terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PASSAPORTES FALSOS: 73 pessoas retidas no aeroporto de Lisboa


Setenta e três passageiros que chegaram hoje a Portugal num voo proveniente da Guiné-Bissau foram retidos por suspeita de usarem passaportes falsos, informou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). No controlo de fronteira realizado no aeroporto de Lisboa foram detectados os 73 cidadãos estrangeiros «portadores de passaportes com fortes indícios de falsificação», informou o SEF em comunicado.

«No âmbito das suas competências e no estrito cumprimento da lei, o SEF prossegue todas as diligências necessárias no sentido de avaliar e decidir relativamente à situação destes passageiros», acrescenta o comunicado. O voo TP202 da TAP proveniente de Bissau, na Guiné-Bissau, chegou a Lisboa às 06:33.

Os passageiros Sirios tinham passaportes Sirios. Vieram via Casablanca em dois grupos nos dias 5/6 e 7/8. . O Ministro do Interior da GBxo disse que os passageiros não podiam ai ficar, mas o que é estranho é que, fizeram escala em Bissau normalmente em Bissau (instalaram-se no Hotel Lisboa e no Hotel Masamar) e so retomaram o voo seguinte da TAP. Chegados a Lxo é que as coisas se complicaram para eles.

Aparentemente as nossas autoridades não estão envolvidas, tanto mais que, até exigiram a partida desses passageiros pelo mesmo meio que vieram, ou seja pela transportadora TAP.

Fonte do SEF contactada pela Lusa remeteu mais esclarecimentos para um momento posterior, não avançando a nacionalidade dos portadores dos passaportes suspeitos, embora alguma comunicação social portuguesa indique que se trata de refugiados sírios. LUSA