A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, voltou a exortar Laurent Gbagbo, presidente cessante da Costa do Marfim, a «renunciar» ao poder e a ceder o lugar a Alassane Ouattara, seu rival nas presidenciais, no sentido de pôr fim à crise política no país.
«O Presidente Alassane Ouattara é o dirigente legitimamente eleito e internacionalmente reconhecido da Costa do Marfim. Renovamos o apelo a Laurent Gbagbo, presidente cessante, para que se retire de imediato», disse a chefe da diplomacia norte-americana em comunicado enviado ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em Genebra.
«Os direitos do povo marfinense só poderão ser plenamente respeitados se a democracia funcionar e o Estado de direito for restabelecido na Costa do Marfim», sublinhou Hilary Clinton. AAS
sábado, 25 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Todas as liberdades
Para além de Zamora Induta, todos os detidos nos casos de sangue foram postos em liberdade.
Só espero que não se lave a mãos como Pilatos. Quem tiver que ser julgado que o seja. Uma boa prenda de Natal para os familiares, nesta época de compaixão. AAS
Só espero que não se lave a mãos como Pilatos. Quem tiver que ser julgado que o seja. Uma boa prenda de Natal para os familiares, nesta época de compaixão. AAS
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Coro feliz
A Assembleia da República de Portugal (AR), fechou hoje o ano parlamentar e o seu coro brindou os Deputados com uma peça anónima da... Guiné (hoje Guiné-Bissau), do Século XV! Assim, também, se constrói a Lusofonia. Um gesto bonito, e comovente. AAS
ÚLTIMA HORA: Confirma-se a notícia do Ditadura do Consenso, sobre a libertação do Almirante Zamora Induta
De acordo com um despacho da Agência LUSA, desde Bissau, o ex-CEMGFA Zamora Induta foi libertado, encontrando-se na sua residência. A notícia foi confirmada por Floriberto Carvalho, advogado do Almirante deposto pelo seu vice e hoje CEMGFA, General António Indjai.
Segundo Floriberto Carvalho, "Zamora Induta está bem de saúde e encontra-se em casa".
Ditadura do Consenso apurou entretanto que um corpo de militares cercou a residência do ex-CEMGFA, sem grande aparato.
Também o post no DC sobre as informações dos serviços secretos portugueses de uma possível sublevação de militares ainda fiéis a Induta, terão precipitado a libertação deste. O que se aplaude. AAS/LUSA
Segundo Floriberto Carvalho, "Zamora Induta está bem de saúde e encontra-se em casa".
Ditadura do Consenso apurou entretanto que um corpo de militares cercou a residência do ex-CEMGFA, sem grande aparato.
Também o post no DC sobre as informações dos serviços secretos portugueses de uma possível sublevação de militares ainda fiéis a Induta, terão precipitado a libertação deste. O que se aplaude. AAS/LUSA
A Língua Dos Versos
Língua;
Língua da fala;
Língua recebida lábio
a lábio; beijo
ou sílaba;
clara, leve, limpa;
língua
do barro, da água, da cal;
materna casa da alegria
e da mágoa;
dança do sol e do sal;
língua em que escrevo, e calo.
Eugénio de Andrade
Língua da fala;
Língua recebida lábio
a lábio; beijo
ou sílaba;
clara, leve, limpa;
língua
do barro, da água, da cal;
materna casa da alegria
e da mágoa;
dança do sol e do sal;
língua em que escrevo, e calo.
Eugénio de Andrade
A vitória do povo de Cabinda
Foram postos hoje em liberdade, os quatro activistas de Cabinda, detidos e acusados de atentado à segurança do Estado angolano. A insuspeita Amnistia Internacional apelidou-os de 'presos de consciência'.
Aos juízes, deve ter pesado a...consciência. Raul Tati, padre, era a face visível da vitória de todo um povo! AAS
Aos juízes, deve ter pesado a...consciência. Raul Tati, padre, era a face visível da vitória de todo um povo! AAS
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
'A fonte de informação mais preciosa da Guiné!'
"António,
Desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de sucessos!
Continue o seu bom jornalismo e não descuide o seu blog, é a fonte de informação mais preciosa da Guiné!
Um beijinho,
L.G."
M/R: Olá! Agradeço e retribuo os votos. Quanto ao blog...beijinhos, Aly
Desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de sucessos!
Continue o seu bom jornalismo e não descuide o seu blog, é a fonte de informação mais preciosa da Guiné!
Um beijinho,
L.G."
M/R: Olá! Agradeço e retribuo os votos. Quanto ao blog...beijinhos, Aly
Exijo reciprocidade
Assim que aterrámos em Lisboa, fui assaltado pelo choque e pelo espanto (isto depois de ter sido sacudido pela turbulência): O famigerado Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português, tinha plantado na porta da frente do Airbus da TAP dois agentes...a pedir documentação a quem saía do aparelho.
Aconselho vivamente as autoridades da Guiné-Bissau a fazerem o mesmo no nosso aeroporto, pedindo não só documentação mas também munidos de fita métrica...cinturas de vespa, apenas!!! AAS
Aconselho vivamente as autoridades da Guiné-Bissau a fazerem o mesmo no nosso aeroporto, pedindo não só documentação mas também munidos de fita métrica...cinturas de vespa, apenas!!! AAS
No pavilhão chinês, para falar sobre Cuba e a Guiné-Bissau
"Caro Aly,
Sou americano de pais cubanos. O meu filho foi a morar em Bissau há 1 ano. O mais provável e que conheces a mãe dele. Sigo atentamente teu blog, para saber o que está a acontecer. Moro em Lisboa, e gostava de convidar-te no Pavilhão Chinês, e intercambiar percepções sobre Cuba e a Guiné-Bissau.
À espera de novidades,
J.B."
M/R: Jorge, o pavilhão chinês é do melhor que há! E para falar sobre Cuba e a Guiné-Bissau, então, deve ser o fim-do-mundo!... Apontamos para quando? É só disparar!!! Abraço amigo, AAS
Sou americano de pais cubanos. O meu filho foi a morar em Bissau há 1 ano. O mais provável e que conheces a mãe dele. Sigo atentamente teu blog, para saber o que está a acontecer. Moro em Lisboa, e gostava de convidar-te no Pavilhão Chinês, e intercambiar percepções sobre Cuba e a Guiné-Bissau.
À espera de novidades,
J.B."
M/R: Jorge, o pavilhão chinês é do melhor que há! E para falar sobre Cuba e a Guiné-Bissau, então, deve ser o fim-do-mundo!... Apontamos para quando? É só disparar!!! Abraço amigo, AAS
Festas Felizes
Aos seguidores do Ditadura do Consenso; aos meus leitores e amigos, desejo um Santo e Feliz Natal e um ano de 2011 farto em realizações pessoais e profissionais. António Aly Silva
Aperte o cinto, a TAAG está a passar por cima da sua cabeça, e... vai aterrar no aeroporto errado!
É. Aconteceu mesmo. A 17 de abril de 2009, os militares de serviço no City Air Force Airport, em Lusaca, capital da Zâmbia, ficaram espantados quando viram 'cair' dos céus - e aterrar - um Boeing 737 da companhia de aviação angolana, a famosa TAAG.
Proveniente de Harare, no Zimbabué, o comandante...enganara-se: Em vez de se fazer à pista no aeroporto internacional de Lusaca, aterrou na estrutura aeroportuária desactivada, 14 quilómetros ao lado... Apesar de a aterragem ter sido perfeita, numa pista muito pequena, tanto o piloto como o co-piloto foram suspensos pela companhia, que considerou a situação grave.
Em 2005, um Boeing 747 foi penhorado depois de ter aterrado no aeroporto da Portela, em Lisboa: dívida superior a 1.7 milhões de euros do Estado angolano a uma empresa de exportação de fruta de Torres Vedras.
Mas a TAAG tem também pilotos que são uns autênticos fittipaldis dos céus. Em 2004, um aparelho deixa Luanda com destino a França. Aterra e sai da pista do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com 140 passageiros a bordo. O relatório indicou que o avião aterrou em excesso de velocidade, só conseguindo parar 30 metros depois. Não houve vítimas, e a pista esteve encerrada durante 28 horas...
A 28 de junho de 2007, enquanto a União Europeia se preparava para 'cortar as asas' aos angolanos - dos céus e das cabeças dos europeus - a TAAG provou, da pior maneira, por que não merece sequer voar em Angola: nesse dia, um Boeing 737-200 descolou elegantemente com desino a Mbanza Congo (voo regular), e a seguir despenhou-se quando tentava aterrar. Das 78 pessoas a bordo, seis morreram, quando o avião, já no meio da pista, saiu dela e foi embater violentamente em dois edifícios, partindo-se ao meio.
A estreia dos acidentes mortais começara em 1983: um Boeing 737 com destino a Luanda, despenhou-se pouco depois de ter deixado a cidade do Lubango. Autoridades da aviação angolana disseram que se deveu a falha técnica, mas guerrilheiros da UNITA reivindicaram logo a seguir a façanha: fora um míssil!
Resultado destas e doutras aventuras, nada aconselhadas? A TAAG tem agora os seus quatro aviões de longo curso parados: dois Boeing 777-200 estão em Lisboa, entre eles o que 'bombardeou' Almada com peças que se deprenderam, crê-se, dos reactores. Outro está no Rio de Janeiro e outro ainda, um Boeing 747, em Johanesburgo, na África do Sul.
Eu, voar num avião da TAAG? Nem morto! AAS
Proveniente de Harare, no Zimbabué, o comandante...enganara-se: Em vez de se fazer à pista no aeroporto internacional de Lusaca, aterrou na estrutura aeroportuária desactivada, 14 quilómetros ao lado... Apesar de a aterragem ter sido perfeita, numa pista muito pequena, tanto o piloto como o co-piloto foram suspensos pela companhia, que considerou a situação grave.
Em 2005, um Boeing 747 foi penhorado depois de ter aterrado no aeroporto da Portela, em Lisboa: dívida superior a 1.7 milhões de euros do Estado angolano a uma empresa de exportação de fruta de Torres Vedras.
Mas a TAAG tem também pilotos que são uns autênticos fittipaldis dos céus. Em 2004, um aparelho deixa Luanda com destino a França. Aterra e sai da pista do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com 140 passageiros a bordo. O relatório indicou que o avião aterrou em excesso de velocidade, só conseguindo parar 30 metros depois. Não houve vítimas, e a pista esteve encerrada durante 28 horas...
A 28 de junho de 2007, enquanto a União Europeia se preparava para 'cortar as asas' aos angolanos - dos céus e das cabeças dos europeus - a TAAG provou, da pior maneira, por que não merece sequer voar em Angola: nesse dia, um Boeing 737-200 descolou elegantemente com desino a Mbanza Congo (voo regular), e a seguir despenhou-se quando tentava aterrar. Das 78 pessoas a bordo, seis morreram, quando o avião, já no meio da pista, saiu dela e foi embater violentamente em dois edifícios, partindo-se ao meio.
A estreia dos acidentes mortais começara em 1983: um Boeing 737 com destino a Luanda, despenhou-se pouco depois de ter deixado a cidade do Lubango. Autoridades da aviação angolana disseram que se deveu a falha técnica, mas guerrilheiros da UNITA reivindicaram logo a seguir a façanha: fora um míssil!
Resultado destas e doutras aventuras, nada aconselhadas? A TAAG tem agora os seus quatro aviões de longo curso parados: dois Boeing 777-200 estão em Lisboa, entre eles o que 'bombardeou' Almada com peças que se deprenderam, crê-se, dos reactores. Outro está no Rio de Janeiro e outro ainda, um Boeing 747, em Johanesburgo, na África do Sul.
Eu, voar num avião da TAAG? Nem morto! AAS
Subscrever:
Mensagens (Atom)