domingo, 29 de abril de 2012

Nua e crua



"Estamos aqui para dizer-vos que, em último recurso, ou vocês escolhem uma solução pacífica com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), ou tomaremos medidas para pôr fim ao que se passa em Bissau",disse hoje, em Banjul, o presidente gambiano Yahya Jammeh. O conjunto dos protagonistas da crise na Guiné-Bissau reuniram-se hoje na capital da Gâmbia, num encontro presidido pelo presidente gambiano, Yahya Jammeh, para tentar encontrar uma solução que garanta o regresso dos civis ao poder.

"Não temos nada contra o povo da Guiné-Bissau. A Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO) está lá para vos ajudar a resolver os vossos problemas, mas posso também garantir-vos que a paciência da CEDEAO está a esgotar-se", declarou, citado pela AFP, o chefe de Estado gambiano na abertura dos trabalhos, em que participaram os ministros dos Negócios Estrangeiros de sete países oeste-africanos do "grupo de contacto", constituído por aquela organização.

"Em menos de sete anos, quantos presidentes da Guiné-Bissau perderam a vida? Quantos chefes de estado-maior perderam a vida? Quantas pessoas foram mortas em total impunidade?", questionou Yahya Jammeh às três dezenas de personalidades guineenses presentes, entre as quais representantes da junta militar que tomou o poder no país no passado dia 12 de abril, mas também membros do conjunto da classe política, autoridades religiosas e da sociedade civil.

Angolanos, hora di bai

A força da CEDEAO que sera destacada para a Guine Bissau, tera entre 500 e 600 homens, mas condiciona a sua chegada à saída dos 650 soldados angolanos presentes no território desde 2011 e cuja presença, fortemente contestada pelo exército guineense, foi uma das justificações declaradas do golpe, ainda que esta missao tenha terminada, oficialmente, no dia 9, tres dias antes da sublevaçao...

Enquanto se tenta encontrar uma solucao politica, esta ja programada uma minicimeira que reunirá os chefes de Estado do grupo de contacto, inicialmente prevista para se realizar em Dakar, terá lugar em Banjul no próximo dia 3 de maio, anunciou hoje a CEDEAO através de um comunicado. AAS