terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Guiné-Bissau: Bispos apelam ao jejum e à oração pela Paz


D. José Câmnate e D. Pedro Zilli, bispos de Bissau e de Bafata, na Guiné-Bissau, convidaram as comunidades a dedicarem o dia 13 de dezembro ao “jejum e oração pela paz no Mundo, África e na Guiné-Bissau”.

Que a nossa oração e o nosso jejum nos levem a acolher a paz através de uma vida marcada pela verdade, justiça e reconciliação. Que os dirigentes mundiais, africanos e guineenses pensem nos mais pobres de entre os povos”, escreveram os dois bispos numa carta divulgada no I Domingo do Advento. “Que o espírito democrático preencha o coração de todos e de modo especial, dos políticos e militares, dos quais depende, em maior proporção, a consolidação da paz”, desenvolvem.

D. José Câmnate, bispo de Bissau, e D. Pedro Carlos Zilli, bispo de Bafatá, pediram também a todas as comunidades paroquiais que “o fruto do jejum” do dia 13 de dezembro seja “destinado às vítimas do tufão Haiyan” que atingiu as Filipinas a 8 de novembro. Na mensagem divulgada pelo blogue “Igreja de Bissau”, os prelados recordam ainda que a Igreja Católica “promove uma coleta de fundos” para o povo Filipino até ao dia 22 de dezembro.