quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

'O voo dos 73': Portugal e UE prometem «apurar responsabilidades sobre o que aconteceu em Bissau»


O Governo português, pela voz do ministro dos Assuntos Parlamentares, falou sobre o embarque, em Bissau, de 74 refugiados de origem sírio, que posteriormente chegaram a Lisboa.

«Houve um forçar por parte das autoridades no local ao comandante do avião para o embarque daquelas pessoas, sendo certo que havia manifestamente uma falsificação grosseira dos seus documentos de viagem. Os contornos do episódio estão a ser averiguados e a situação dos portugueses que se encontram na Guiné-Bissau a ser acompanhada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Lamentamos o sucedido, vamos apurar responsabilidades e tirar consequências», destacou Marques Guedes.

Já o porta-voz da Comissão Europeia, Olivier Bailly, frisou que o que ocorreu na passada terça-feira não tem precedentes: «Haverá provavelmente uma resposta consolidada. Há diferentes ângulos. Há a legislação relativamente aos pedidos de asilo de refugiados, mas há também o angulo da relação bilateral entre um dos nossos Estados-membros e um país terceiro, pelo que precisamos de coordenar posições», concluiu Bailly.