quinta-feira, 17 de março de 2011

EXCLUSIVO: Ernesto Carvalho, ex-Ministro do Interior, será nomeado conselheiro do 1º Ministro para a área da Segurança. AAS

A anedota para os anos de 2011 a 2025

Jantava sozinho. Lambia as feridas, fazia contas aos despojos do dia. O final de tarde foi óptimo. Não tenho pensado em muita coisa. Estou cá mas tenho o pensamento lá longe, no meu filho que sofre.

Para dizer a verdade, não há grande diferença entre combater o que tenho passado ou resistir a ele. Sobreviverei.

Dava o telejornal da nossa televisão. Começou com a visita do ministro do Comércio e djidiundade, Botché Candé, a várias empresas nacionais.

Depois, chegou a ministra da Presidência Adiato, para a cerimónia de lançamento da 1ª pedra para a construção de uma escola, patrocinada pela Cooperação Portuguesa. Falou e disse: (...) "esta escola de deficientes audiovisuais". Ah, a escola em questão é para os...surdos!... AAS

Arezki - o mestre das complicações

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Annus horribilis - as imagens do meu acidente, hoje

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Issuf Sanha - Homenagem póstuma I

"Não é meu habito escrever odes necrológicas de quem quer que seja, mas a minha consciência obriga-me, impinge-me, força-me a deixar aqui estas linhas para testemunhar o passamento de um dos meus melhores amigos, o mais-velho ISSUFO SANHÁ, para mim o MINISTRO. Conheci o Dr. ISSUFO SANHÁ nos anos de 1996, era eu ainda um jovem jornalista na flor da idade e da profissão. Sem mais nem menos vi-me na equipa dele, dos assessores e conselheiros, naquela super-equipa que com ele trilhava os caminhos travessos na tentativa de endireitar as Finanças Públicas que estavam de pantanas naqueles idos anos de 1994/5.

Entrei para equipa do Ministerio das Finanças por indicação dele. Sem tirar nem por. Chamou-me, estava eu na Radio Nacional, para um dos assessores de imprensa, com os mais-velhos Muniro Conté e Cancan. Arrebatados pelo entusiasmo do MINISTRO nem demos conta do quão exigente era a tarefa a que nos propunha o Dr. ISSUFO SANHÁ. Era reunião quase todos os dias, programas, cronogramas, relatórios, breffings....O MINISTRO pareceia que tinha pressa em resolver as coisas, colocar as Finanças Publicas em ordem. Talvez sentisse que o tempo urgia.

Não fosse a famigerada guerra civil da nossa tristemente lembrança colectiva, o país, já em 1998 teria atingido o badalado ponto de conclusão e logrado a iniciativa HPPIC (perdão da divida) com o Dr. ISSUFO SANHÁ. O MINISTRO tinha tudo na cabeça, mesmo tendo ao seu lado pessoas altamente qualificadas e prontas a servir o país. Mesmo com essas pessoas pela volta, sempre estava na linha da frente na planificação, organização e execução das tarefas.

Pela mão do MINISTRO tive a grata oportunidade de partilhar experiência com gente tão ilustre como: Paulo Gomes, Huco Monteiro, Amizade Fará Gomes, Higino Mendes, Suleimane Seidi, Quetá Baldé, Veríssimo 'Tchitchy' Nancassa, Cancan, Muniro Conté, Saturnina, tantos e tantos outros. Foi pena a guerra de 07 de Junho. Mas, mesmo amargurado o MINISTRO não amainou na sua tarefa de tentar mudar o país, fazer algo na sua area, as Finanças Publicas. Fez o que pôde onde foi posto como governante.

Lembro-me das vezes que ele me explicava as coisas em linguagem de gente. Coisas complicadas, das contas públicas, que só ele sabia na sua cabeça pensante. Sempre pensante. Lembro-me das vezes que ele me dizia 'Jovem não desistas dos teus sonhos. Hás-de lá chegar um dia! E o mais bonito da nossa amizade, foi quando, um belo dia, ele me disse assim: Jovem tudo o que é meu é teu, pois tu és meu irmão. Foi comovente ouvir tal coisa de uma pessoa que muitos guineenses tiveram como ídolo. O ISSUFO gostava mesmo de mim. Disso não havia dúvida. E eu dele também.

Lembro-me da altura do seu casamento. Sabendo ele que não é do meu feitio assistir às festas, mandou o motorista dele à minha casa entregar-me pessoalmente o convite que ele mesmo assinou com o seu punho para me convidar à assistir à boda. Mesmo não gostando das festas, lá tive que aceitar o convite. No dia do casório, na Conservatória do Registo Civil, sala apinha, lá apareci e lhe dei um grande abraço, ao que me disse: Jovem (como sempre tratou-me) adorei que tenhas vindo ao meu casamento!.

Já como deputado, o MINISTRO maneve sempre a chama de espernaça em ver o país a avançar. Quantas e quantas vezes vi-me na contingência de lhe lembrar, como amigo e com todo respeito, que agora a responsabildiade pelas Finanças Publicas é de outras pessoas, tal era o entusiasmo que emprestava às discussões sobre a coisa. O Dr. ISSUFO amava as Finanças Públicas, penso que mesmo que lhe dessem a escolher o cargo de primeiro-ministro ou Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (um cargo importante na Guiné) ele prefereria ser Ministro das Finanças.

Alguém escreveu que o MINISTRO ficara na história colectiva deste país como um grande promotor da Juventude. Assino por baixo. Assino porque sou a prova provada desse facto. Quando falo do meu caso, falo também de outros quadros jovens que foram lançados à ribalta pela mão e sapiência de ISSUFO SANHÁ. Penso que todos eles, sem excepção, saberão guardar os ensinamentos do mais-velho, segundo as quais a coisa publica é sagrada e devemos sempre tentar fazer algo para mudar a vida dos outros.

Fui assistir ao enterro do MINISTRO. Ainda quis chorar, apateceu-me gritar, para demonstrar a minha tristeza, mas lembrei-me da minha crença em ALA SUBUANA WATALLA e só me pus a lembrar dele e a orar à ALÁ que Lhe dê um bom e eterno descanso em paz. Regozijei-me quando constatei que a sua sepultura ficará mesmo ao lado da do seu pai, de quem falava com entusiasmo.

Peço aos amigos do MINISTRO, crentes de todas as religiões, sobretudo aos muçulmanos que possam ler esta ode ao meu amigo, que rezam por ele e lhe dediquem FIDAUS de cada vez que façam um SALAT.

Mussá Baldé
Jornalista
"

ÚLTIMA HORA: Zamora Induta e Samba Djaló foram chamados hoje à Procuradoria-Geral da República. É misti sussa Samba Djaló... AAS

'Mana Dácia', pois está claro!

O automóvel que provocou o acidente de há pouco, é uma dessas marcas do Leste europeu a que a Renault deu o nome e o motor.

Esse automóvel Logan Dácia, oferecido pelo Presidente da República a tudo o que é cão e gato, não tem:

- Chapa de matrícula,
- Seguro automóvel.

Uma pergunta impõe-se: não seria melhor o PR oferecer os carros, mas, garantindo primeiro que os mesmos sejam desalfandegados e segurados? Andam aí, a vaguear sem qualquer documentação?! AAS

Annus horribilis

Este ano, será em grande! Um acidente de viação há quinze dias; três sonhos onde 'apareço', e, nesse dia no regresso de Bafatá, rebento um pneu.

Nessa noite, vou para entrar no carro e parte-se-me a chave. Hoje, vinha a descer a Av. Amilcar Cabral e...novo acidente, com muitas consequências para o meu carro. Felizmente não tive nenhuma lesão. Um annus horribilis, sem margem para dúvidas! Nô bai... AAS

terça-feira, 15 de março de 2011

Cuidado aí com o Artigo 69, oh madié

... O 'Angola Palace Quartel' ainda nem no adro vai... e as putas já o tomaram de assalto! AAS

A bauxite lá vai, de empurrão se for preciso

A empresa estatal angolana do ramo dos petróleos, Sonangol, injectou cerca de 300 milhões de dólares norte-americanos na Bauxite Angola, a empresa de capitais guineense e angolano que vai explorar a bauxite, no Boé.

Por agora, a divergência está nos números: Angola propôs 35% para a parte guineense, e 65 por cento para os angolanos. Mas parece que a parte guineense torceu o nariz.

Outra pedra no sapato. Não há um único cidadão guineense nas chefias...enquanto que da parte angolana, os salários andam à volta dos 10 mil usd, a que se somam a casa, e outras comodidades.

Angola, atravês da Sonangol ou outra empres, pode meter o capital que entender. Contudo, a bauxite está cá, na nô tchon! Kik ki tem terra? Anôs ki tem terra. Kim ki na luta? Anôs ki na luta...

Vai recomeçar tudo. A Arezki (outra vez?!!) fará a estrada Buba/Boé num total de 111 kms; depois construir-se-á a 'cidade mineira' e, depois ainda, o caminho de ferro para se escoar a bauxite. AAS

A bauxite lá vai, de empurrão se for preciso

A empresa estatal angolana do ramo dos petróleos, Sonangol, injectou cerca de 300 milhões de dólares norte-americanos na Bauxite Angola, a empresa de capitais guineense e angolano que vai explorar a bauxite, no Boé.

Por agora, a divergência está nos números: Angola propôs 35% para a parte guineense, e 65 por cento para os angolanos. Mas parece que a parte guineense torceu o nariz.

Outra pedra no sapato. Não há um único cidadão guineense nas chefias...enquanto que da parte angolana, os salários andam à volta dos 10 mil usd, a que se somam a casa, e outras comodidades.

Angola, atravês da Sonangol ou outra empres, pode meter o capital que entender. Contudo, a bauxite está cá, na nô tchon! Kik ki tem terra? Anôs ki tem terra. Kim ki na luta? Anôs ki na luta...

Vai recomeçar tudo. A Arezki (outra vez?!!) fará a estrada Buba/Boé num total de 111 kms; depois construir-se-á a 'cidade mineira' e, depois ainda, o caminho de ferro para se escoar a bauxite. AAS

Pedido de desculpas

Ao
Sr. Engº Carlos S.

Há tempos, neste blogue, fiz uma referência indirecta à V/pessoa. Injustamente, mas a quente.

Com a cabeça fria, jamais faria isso. Pela consideração e pelo respeito que sempre tive pela V/pessoa. Peço-lhe por isso desculpa publicamente, e gostaria de fazê-lo pessoalmente.

E estou arrependido. Profundamente. Com consideração, António Aly Silva

Projecto de Estado + merda de estrada

Exmos. Senhores:

Artur Silva, ministro da Educação; José António Almeida, ministro das Obras Públicas; Fernando Gomes, ministro da Função Pública; Mamadu Saliu Djaló, ministro da Justiça: devolvam os carros que foram surripiar aos vários projectos!

As cartas que receberam dos financiadores - sim, as cartas a pedir que devolvam os carros de matrícula IT - são, se querem que vos diga: uma vergonha!

Quanto ao titutar da pasta das Obras Públicas, uma pergunta apenas: será que a contrução da estrada que liga Bissau ao aeroporto...contempla também a construção de uma vivenda?! Ou o sr. ministro ganha assim tão bem para construir essa casa? Ou nô na brinka nan carnaval?! Sr. Procurador-Geral da República: a exemplo do que fez com o financeiro da CNE, é bom que mande chamar o José António...e peça-lhe explicações.

À empresa Arezki: vão à merda! Aquilo não é obra nenhuma. É outra merda! AAS

segunda-feira, 14 de março de 2011

É desolador!

A Gabriela voltou a deixar-me com o coração nas mãos. Assim:

"(...) O Guilherme (nosso filho) é que voltou a ter arritmias cardíacas no treino de ontem (no SL Benfica): "pulsação demasiado elevada", disse o médico. Ainda ontem, fui com ele ao médico e tem agora uma série de exames médicos (electrocardiograma e prova de esforço) para fazer, novamente.
Enquanto não tiver resultados, não voltará aos treinos."

Depois de ler isto, o chão voltou a fugir-me debaixo dos pés. Em 2007 (tinha 6 anos), o Guilherme caiu desamparado num treino no estádio da Luz. Nos exames que se seguiram, descobriram que o ventríloquo esquerdo passa por um lado que não é normal.

Desta vez, os médicos do SL Benfica foram aos arames: "Como é que, em 2007, disseram que não havia nada e volta a acontecer quatro anos depois?".

Aguardo essa resposta no próximo dia 28 (o Guilherme já terá feito 10 anos), depois dos exames a que será submetido no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Estou a ver a minha vida a andar para trás... E estou muito cansado. Um rapaz de apenas 10 anos!

Hoje, de resto, correu tudo mal! Recebi dois telefonemas - "sonhei contigo". Fui a Bafatá e no regresso rebento um pneu da frente.

Chego a Bissau...e recebo um terceiro telefonema: "Aly, apareceste no meu sonho. Vamos beber um café?". Saio de casa, meto a chave para abrir a porta do carro...e cai um pedaço da chave ao chão: partiu-se. Estou, simplesmente, tramado. AAS

Oh luzes, oh que lindas luzes

Os passageiros que hoje desembarcaram no Airbus da TAP, tiveram quase uma hora extra de voo. E aterraram depois com estilo, 'à bombeiro'...

Eu explico. Os amigos do alheio - os ladrões, para quem não está familiarizado com alguns termos com que são mimados - desta vez, foram muito longe: roubaram os cabos de electrificação... da pista de aterragem do aeroporto 'Osvaldo Vieira'!!!

Resultado: foram precisos seis (6!) carros dos bombeiros para iluminar a pista. Só assim se conseguiu fazer aterrar o avião da TAP... Ai, estes ladrões (os de secretaria incluídos)! AAS