quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CABO VERDE: 'SEMANA DA REPÚBLICA'


Dia 14 Janeiro 2014

10:30 Horas

Município de São Domingos

Palestra


O dia é reservado à comemoração da Liberdade e da Democracia através de uma palestra ministrada pela S.E. o Presidente da República de Cabo verde na Escola Secundária Fulgêncio Tavares, numa menção especial ao 13 de Janeiro de 1991, data da realização das primeiras eleições livres em Cabo Verde. Tal conversa tem por objectivo essencial a transmissão de um conjunto de valores que a constituição contempla e que devem ser estimulados entre os cidadãos cabo-verdianos.

Dia 15 Janeiro 2014

12:00 Horas

Palácio da Presidência

Exposição Audiovisual “#republika”


Trata-se de uma instalação multimédia composta por vídeos, áudio, fotografias, colagens e textos. Os vídeos serão discursos simbólicos à volta do tema da Constituição da República e que passarão em loop permanente, projectados por projetores multimédia ou passados em televisores. O áudio consistirá numa composição de canções, que evocam o espírito nacional em diversas épocas da autodeterminação do nosso país, com extratos de discursos, notícias e efeitos sonoros.

Dia 17 de Janeiro 2014

10:30 Horas

Palácio da Presidência

estória estória


O momento é dedicado às crianças dos jardins infantis. Durante algum tempo ouvirão a estória “um País de pernas para o ar”, de um livro infantil editado pela Presidência da República e que visa despertar nos mais pequenos o sentimento da importância do cumprimento dos direitos e deveres.

Dia 20 de Janeiro 2014

17:30 Horas

Palácio da Presidência

Mesa Redonda

Subordinada ao tema “O legado das lideranças políticas africanas pós-colonial e os desafios que África enfrenta hoje”


Assinala-se o dia dos Heróis Nacionais com uma conversa na qual se pretende lançar um olhar crítico sobre o legado político das lideranças emergentes no pós-independência e os principais desafios que se colocam à África hoje, entre os quais a ingente tarefa de construção e uma democracia sólida e inclusiva, propiciadora do bem-estar social para suas populações. O debate visa também situar Cabo verde no contexto africano, pondo em cheque as vantagens e desvantagens de uma assunção descomplexada do seu espaço geopolítico natural, isto é, uma sua plena integração.