é ceder ao medo, é ceder à chantagem, é auto oprimirmo-nos, é abdicarmo-nos dos nossos direitos à democracia e à liberdade, é submetermo-nos à barbárie, é vergarmo-nos ao peso da impunidade, é subjugarmo-nos à lei das armas, é rendermo-nos à violência, é aceitarmos a vitoria da tribo sobre uma sociedade de homens livres e iguais.

Devemos solidamente defender, de que, todos os responsáveis dos atos criminosos ocorridos na Guiné-Bissau, devem ser, sem exceção traduzidos perante a justiça nacional, se necessário fôr, à justiça internacional. Todos eles devem ser julgados pelos crimes praticados contra o Povo da Guiné-Bissau, contra o património do Estado, contra a exploração criminosa dos recursos naturais do pais.

Só assumindo corajosamente esse legado da justiça, nos sentiremos definitivamente livres das amarras da opressão de um grupo de energúmenos que agem contra toda uma sociedade, só assim se porá fim o ciclo de violência gratuita, de mortes impunes e de irresponsabilidades que morrem solteiras. Só assim, expurgaremos os demónios que povoam os nossos sonhos e agrilhoam as nossas aspirações a uma vida digna e em liberdade. Qualquer outro caminho, é pura ilusão e, hoje os promotores dessa cabala politica, incluindo algumas tendências que pontificam das novas autoridades, poderão a breve trecho, ser as próximas vitimas, pois diz-se em crioulo : "buli ku kustuma bulbuli, ninki bentu ka tem i ta bulbuli son".

V - Aprovação de uma Lei Anti-Golpes de Estado...porque não !!

Contrariando a ideia de se promover a delinquência politica através da promoção da vulgarização do expediente das amnistias para branquear atentados criminosos contra a democracia guineense, os novéis deputados da nação deviam ter a coragem e a clarividência politica de pensar em fazer aprovar na ANP um quadro legal suficientemente abrangente, cuja principal finalidade, é de, proteger o sistema democrático guineense contra quaisquer atentados ao livre exercício democrático.

Fazer aprovar, um quadro legal tendente a cercear e dissuadir os repetidos atropelos antidemocráticas vividos no pais, nomeadamente golpes de estados, assassinatos políticos, levantamentos político-militares, o que passaria igualmente, pelo não reconhecimento e não caucionando de constituição de quaisquer formas ou regimes de transição ou de interinidade que normalmente emergem desses atos antidemocráticos.

Em primeira mão, a Assembleia Nacional Popular (ANP) deveria, na legislatura que ora se inicia, fazer com que, a Guiné-Bissau ratifique o mais rapidamente possível o Estatuto de Roma de 1998, a qual consubstanciara a adesão do nosso pais a jurisdição do Tribunal Penal Internacional (TPI) e, complementarmente devera, fazer votar e aprovar um quadro legal nacional dissuasivo aos golpes de estado e a subversão da ordem constitucional. Tal panóplia de leis, compreenderia entre outras, os seguintes instrumentos normativos :

1) Lei que interdite o acesso ao beneficio da Lei da amnistia, todos os requerimentos nesse sentido, tendo como atos subjacentes ações decorrentes de golpes de estado, pratica de crimes de sangue, assassinatos políticos, inversão da ordem constitucional, insubordinação politico ou militar, seja ela violenta ou não, desde que tenham como consequência a alteração de qualquer ordem constitucional democraticamente eleita ;

2) Lei que veta o reconhecimento pelo Estado guineense, de qualquer estatuto ou titulo oficial, gozo de direitos, acesso a benefícios ou regalias, assim como de eventuais indemnizações de funções, à toda e qualquer personalidade cujas funções foram exercidas (voluntaria ou por força maior), no quadro de um governo interino ou de transição decorrente de um golpe de estado ou alteração da ordem constitucional ;

3) Lei Quadro que tipifique o golpe de estado como um crime generalizado contra uma população civil e um atentado ao livre exercício da democracia, dos direitos humanos e dos direitos cívico dos cidadãos. Com essa tipificação legal, permitir-se-ia que no quadro legal ordinário que, todos os indivíduos que tenham participado em atos de alteração da ordem constitucional, ou em ações decorrentes da sua emergência sejam traduzidas perante a justiça. A referida lei, implicaria igualmente a confiscação de bens adquiridos comprovadamente no exercício desses atos, assim como a sua condenação implicaria que os indivíduos condenados no âmbito desses processos sejam impedidos de voltar a exercer cargos públicos ou eletivos durante um período nunca inferior a dez anos ;

Dotando-se de tais instrumentos jurídicos de dissuasão, a democracia guineense decerto, terá maiores garantias da sua praticabilidade plena. Desta forma, os militares recorrentemente golpistas, saberão por um lado, de que, não poderão avocar a amnistia para continuarem a branquear os seus atos criminosos e, por outro lado, ficarão cientes e constrangidos pelo facto de que, caso não possam ser julgados pelas jurisdições nacionais, estarão sempre sob a alçada mais poderosa e tentacular da jurisdição internacional.


Numa outra vertente, igualmente os políticos, principalmente os crónicos instigadores da sanha golpista que tem assolado a Guiné-Bissau, saberão por seu turno de que, participando em tais atos de desestabilização, estarão expostos à alçada da justiça, com o risco acrescido de, por um lado, perderem a favor do Estado todos os bens e o maná financeiro indevidamente locupletado do erário publico durante a sua participação ou associação nos atos de instabilidade democrática. Igualmente, saberão de que serão privados de fazer valer e prevalecer-se dos direitos e regalias inerentes aos "títulos e estatutos" ilegitimamente "adquiridos", tais como ex-Presidentes, ex-PM ou ex-Ministros, durante o período de anormalidade constitucional.

Havendo estes instrumentos legais, cabe-nos ganhar a coragem de, traduzir a justiça todos esses energúmenos travestidos de militares e políticos que têm posto o pais de pantanas.

FRD