sexta-feira, 31 de julho de 2015

Olha, CMB, o Kalliste voltou. Lixo capitalista



Foto: S.E. (hoje)
Um restaurante...Ninguém devia comer aqui! AAS

ENERGIA: Rede eléctrica de Bissau vai ser reconstruída


O Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) vai financiar a reconstrução da rede eléctrica de Bissau que prevê a instalação de mais de 300 quilómetros de cabos e 18 mil contadores de consumo pré-pago, anunciou a instituição.

Os números fazem parte do anúncio de aquisições para o projecto publicado esta semana pela instituição financeira. No documento inclui-se ainda a instalação de 30 quilómetros de uma linha de alta tensão em redor da capital guineense e a construção de três postos de transformação.

O Programa de Melhoria do Fornecimento de Electricidade à Cidade de Bissau tem um prazo de execução de três anos com o objectivo de “reduzir o número de cortes de energia diários de 22 para menos de dois”, refere o BAD. O financiamento total é de 16,7 milhões de euros, compreendendo um empréstimo de 9 milhões de euros e uma doação do restante.

“Só 20% dos residentes na capital têm acesso a electricidade” e quem receber energia está ligado a uma rede “fraca”, em que “metade da electricidade produzida se perde devido a infra-estruturas obsoletas e ligações ilegais” e com “apagões por mais de 20 horas nalgumas zonas devido a excesso de carga”, descreveu o BAD. Este projecto é também financiado pelo Banco Europeu de Investimento e pelo governo da Guiné-Bissau. (Macauhub/GW)

Engenhero Longuiça djubin na cara, bu falan, si n'sta triste ó n'ka sta...




...nha baliera ku disnortia!

BISSAU, A LIXEIRA DA CÂMARA MUNICIPAL



Lixo mesmo em frente ao parlamento? A CMB dá um jeito...Todos sabemos que o negócio da CMB é tudo, menos lixo...
CARO LEITOR: Contribua, fotografando as lixeiras da nossa cidade e dos nossos bairros de Bissau e envie as fotos para aaly.silva@gmail.com

Plano para consolidação da paz discutido entre Governo da Guiné-Bissau e ONU


O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, discutiu ontem com o representante da ONU no país, Miguel Trovoada, a estratégia de utilização de fundos do Plano Prioritário para a Consolidação da Paz.

À saída da audiência com o chefe do Governo guineense, Miguel Trovoada adiantou aos jornalistas que analisou com Domingos Simões Pereira as prioridades para a utilização do fundo cujo montante não quis revelar. Fonte das Nações Unidas disse à Lusa tratar-se de um fundo de 2 milhões de dólares (1,8 milhões de euros).

O diplomata da ONU referiu apenas que ficou acordado que a verba será utilizada para o reforço do diálogo entre os guineenses, o apoio às reformas nos sectores da Defesa, Segurança e Justiça e para incentivo à participação dos jovens e das mulheres no desenvolvimento económico do país.

"São essas as áreas prioritárias. Tratou-se de dizer qual é o caminho que vai ser seguido agora para a elaboração das notas conceptuais que vão ser aprovadas pela Comissão e para entrada em vigor da execução do plano", observou Miguel Trovoada. O antigo presidente são-tomense disse ainda que o período de execução do plano será determinado oportunamente no âmbito do Comité Executivo que gere o Fundo de Consolidação da Paz da ONU. Lusa

LIXEIRA A CÉU ABERTO: Porcos no espaço. Rua de Moçambique, ontem...



Ah, Guiné-Bissau...pubis kansa!!!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

União Europeia e a sociedade civil


União Europeia: Cooperação contínua


Governo guineense garante protecção ao general Zamora Induta


O regresso do antigo Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné Bissau, José Zamora Induta, foi considerdo pelo Governo um acto de reposição da plena normalidade política e constitucional.

Para evitar sobressaltos, o executivo de Bissau, na sequência da sessão do Conselho Nacional de Segurança, deciciu disponibilizar agentes de segurança junto à redidência de José Zamor Induta, garantindo a sua integridade física.

O Governo sossega ainda as inquietações da comunidade interncional, reiterando que não vê qualquer ameaça à segurança do Estado e reiterando os esforços em curso para a consolidação da paz na Guiné-Bissau.

Relembre-se que José Zamora Indura decidiu regressar a Bissau, de onde saiu em 2012, depois de ter sido demitido e detido na sequência do golpe militar liderado por António Indjai.

Audiência, hoje, com S. Exa. o Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Engenheiro Domingos Simões Pereira



Jornalista António Aly Silva, e o Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira

Protocolo para ajudar compatriotas em Portugal



Momento da assinatura do acordo

OPINIÃO: Louvor


"Amigo Aly,

Abraços e votos de tudo do bom e do melhor nos teus afazeres la pela tua bela e frondosa Guiné-Bissau, nestes tempos de chuva.

Vim hoje ao teu blog a proposito da pouca vergonha que se instalou entre dois "sítios" que não digo o verdadeiro nome, por mero pudor. Diz a giria popular: "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és". Actualmente, sabe-se em Bissau, cada sitio a quem pertence, afecto ou financiado. A mascara caiu, pois na hora do assalto ao poder, vê-se quais os donos que têm cães de guarda.

Açaime à solta, de um lado o Pitbull a espumar de raiva, do outro Rotteveiller a babar odio. Cada um, desesperada e loucamente a ladrarem em defesa da "honra" de quem os sustenta.

E, nesse pequeno detalhe, vê-se que o teu blog Ditadura do Consenso marca a diferença...para infinitamente melhor!, para nem ao menos mereçam, o simples soslaio do teu desprezo quando pateticamente se agigantam à tua latitude. Sem vagas, informando com rigor e indenpendencia, sem caução de quem quer que seja segues o teu percurso de combatente das causas nobres do pais que te viu nascer.

Sem pedir nada em troca, qual força tranquila, vais-te reafirmando como o preferido e o mais sério que cativa os guineenses. Obrigado Aly e que continues assim, sempre fiel na tua conduta do primado ao interesse do povo guineense.

Kandando


M/N: Muito obrigado. Abraço, AAS

NOTÍCIA DC/Comemorações do 3 de Agosto: Comandante Pedro Pires, histórico da luta de libertação será o convidado de honra do acto central, em que se inaugura a Praça Mártires do Pindjiguiti. O ex-Presidente de Cabo Verde, chega a Bissau no dia 2 e regressa a Cabo Verde no dia 6. Vai ser bom rever os colegas de trincheira num País que é, também, seu. Seja bem vindo, comandante Pedro Pires. AAS

Show-off parlamentar


A Assembleia Nacional Popular, meteu os pés pelas mãos no caso do deputado Gabriel So. Tendo sido julgado, condenado e a sentença transitado em julgado; tendo o condenado esgotado todos os recursos possíveis, restaria a Gabriel So uma única hipótese: a cadeia.

Nem sei por que carga de água o Ministério Público espera por um mais que certo levantamento da imunidade parlamentar, se podia simplesmente agir: deter o condenado Gabriel So, e conduzi-lo à cadeia para cumprir a pena de 8 anos a que foi condenado. Simples.

Ou...o nosso parlamento não sabe interpretar as leis??? AAS

2010 - Odisseia nas Finanças



Ditadura do Consenso alertara para o que está hoje em causa...

quarta-feira, 29 de julho de 2015

ÚLTIMA HORA: O parlamento levantou a imunidade ao deputado do PAIGC, Jose Miguel Dias (Ze Npu), por 56 votos a favor, e 3 abstenções. Amanhã, vai ser discutido se levantam ou nao a imunidade a Gabriel So, condenado a oito anos. AAS


P.S.: Gabriel So, esgotou todos os recursos possíveis. AAS

EUA acusam Governo guineense de não combater o tráfico humano


O Relatório do Departamento de Estado americano acusa alguns "marabus, sem escrúpulos" de forçar crianças que frequentam escolas islâmicos à mendicidade. As crianças da Guiné-Bissau continuam a ser submetidas ao trabalho forçado e tráfico sexual, enquanto as formas de exploração dos adultos não estão bem identificadas, diz o Departamento de Estado americano.

O relatório sobre tráfico humano no mundo adverte, também, que muitas crianças que frequentam escolas islâmicas lideradas pelos conhecidos “marabus” são vítimas de vários desses “instrutores sem escrúpulos” que as forçam a mendigarem nas ruas de Bissau, Senegal e Mali.

As meninas continuam fora da escola e a realizarem trabalhos domésticos tanto no país como no Senegal, enquanto um número menor é levada para a prostituição. O Departamento de Estado americano considera que o Governo da Guiné-Bissau não cumpre plenamente os padrões mínimos para a eliminação do tráfico e não está a realizar esforços significativos nesse sentido.

Apesar de o país ter um novo Executivo eleito em 2014, diz o relatório, “não foi registado qualquer progresso no período em análise”, e falhou ao “não demonstrar qualquer esforço para perseguir os criminosos”. O Governo americano recomenda as autoridades de Bissau a investigarem e julgar crimes de tráfico humano, inclusive os “marabus sem escrúpulos", a preparar pessoas de modo a se poder cumprir a lei do trabalho na parte referente ao trabalho escravo e a melhorar a recolha de dados de vítimas de traficantes.

Entre outras medidas, Bissau deve estabelecer um mecanismo, com a participação de organizações da sociedade civil, para protecção das vítimas de tráfico e desenvolver campanhas de sensibilização sobre a problemática do tráfico humano. VOA

PJ captura correios de droga


A Policia Judiciária da Guiné-Bissau anunciou hoje ter capturado no aeroporto de Bissau três indivíduos com um total de 4,8 quilogramas de droga. Os três correios de droga foram detidos na madrugada de domingo e estão a aguardar ordem para serem encaminhados para o Ministério Público.

Os detidos são um cidadão guineense, outro da Nigéria, mas com um passaporte falsificado da Guiné-Bissau e uma mulher cabo-verdiana grávida de quatro meses. De acordo com a diretora da PJ guineense, Filomena Lopes, os três viajavam desde o Brasil com a droga dissimulada no corpo e foram intercetados no aeroporto internacional de Bissau.

Do aeroporto foram conduzidos para as celas da PJ no Bandim, centro de Bissau onde ainda se encontram. A polícia encontrou dois litros de cocaína "em forma líquida" na posse de um dos detidos, um facto considerado novo na tipologia da droga que entra na Guiné-Bissau, indicou a diretora da PJ. Lusa

TELECOMUNICAÇÕES: Na próxima 6ª feira, a MTN apresenta o seu serviço 3G na Guiné-Bissau




Melhor rede móvel na Guiné-Bissau, a MTN lança agora o seu serviço 3G

Dia D no parlamento: Deputados votam hoje o levantamento - ou não - da imunidade parlamentar dos deputados acossados pelo M.P. AAS

RIP: Morreu Arregado Mantengue Té, presidente do partido PT. De doença prolongada, em Ziguinchor. Condolências à família. AAS

terça-feira, 28 de julho de 2015

PERIGO: Contentores continuam a aterrorizar em Bissau




Este acidente aconteceu hoje

segunda-feira, 27 de julho de 2015

REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL: A proposta de remodelação governamental, entregue pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, ao Presidente da República, José Mário Vaz, ainda não foi objecto de decisão por parte do Chefe de Estado. Para meter ordem no caos criado, DC afiança o seguinte aos seus leitores: DSP e JOMAV reuniram uma única vez, o dia em que a proposta foi entregue. Portanto, NÃO há posse nenhuma. Por enquanto... AAS

CRIME: Médicos cubanos esfaqueados em assalto


Dois médicos cubanos, foram esfaqueados com gravidade durante um assalto, na noite do passado fim de semana, na praça Che Guevara, no centro de Bissau. DC apurou junto de uma fonte policial que os cidadãos cubanos, um deles cirurgião e em fim de missão e com regresso a Cuba marcado para a próxima quarta-feira, tinham acabado de abandonar um dos bares onde estiveram com amigos, cubanos e guineenses.

Tomaram caminho, cortando a rotunda, quando foram surpreendidos na esquina do centro cultural franco-bissau guineense. Há pouco, DC falou com alguém do sexo feminino que, não de muito longe, presenciou o assalto. "Não houve gritos, nada. Havia luz na praça mas só vi vultos. Foi muito rápido. Nem sei se chegaram a levar alguma coisa", contou.

Um testemunho de resto corroborado por outra fonte, que estava no passeio de uma casa nocturna, do outro lado da pequena praça. "Os cubanos foram apanhados completamente desprevenidos" - afirma ao DC. "Esse é um caso raro, não só em Bissau como no País", diz convicto.

O caso está nas mãos da Polícia Judiciária, que continua a investigar, não tendo, até ao presente momento procedido a nunhuma detenção. AAS

CULTURA: Cacheu reedita conferência nacional


Dezoito anos depois, a Guiné-Bissau reeditou, na cidade de Cacheu, a Conferência Nacional da Cultura, sob o mote de «Cultura ao Serviço da Nação» e com o propósito de levar ao executivo liderado por Domingos Simões Pereira as recomendações dos artistas e académicos guineenses.

A conferência de três dias, que terminou este sábado, reclamou o primeiro museu do país, mais investimento nas artes, o reforço orçamental da Cultura e a introdução dos costumes guineenses nas escolas públicas.

Por seu turno, o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, que se dirigiu à conferência no ato de encerramento, respondeu que a cultura «tem que ser economicamente rentável e autossuficiente, o que significa que temos que nos preparar para consumir cultura», acrescentando que «não basta pedir» mais investimento e que o setor deve pensar na «indústria da cultura integrada na economia».

Acesso ao ensino superior em Portugal


COMUNICADO

Ref: Acesso e ingresso no ensino superior português

A Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal apresenta os seus melhores cumprimentos e aproveita informar que no âmbito do acesso e ingresso no ensino superior português através dos regimes especiais 2015, começou hoje, 27de Julho de 2015, o processo de candidaturas, a decorrer nas instalações da Embaixada da Guiné-Bissau, com a data do final prevista para 14/08/2015, sendo que os documentos exigidos no referido processo, são os seguintes:

Documento de identificação

Certificados de habilitação dos dois últimos anos de liceu devidamente autenticados, no caso do candidato(a) querer ficar com o original, deve apresentar a fotocópia autenticada.
Declaração de honra em como não possui a nacionalidade portuguesa, com a assinatura reconhecida no notário.
Boletim de candidatura que deve ser preenchido no acto da compra, onde o estudante pode ter o auxílio do técnico da instituição relativamente aos códigos dos cursos, devendo ainda solicitar o nº interno.

Obs:
Todos os documentos devem ser apresentados em três vias, uma original e duas cópias.
Os alunos que concluíram os últimos anos de liceu na Guiné-Bissau devem solicitar a equivalência dos seus certificados nas escolas das respetivas zonas de residência.
Aos alunos do ensino recorrente, profissionais, vocacionais e artísticos, é obrigatório efectuar o exame de português e de mais uma disciplina à escolha do aluno.
De relembrar que no passado ano lectivo, ingressaram-se quase 50 alunos guineenses no ensino português através do mesmo processo.
Para mais informação, contactar a embaixada da Guiné-Bissau, ou aceder ao site da Direção Geral de Ensino Superior (DGES), através do link: http//www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/RegimesEspeciais/


Lisboa, 27 de Julho de 2015

Assinado
--------------------------------------------------------------

DIRECTO DC: Cerca de 50 trabalhadores das empresas GuinéTel e Guiné Telecom manifestam-se em frente ao parlamento. Reivindicam os seus direitos e estão bastante descontentes pela forma como têm sido tratados pelos sucessivos governos. AAS

domingo, 26 de julho de 2015

Imigrantes da Guiné-Bissau entre 58 que entraram ilegalmente de barco em Angola


As autoridades angolanas frustraram hoje a entrada em território nacional, através do Mussulo, em Luanda, a 58 imigrantes ilegais, inclusive da Guiné-Bissau, que viajavam numa pequena embarcação há quatro dias, desde a República do Congo.

Segundo informação do Comando de Luanda da Polícia de Guarda Fronteiras, os ilegais foram detetados durante a madrugada, após alerta de populares, encontrando-se os tripulantes, nacionais da vizinha República Democrática do Congo, em fuga.

Estes abandonaram a embarcação, depois de terem desembarcado os 58 estrangeiros na Ilha da Cazanga (Mussulo), ao largo de Luanda, suspeitando aquela polícia de uma rede organizada a operar em Ponta Negra (República do Congo, a norte do enclave angolano de Cabinda), de onde partiram numa pequena embarcação no início da semana, na República Democrática do Congo e em Angola.

Os imigrantes detidos pela polícia angolana são nacionais da Guiné-Conacri (25), da República do Congo (sete), da Mauritânia (sete), do Mali (seis), do Senegal (cinco), da Costa do Marfim (três), da Guiné-Bissau (dois), do Sudão (dois) e do Chade (um). Lusa

OPINIÃO: Não mais mil colinas


"Uma média de 8 mil tutsis e hutus moderados foram chacinados diaramente entre abril e julho de 1994 no Ruanda por conterrâneos da etnia hutu no poder. Os tutsis, mercê de rivalidade e animosidade criadas desde os tempos da colonização belga, eram tratados pelos seus conterrâneos hutus de Inyenzy, "os baratas" em kinyarwanda, língua oficial do Ruanda.

Na noite de 6 de abril de 1994, o avião do Presidente da República hutu, Juvenal Habyarimana, foi abatido quando regressava da Tanzania onde decorriam negociações de paz com os rebeldes da Frente Patriótica Ruandesa (FPR de maioria tutsi). No dia seguinte, a primeira-ministra hutu moderada Agathe Uwilingiyimana, dez capacetes azuis da Missão de Observação das NU (MINUAR) que a protegiam e vários ministros da oposição foram mortos e assim começaram os massacres.

Segundo estimativas das NU, entre 800 mil a 1 milhão de pessoas foram assassinadas em quase com dias, na sua maioria tutsis e também hutus moderados.

Nesse genocídio, a Radio-Televisao Livre das Mil Colinas (RTLM) tornou-se no "meio de comunicação do ódio" anunciando a localização de tutsis e de hutus moderados em fuga, apelando à mobilizacao da população, grande parte da qual participaram nos assassinatos, massacres e violações em massa. Em suma, o genocídio no Ruanda foi preparado e teve na RTLM o seu meio principal de difusão, incentivando ao ódio e à vingança inter-étnica.

Na devida proporção, mas com consequências que ninguém pode antever, assiste-se hoje na Guiné-Bissau, a promoção gratuita da violência por encomenda, à deriva de comportamentos, da intolerância, da maledicência e da calúnia. Esses factos novos, que poderão trazer impactos e consequências graves na sociedade guineense, estão a ser irresponsavelmente promovidas por dois pasquins auto-intitulados de blogues, cada um aparentemente a soldo e com a bênção dos dois campos políticos em contenda actualmente no país, e a cujas posições e interesses é dado respaldo e defendidos com extremismo exacerbado.

Descarada e despudoradamente, um, supondo-se enganosamente de que se encontram no anonimato total, ameaçam de morte os adversários e contestatários do seu mentor, apelam à insurreição popular e das forças armadas para destituirem o Presidente, caso este destitua o Governo que veneram; insultam e proferem obscenidades inqualificáveis contra o Primeiro Magistrado do país e contra o Poder Judicial, acusando estes de quererem, em conluio, destituir a equipa dos seus mentores.

O outro, um autêntico perigo público, geneticamente psicopata, esquizofrênico, meio iletrado (sem muito a dever ao outro pasquim), age também ele, na maior impunidade e sem esconder a proveniência e alcance dos seus recados. Insulta tudo e todos, ameaça de morte as pessoas, promove a devassa da vida privada das pessoas por encomenda ou suborno, incentiva ao ódio, à caça ao homem, faz apologia à tomada do poder pela força, cria falsos testemunhos contra os seus alvos, inventa cenários surrealistas de complots e intrigas.

Surpreendentemente, perante essa guerra de terrorismo verbal, nenhum dos campos que deliberadamente eles convictamente defendem se desmarcou ou se posicionou, no sentido de pôr termo a essa verboreia desqualificada, cujas consequências ninguém pode prever, se se tomar em consideracao de que, na realidade o país não anda bem, as três instituições cimeiras do Estado estão de costas voltadas e a Quinta Coluna ainda é uma incógnita, tanto mais que, do meu modesto ponto de vista, a aparente conversão à agricultura do seu conhecido fazedor de reis não me convence minimamente.

É preciso pôr cobro imediatamente a essas derivas de comunicação baseado na insanidade, na mentira e na promoção da insubordinação social, ao ódio, à vingança e à morte. Há meios técnicos para o fazer em menos de 24 horas e quiça o país se livre de situações que, pela aparência, são inofensivas mas que podem trazer consequências nefastas para a Guiné-Bissau a curto prazo, num momento em que a viragem de comportamento e de rumo é primordial para fazer o país crescer e encontrar a tão almejada estabilidade.

A um e outro, existem factos mais do que suficiente para que as instâncias competentes da República tomem medidas para pôr termo a essa deriva interna de comunicação que atiça os guineenses ao conflito e à divisão. É urgente agir contra essas duas monstruosidades de agitação de consciências e modo de estar que se quer implementar na Guiné-Bissau, isto, sem deixar de prestar um olhar atento a uma outra semente do ódio semeado algures na diáspora e germinado num complexo intrínseco de vitimização em que se apregoa pateticamente consciências, ora de círculo de "intelectuais", ora a de "judeus guineenses" e, paradoxalmente, pretende ser a nossa "raça ariana". Hum...!

Despeço-me, agradecendo ao Ditadura do Consenso a particularidade da sua maturidade, patriotismo e consciência nacional.

Mantenhas.
A.A.A."

Águas de Portugal deverá ajudar resolver problemas de abastecimento na Guiné-Bissau


A empresa portuguesa Águas de Portugal vai ajudar o Governo da Guiné-Bissau a resolver o problema de abastecimento em várias zonas da capital e arredores através de um "projeto global" em preparação.

Florentino Mendes, as duas partes estão a trabalhar e prevê-se para breve a assinatura de um acordo que vai permitir à Águas de Portugal intervir na Guiné-Bissau.

O grupo português vai propor ao Executivo guineense um "projeto global" para captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água para Bissau e ainda para Prábis e Quinhamel, regiões a nordeste da capital.

Florentino Mendes apontou que a falta de água em Bissau "é um problema grave", uma vez que a cidade apenas dispõe de cerca de 19 mil metros cúbicos dos cerca de 40 mil necessários.

"Neste momento temos grande parte da cidade de Bissau sem conduta de água. Estamos a trabalhar no sentido de alargar a rede de distribuição", disse o ministro da Energia e Indústria.

Para essa iniciativa, o Governo guineense conta com a experiência da Águas de Portugal e de outras empresas portuguesas. Lusa

Conselho de Ministros: Domingos Simões Pereira, despediu-se daqueles que vão embora. Agradeceu a todos o empenho, solidarizou-se com os acossados. A remodelação é uma realidade, e chega já, já. AAS

AVISO: Os carros de função da Presidência da República andam sem matrícula, o que é ILEGAL...façam o favor de colocar as matrículas e pagar o seguro obrigatório. AAS



ILEGALIDADES MIL: Viaturas V8 da Presidência da República oferecidas pelo Reino de Marrocos andam nas estradas sem matrícula e sem seguro. Para já, uma das viaturas não volta a circular ATÉ ter matrícula.

Para Memória Futura: Parlamento guineense deu posse à Comissão de Reconciliação. Só de pensar que o 'outro' acabou por ser um golpista, arvorando-se em 'presidente da República de transição' de quatro países, dá-me cá um arrepio na espinha. Querem de facto a reconciliação? Então comecem por acusar e julgar esses ladrões que durante perto de três anos roubaram o nosso País e puseram todo um Povo de joelhos! ASS

sexta-feira, 24 de julho de 2015

INSS - soma e segue


“Rabata rabata a sumbulélé”...dinheiro dos Contribuintes & Beneficiários estão a mercê de meia dúzia de pessoas entre o pessoal do INSS e do Ministério da Função Publica (Tutela)

Alem das despesas do dia-a-dia que o INSS suporta com o Ministério, agora..., alias sempre pagou Bilhetes de avião para os funcionários do Ministério se deslocarem para missões que não tem nada a ver com o Instituto o caso mais recente é do Director Geral de Trabalho da Função Publica Sr. FLORENTINO que deve deslocar se para estrangeiro e como é habitual, o INSS desembolsou a quantia do Bilhete da passagem e assumindo todas as despesas.

O DG Comprou uma Carrinha “Dupla Cabine” nova, acidentada estando ela para reparo “TUDO KU DINHEIRO DI CONTRIBUINTES & BENEFICIARIOS” na OFICINA FAD site no bairro de QG e que é propriedade dos Militares nas mãos DO Filho do António Indjai para uso e apropriação do actual DG.

“DINHEIRO KILLA I CONTINUA NA DESAPARECI KU FURTADO NA MOM DE CONTRIBUINTES É DA ELIS PROVA DE PAGAMENTO FALSO, É PAGA KUSSAS NA SISTEMA, É MITI DINHEIRO NA BOLSO…”

Tudo isto e mais provas podem ser encontrados INSS basta o Ministério Publico, Policia Judiciaria, Tribunal de Contas e a quem de Direito querer investigar a verdade.

Agora estamos sempre chamar atenção a gestão danosa no INSS e não estão a dar ouvidos… nem os funcionários nem o Sindicato não pronunciam nada nada nada… tudo esta bem..ok!!!

Mas um dia, um dia vão dar sim porque certeza há-de chegar a este dia.

Obrigado.

T.N."

quarta-feira, 22 de julho de 2015

OPINIÃO: CARLOS GOMES JR.


Caro Aly,

Sem vênias de "barri padja" e sem pretender agradar a ninguém, senti-me hoje na "obrigação" de pegar a minha pluma e esgrimar por um homem profundamente injustiçado, pelos homens e pelas consciencias, daqueles pelos quais muito deu e serviu, e que m troca, recebeu a ingratidão e a traição ao ponto de quererem enterra-lo vivo. A esse homem, devo-lhe o favor sublime, de me ter feito acreditar que, a Guiné-Bissau é um pais viavel e de futuro.
Permita-me, carissimo Aly.
Abraços do O.



"Faz mais de três anos que o ex-Primeiro Ministro, vencedor das eleições Presidenciais interrompidas de Abril 2012 na Guine-Bissau, Carlos Gomes Junior, se encontra compulsivamente afastado da lides da politica guineense. Constata-se no entanto que, até hoje, visando quiça escamotear a deriva de autoridade e a ma gestao em que o pais esta mergulhado, a cimeira do actual regime, tem recorrido aos meios de uma quase cyber-criminalidade, para lançar o descrédito sobre a pessoa dessa figura politica exilada no exterior, tentando associar descabida e infundadamente o seu nome à activdades, negocios ou praticas, as quais, sabe-se perfeitamente que, nem ele, nem o seu circulo de influencias podem estar minimamente ligados.

A titulo de exemplo, cito o caso de Bauxite Angola, a qual teimam atribuir-lhe participação em negocios com o Presidente Angolano, mesmo sabendo que os promotores e beneficiarios desse negocio são os Srs Soares Sambu, Manuel dos Santos "Manecas" e o antigo embaixador de Cabo Verde em Angola, Silvino da Luz, e que o mesmo, foi consumado sob os auspicios do falecido Presidente Joao Bernardo Vieira, quando Cadogo ja não era PM.

Existem documentos e factos cronologicos da historia governativa que provam de forma inequivoca esses factos. Porém, usando na contrainformacao, insinuaram a relação priviligiada que Cadogo mantem com as autoridades de Angola para "colar" maquiavélicamente o seu nome a esse projecto, um autentico segredo de polichinelo governativo devido ao manto de suspeições que o envolve. Até se compreende a estratégia.

Cadogo, mostrava-se solido e imbativel no terreno politico, por isso, era necessario combaté-lo e por quaisquer meios possiveis. Por isso, outros casos se fizeram seguir no rol de acusações que foram maquiavelicamente montadas e lançadas nos espaços virtuais da calunia e maldicência, visando a sua destruição politica. Em tempos, foi a "colagem" estratégica que lhe fizeram e deixou-se levar pela inércia, dos casos dos assassinatos do Presidente Nino Vieira, do CEMGFA Tagme Na Wai, de Basiro Dabo, Hélder Proenca, Roberto Cacheu.

A esses casos de "julgamento médiatico", muitos outros casos se lhes seguiram, os quais, ao acaso das conveniencias e estratégias politicas dos seus adversarios politicos de entao (em particular, PR da Republica Malam Bacai Sanha de um lado e o poder judicial parcialmente manipulado do outro), foram utilizados contra a sua pessoa visando contrariar o prestigio e a popularidade que angariara interna e externamente graças a perfomance que os sucessivos governo que dirigia patenteavam.

Foi assim que assistimos a manipulações e montagens acusatorias sem precedentes desses casos contra a sua pessoa. Essas operações de puro julgamento publico eram orquestradas e financiadas pela Presidência da Republica de então e tinha em vista o objectivo cimeiro de descredibilizar e arruinar politicamente Cadogo. Marchas de pressão meramente politica foram organizadas, pontificando entre os seus promotores um sinistro e falhado advogado, PGR nomeado por encomenda no periodo da transição-golpista com a missão expressa de incriminar, prender e neutralizar Cadogo. Porém, os autores materiais e mentores desses crimes, embora sobejamente identificados e do conhecimento de toda a Sociedade, instancias judiciais, CI, incluindo o Governo Norte Americano, esses circulavam impunemente por Bissau sem serem minimamente inquietados..., até hoje.

Nessa saga persecutoria contra Cadogo, ao todo, três PGR foram nomeados directa ou inderectamente com a missão de lhe imputar por quaisquer meios, a "responsabilidades/autoria" desses casos macabros, para assim cercéa-lo de quaisquer pretensões politica.

Todas essas manobras maquiavélicamente orquestradas, resultaram em falhanços rotundos para os seus sucessivos mentores (primeiro MBS, depois o seu delfim, Manuel Serifou Nhamadjo), pois quis o destino que a verdade prevalecesse e a justiça fosse feita. Assim, orientados pelas suas consciências e pelo dever da justiça, excepção feita ao obtuso e limitado Abdu Mané, todos os PGR nomeados nessa cilada persecutoria da presidência, acabaram por render-se à evidência de que estavam perante uma mera cabala politica montada contra um adversario politico, não se provando um iota que seja sobre o seu envolvimento nesses casos de triste memoria.

Embora não seja do dominio publico, a mais cinglante negação dessa vergonhosa cabala palaciana, foi a demissão honrosa e corajosa apresentada pelo Dr Michel Amine Saad ao Presidente MBS quando este implicitamente lhe exigiu à frente dos seus Conselheiros complotistas, que Cadogo fosse constituido arquido nesses processos a qualquer custo, com o argumento "acabar com as marchas e acalmar a furia dos familiares que reclamavam justiça nas ruas". O não foi rotundo desse controverso, mas insignio causidio seguiu-se à encomenda. Apresentou a sua demissão de forma irrevogavel, facto que provocou a ruptura definitiva das suas relações, na altura pautada por elevada confiança e respeito.

De memoria, relembro aos que não sabem que, Cadogo, ainda PM, embora um pouco tardiamente, teve a coragem e a lucidez de reagir ao assédio sufocante desse processo de julgamento popular que estava a ser pilotado contra a sua figura a partir da presidência da Republica. Assim, decidiu accionar por carta endereçada ao SG-NU, ao Governo dos EUA e a UE, solicitando os seus apoios e envolvimento directo na investigação desses crimes, para tal, sugeriu a criação de um Tribunal ad hoc sob os auspicios das NU para investigar e julgar esses casos, garantindo com isso a imparcialidade e competência no apuramento da verdade.

Cadogo tinha consciência de que, acções internas conduzidas pelo Palacio tendiam à sua viciação e inquinação politica dos factos com o intuito de o incriminar. Ao grito de socorro lançado, regista-se apenas, o silencio ensurdecedor até hoje, dessas instâncias e governo. Alias, é de salientar que muito antes desses acontecimentos, Cadogo ja dera provas de que, "quem não deve não teme", logo apos a guerra de 7 de Junho, altura em que ele era o alvo predilecto do Comandante da Junta Militar, Ansumane Mané. Sem se fazer de vitima, requereu ele mesmo, o levantamento da sua imunidade parlamentar e colocou-se à disposição da justiça para enfrentar as acusações contra ele forjadas. Saiu incolume dessas acusações. Reconheçamos, tratou-se de um exemplo raro de coragem, decerto sem igual até hoje na politica guineense.

E mais, caso se aceite o desafio de se constituir um tribunal ad hoc internacional para julgar os referidos crimes, Cadogo daria o primeiro passo se disponibilizando à justiça, acto que, duvido poucos ousariam fazer por terem rabo de palha e mãos e consciência escondidas e abafadas com o sangue desses crimes que lhe querem à força imutar.
Paradoxalmente, apesar da sua longa ausencia da cena politica guineense, Cadogo continua a assombrar e a perturbar muitas consciencias, particularmente da classe dirigente hoje no poder.

Cada dia que passa torna-se evidente, de que o actual poder não se sente minimamente à vontade com o capital politico e aurea de simpatia que Cadogo continua a gozar no seio de uma larga franja da populacao guineense, em particular junto aos jovens e a Sociedade Civil. Por isso, compreende-se que, quotidianamente, directa ou inderectamente, é atacado e velipendiado atraves de meios e acções dos mais baixos e ignobeis possiveis.

Gratuitamente, o seu nome é sistematicamente citado por dois conhecidos blogs guineense a saldo dos dois campos da contenda politica actual, associando-o falasiosamente em envolvimentos em negocios e praticas obscuras, sobre as quais, a sua pessoa, é na realidade, completamente alheia. Um caso concrecto recente, é o descabimento de tentar associar o seu nome ao obscuro negocio da criação da nova companhia aerea de bandeira nacional anunciado pelo utopico SE dos transportes.

Um negocio, que envolve um sinistro homem de negocios romeno, Ovidius Tender, apontado como tendo graves problemas com a justiça. Recorde-se que, o referido empresario, aquando dos dois governos dirigidos por Cadogo tera proposto ao executivo de então esse mesmo negocio e outros ligados à exploração mineira, mas nenhum deles foi concretizado dado que, informações recolhidas sobre a idoneidade do investidor não foram favoraveis. Não aceitando emparceirar-se com O. Tender na altura que era Chefe do Governo, não se percebe, como pode ele estar agora envolvido num negocio dessa envergadura num momento que esta fora da esfera do poder de decisão Da que pensar!!

Sem ingenuidades, apetece perguntar : como pode Cadogo estar por dentro dessas negociatas, sabendo-se hoje, espoticamente isolado do partido, da vida politica e dos centros do poder ? Como pode Cadogo estar em negociatas com o actual PM, sabendo-se que este fugiu cobardemente dele e do seu nobre e desinteressado apoio ao Congresso de Cacheu como se de ebola se tratasse ? Embora seja verdade que hoje, Cadogo é muito cortisado por DSP, mas, não sera que tal aproximação, é mais uma necessidade de aproximação estrategica de DSP a fim de garantir a sua propria sobrevivencia politica no seio do partido, angariando a simpatia da larga franja de simpatizantes que Cadogo continua a ter ainda no Partido?

Como pode Cadogo associar-se aos maquiavelismos e negociatas de DSP, quando na realidade, este o combate ferozmente por todos os meios, ir até ao ponto, de recusar sorateira e sadicamente mandar pagar-lhe os seus direitos e rendimentos devidos pelo Estado com intencao clara de priva-lo de possiveis meios que lhe possibilitem um eventual retorno em força à vida politica guineense ?

Tudo o que se questiona em cima relativamente ao PM, aplica-se na integra para com as suas relações com o primeiro Magistrado da Naçao, José Mario Vaz (JOMAV). Este Sr, outrora seu amigo, teve o desplante de recusar ao Cadogo e a Raimundo Pereira uma audiencia em Lisboa, alegando que, "era muito cedo" para os receber e que, tal facto seria "mal interpretado pelas chefias militares, pois estes pensariam que ele estava a ser orientado e a agir por conta e mando de Cadogo". As essas duas figuras, pretendeu JOMAV fazé-los receber pelo seu Director de Gabinete. Enfim atitudes incompreensiveis, que so um eventual complexo intrinsecamente interiorizado pode justificar.

Hoje por hoje, Cadogo continua ausente da Guiné-Bissau, ja la vão mais de três anos, mas algumas pessoas continuam a querer justificar os seus fracassos colando-lhe ou atribuindo-lhe tudo o que de mal passou, incluindo o que se esta a passar de mal, neste momento no pais. Querer colar-lhe a pretensão de regresso de Zamora Induta ao pais é o caso mais recente de delirio de encomenda politica. Pergunta-se, com que fim o fazem ? Porque tanto receio do homem politico Cadogo, que até a sua sombra faz tremer os novos donos do poder ?

Antes bastava morrer uma pessoa para o seu nome ser logo apontado como "autor moral ou material", porém, não estando presente no pais por este longo periodo de tempo, mais de três dezenas de cidadãos foram barbaramente assassinados sem que ninguém ouse apontar o dedo a quem quer que fosse. Mas na realidade, como sempre foi, conhecem-se os seus autores e mandantes..., mas rodara o pau e um acabarão por dizer, "foi a mando do Cadogo".

Ha poucos, um outro rumor tentando jogar o nome do Cadogo no descrédito do complôt circula em Bissau. Curiosamente, o autor do rumor, é um aventureiro, politico falhado, golpista de quatro costados e vendedor de ilusões que se pavoneia posando ao lado de presidentes e ditadores defuntos. Esse fulano excecravel, esta a espalhar por Bissau de que, Cadogo vai fundar um novo Partido politico denominado, o "Partido Republicano" (nome pomposo ao menos) e relançar-se-a brevemente na politica. Afirma que ele e o golpista-papagaio da transição seriam um dos promotores desse movimento partidario.

Uma enormidade de mentira inventadas e vendidas a vil preço por um Judas que passa a vida na intriga, no complôt e golpes de estado. Cadogo que eu conheço nunca se alinharia com essa escumalha de gente reles. A decidir um dia constituir um Partido politico, creio que, Cadogo fa-lo-ia, não recorrendo aos arautos da intriga e do mal, mas sim ao acerto da sua consciência e no seio daqueles com quem se identifica, moral, civica e politicamente.

Como azeite puro na àgua, a verdade que temos que aceitar, é que, desde que saiu da Guiné-Bissau, nunca no pais houve tanta corrupção, roubalheira descarada de bens e do erario publico como se assiste hoje na nossa terra. Nunca membros do governo (salvo o periodo de transição) se enriqueceram tão rapida e gananciosamente como agora. Nunca as relações entre um PM e PR foram assim tão tensas, cinicas e execraveis como agora... pergunta-se : cadé o Cadogo nessa bagunça e roubalheira toda, !! ?

Uma coisa é certa, quer se queira quer não, Cadogo, apesar de todas as contigências e jogos de contrapoder que envolveram e minaram sobre maneira as suas duas passagens à frente do governo guineense, ele conseguiu deixar a sua marca de referência que pontificado pelo trabalho e resultados palpaveis nunca antes alcançados por nenhum governo anterior na Guiné-Bissau. Isto tudo, apesar de, em ambos os casos ter sempre governado num ambiente de pressão, quase terror e de não-guerra, pontuado pela pressão, ameaça e insubordinação permanente de uma horda tribal de homens armados que se chamou erraticamente de "Forças Armadas".

Binham sabiamente cantou, "Lifante cala, guintis pukenta"..."

;)


Guiné-Bissau vai ter uma faculdade...para cursos de ministro e secretário de Estado... AAS

terça-feira, 21 de julho de 2015

O bacalhau quer alhoooo


Chama-se Tiago, e chefia, em Bissau a AICEP. Inaugurada há duas semanas, funciona nas instalações da embaixada de Portugal, mas eu acho que a AICEP devia era construir uma sede. Para já, passemos ao que importa. O senhor Bastos, que é também o Dr. Tiago, na sua narrativa adverte para o conhecimento prévio do terreno, garantindo haver oportunidades listadas “na estratégia do Governo” da Guiné-Bissau, nomeadamente nas áreas da agricultura, pescas e serviços, mas as necessidades são muitas e “há um pouco de tudo para fazer”.

E deixou-se ir: “O importante é que os empresários que chegam a Bissau entrem em contacto com a AICEP para terem informações sobre as potencias parcerias e evitarem riscos desnecessários. É fundamental fazer trabalho em parceria e não de forma isolada, em que existem sempre riscos”.

Pois bem, Sr. Dr. Tiago Bastos

Riscos, existem em todo o lado; aldrabões, também. Conheço - posso publicar uma lista mesmo - de muitos europeus, onde se incluem vários portugueses, autênticos aldrabões que se diziam empresários, que vieram à Guiné-Bissau e deram pauladas das antigas aos nossos ricos pobres. Mas também levaram das boas. Alguns ainda nem recuperaram, outros puseram-se a caminho pior do que vieram, enfim, tragédias não faltam nas relações entre Portugal e a Guiné-Bissau.

A AICEP, na sua génese, serve para apoiar os empresários portugueses - certo? Certíssimo, doutor! Então - mas isto sou eu a pensar - o discurso do Tiago devia ser outro. Tipo "eh pá, venham mas não façam mais merdas!, ou um "não venham que esta merda não é de fiar." Ou seja, há merda por todos os lados!

Mon na lama, pé na pot-pot. AAS

Bem vindo, general Zamora Induta


O antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Zamora Induta, regressou nesta terça-feira, 21, ao país proveniente de Portugal, para onde se exilou desde o golpe de Estado militar de 2012.

De acordo com a agência de notícias Lusa, Zamora Induta comunicou ao chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Biague Na Ntam, o seu regresso ao país.

Zamora Induta abandonou Bissau depois de ter sido demitido e preso na sequência do golpe militar de Abril de 2012 liderado por general António Indjai, seu anterior adjunto no comando ds Forças Armadas.

Irresponsabilidade ilimitada


"Caro Aly,

Eu tenho seguido o teu blog, mas o que se passa na Guiné-Bissau é desesperante. Com a queda da luz (hoje) todo esse tempo, o hospital Simão Mendes esteve na escuridão total. Os dirigentes desse hospital não têm visão para saber que deviam estar sempre preparados para qualquer tipo de imprevisto como esse.

Ouvi nas notícia que o hospital recebeu novo gerador (já tem dois) e faço uma pergunta: Para que servem os geradores? Para enfeitar o hospital ou será que não houve uma planificação de combustível para esse caso ou será que o pessoal que opera o gerador não se encontra no hospital? Sempre um mal serviço para esse povo humilde. Onde está a responsabilidade para essa gente?

Obrigado, Aly

F."

EXCLUSIVO DC: Incidente gravíssimo marca partida do Presidente da República para Malabo


Um incidente grave teve lugar na placa do aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, no dia em que o Presidente da República, José Mário Vaz, deixou Bissau com destino a Malabo, na Guiné Equatorial para participar na cimeira sobre o Ébola.

Uma fonte que esteve no aeroporto e assistiu a tudo, disse ao DC que tudo começou ainda antes. "O Presidente começou por cumprimentar friamente os membros do Governo", contou. "Depois" - prosseguiu - "assim que a banda de música militar começou a tocar o hino nacional (que marca as partidas e chegadas do Chefe de Estado), o Presidente não se perfilou sequer para cumprimentar as tropas em parada e pôs-se a andar em direcção ao avião."

Ainda segundo a mesma fonte, "o próprio presidente da ANP, Cipriano Cassamá, tentou demovê-lo, tomando-lhe pelo braço, mas não surtiu qualquer efeito. O presidente nem vacilou..." A banda de música e os militares em parada "estavam apenas a fazer de figurões, de bombos da festa", concluiu.

Espera-se pois da parte da Presidência da República uma explicação para este incidente considerado muito grave, talvez até o único na nossa democracia de 42 anos. AAS

Presidente da República, José Mário Vaz, regressou hoje ao País, vindo da Guiné Equatorial. AAS

NOTÍCIA DC: Procurador Geral da República, Hermenegildo Pereira, foi hoje ao parlamento pedir o levantamento de imunidade a alguns deputados. AAS

ATENÇÃO EAGB: Toda a cidade de Bissau, e arredores (mais de 400.000 almas) está sem energia eléctrica há mais de 5 horas. Segundo os boatos, desta vez é para durar. Por toda a cidade ouvem-se os geradores. E lá vamos nós de novo! AAS

De volta


Visite: ditadura do consenso - o blog no Facebook

União Europeia nas cadeias


segunda-feira, 20 de julho de 2015

PAIGC vs PGR - Com a Justiça não se brinca


O Ministério Público da Guiné-Bissau acusou hoje o Governo do país de tentar manipular a Justiça depois de se ter insurgido contra as diligências efetuadas junto de membros do executivo sob investigação.

Em nota de imprensa a que a agência Lusa teve acesso, o Ministério Público questiona a oportunidade do posicionamento do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) e do Governo contra a audição dos governantes.

De acordo com o comunicado, tanto o partido como o próprio Executivo têm a obrigação de conhecer as tramitações processuais, pelo que "é uma comédia" afirmar que se está perante uma perseguição. "A vontade incontrolável de manipular os 'media' e a opinião pública, porque é disso que se trata, é a linha de entendimento predominante deste Governo e do PAIGC", adiantou ainda o Ministério Público.

No mesmo comunicado, explica-se que já foram ouvidas na qualidade de suspeitos ou testemunhas pessoas ligadas ao Governo, à Assembleia Nacional Popular (Parlamento) e à Presidência da República. O Ministério Público entende que faz parte da estratégia do Governo e do partido que o sustenta fragilizar a ação das instâncias judiciais e promover a impunidade no país.

O organismo judicial guineense diz-se aberto para que toda a sua atuação seja investigada à luz da lei. As queixas contra o Ministério Público foram veiculadas na última semana em comunicados do PAIGC e do Conselho de Ministros. O descontentamento foi veiculado depois de o Ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Mário Lopes da Rosa, ter ficado impedido de sair do país como medida de coação no âmbito de uma investigação.

No início de junho, Idelfrides Fernandes, secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, foi detido durante algumas horas por suspeita de atribuição ilícita de passaportes a cidadãos estrangeiros. Lusa

PAIGC/Cabo Verde


Comunicado de Imprensa

A Comissão Politica do PAIGC, em Cabo Verde, vem seguindo com muita atenção o desenrolar da situação politica na Guiné Bissau. Pois, na sua última reunião ordinária e, depois de ter auscultado todos os membros presentes sobre os acontecimentos deliberou os seguintes:

A Comissão Politica do PAIGC, em Cabo Verde, vem seguindo com muita atenção o desenrolar da situação politica na Guiné Bissau. Com isso, e sendo cidadãos e membros do partido no poder. Pois na última reunião dessa comissão partidária, depois de ter analisado todos os acontecimentos políticos a decorrer naquele país, vem por este meio apresentar a nossa posição.

 Caros concidadãos, mais uma vez, estamos perante um novo governo eleito pelo povo e que está exercendo o seu mandato que lhes confiaram. Porém, gostaríamos de lembrar e chamar atenção aos nossos conterrâneos de que já passaram 25 anos desde abertura política e democrática no país. O povo nunca sentiu a verdadeira liberdade de democracia e nem tão pouco o desenvolvimento do país de que todos almejamos. Tudo isso fruto das constantes intrigas interna no seio dos partidos políticos por questões de governância. Esta atitude coloca- nos cada vez mais distantes da corrida para atingir o patamar dos países desenvolvidos. Hoje em dia, é notório na Guiné de que há um clube de “intchutchiduris1” organizado para desorganizar o país. Esse clube deve atualmente merecer a nossa especial atenção.

 Caros compatriotas, queremos com isso, apelar os órgãos da soberania nacional e também, membros do partido no poder de que devem pautar pela via do diálogo como uma das ferramentas para ultrapassar qualquer divergência. Com tudo, apelamos ao presidente da república como garante da constituição e ator principal pela estabilidade governativa, zelar pela via do diálogo e procurar fazê- lo nos lugares próprios para o efeito. Isto é, com o objetivo de evitar que os tchutchiduris* deturpassem as informações criando eco nas mídias de comunicação social provocando até certo ponto, o clima de instabilidade governativa.

 Por conseguinte, apelamos ao ministério público que continue com o seu trabalho baseado na lei magna do país, mas também, devem se pautar pelo sigilo profissional em qualquer processo de investigação até o apuramento final dos factos. Principalmente para os detentores dos cargos públicos, porque isso tem a ver com a imagem do país. Porem, é de realçar que todos os guineenses devem se envolver no resgate da má imagem, fomentando a credibilidade interna e internacional do país.

Para terminar, é de salientar que é com a união que se faz a força.
Viva a unidade nacional Viva a democracia Unidos venceremos
MUITO OBRIGADO

(*) gente de má fé

Excitação do editor




As pessoas, na Guiné-Bissau, deixaram simplesmente de acreditar. Atiraram a toalha ao chão. Por tabela, surgiram escribas, muitos deles quase-analfabetos mas que entretanto estudaram...nô bai. Espantosamente, muitos acreditam nas suas mentiras, quase todas descaradas, escancaradas a frio nas redes - sociais, blogosfera etc.

Guineenses,

Não percam o vosso tempo, esqueçam quem nada acrescenta, mesmo que falando, escrevendo, miando. Todos os dias leio mentiras e fico de queixo caído. Boatos então...

- Deixem o Presidente da República e o Primeiro-Ministro em PAZ.
- Deixem-nos TRABALHAR em benefício do Povo cansado da Guiné-Bissau.

Estão a sufocar todo um Povo e nem dão conta. Que obtusos que são...Que mal que vos fica. Deixem a Guiné-Bissau RESPIRAR. Vocês NÃO são nem nunca serão jornalistas. Jornalismo é responsabilidade e não libertinagem; é falar e escrever a verdade e, sobretudo, assumir que se escreveu aquilo. Quem o não fizer NÃO é sequer um homenzinho. Será um cão, com ou sem trela. Ou um rato!

Escrever quatro palavras e dar seis erros, então...deixei simplesmente de visitar outros sítios e blogues. Por pudor. Irrita-me profundamente ver a língua portuguesa tão maltratada, espezinhada como se, por cá, a língua oficial é o bielorrusso...não sabem escrever? Simplesmente NÃO escrevam. É um bom conselho. Acreditem.

Já pensaram se 'eles' decidirem também ser...médicos - Veterinário ou outro?! - pois acham-se jornalistas e até emitem nos 'seus estúdios', ora em Bissau ora em Lisboa... Nha mãe! Ma n'fala, Guineense ka tené sorti dé... Bô para dja. AAS

Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, depositou uma coroa de flores no mausoléu de Amilcar Cabral, na fortaleza d'Amura em Bissau. AAS


Ditadura do Consenso: 24 milhões e...muito agradecido. Mais cedo ou mais tarde, o seu blogue. AAS


domingo, 19 de julho de 2015

Cabo Verde/Guiné-Bissau: acabou a dupla tributação


Os governos da Guiné-Bissau e Cabo Verde rubricaram hoje acordos para evitar a dupla tributação, evasão fiscal e ainda no domínio sanitário, anunciaram os chefes de governo dos dois países. Os acordos foram rubricados no final de uma visita de trabalho de quatro dias à Guiné-Bissau do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Mária Neves.

Para além do entendimento ao nível da fiscalidade, Cabo Verde vai formar técnicos guineenses para o país ter um laboratório de controlo de qualidade de pescado, entre outras valências. Os dois governos acordaram também sobre a possibilidade de realizar cimeiras de dois em dois anos.

O primeiro-ministro cabo-verdiano manifestou ainda vontade de ver alguns municípios do arquipélago geminados com a ilha guineense de Bolama, na sequência da sua visita a outras duas ilhas, Bubaque e Rubane. As ligações marítimas entre os dois países poderão também ser retomadas ainda este ano.

Por outro lado, a empresa Inpharma rubricou um memorando de entendimento com o Ministério da Saude Pública guineense para o fabrico de medicamentos na Guiné-Bissau. José Mária Neves destacou o trabalho em curso na Guiné-Bissau, um país que disse estar a "reerguer-se depois de vários anos de convulsões", tendo enaltecido o desempenho do primeiro-ministro Domingos Simões Pereira.

Este por sua vez reconheceu que os dois países estão a criar "as sinergias necessárias para uma parceira estratégica" onde o setor privado "terá uma palavra a dizer. Objetivamente temos que reconhecer que nós temos um trabalho a realizar", defendeu Domingos Simões Pereira, para quem o "caminho começou a ser feito" através da criação de mecanismos que vão materializar as intenções.

Como forma de reconhecer e agradecer a contribuição dos guineenses no processo da independência da Guiné-Bissau, aliás, motivo principal da visita, o primeiro-ministro de Cabo Verde disse que decidiu oferecer medicamentos à pediatria do Hospital Simão Mendes, de Bissau.

Primeiro-ministro, José Maria Neves, foi recebido pelo Presidente da República, José Mário Vaz


Visita de Cortesia: Primeiro-ministro de Cabo Verde visitou presidente da ANP, Cipriano Cassamá


O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, reúne hoje, às 16h, no Azalay Hotel com a comunidade cabo-verdiana residente na Guiné-Bissau. AAS

Turismo de pancadaria na adega


"Caro Aly,

Somente para te informar que um dos donos do restaurante Loureiro - o gordo - anda sempre bêbado e a chatear os clientes. Isso deve ser denunciado, e a secretaria de Estado do turismo não pode admitir isso.

Ontem, por volta das 22h, apanhou uma valente tareia de um cliente que andava a chatear, ao ponto de os clientes abandonarem o restaurante. Assim é que queremos promover o turismo? Duvido...

Obrigado, e peço anonimato.

F."

sábado, 18 de julho de 2015

EXCLUSIVO DC: Governo guineense pagou já a contrapartida da construção da barragem de Sambagalou, no valor de 1.2 mil milhões de francos CFA. AAS


É a primeira vez que um governo na Guiné-Bissau paga, de uma assentada e com recursos internos esse montante. Bardadi terra ranka

sexta-feira, 17 de julho de 2015

DSP quer inspirar-se no modelo cabo-verdiano


O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, afirmou que quer se inspirar no modelo cabo-verdiano para promover o desenvolvimento da Guiné-Bissau.



Cabo Verde "é um exemplo, o modelo a seguir", observou Simões Pereira, em curtas declarações aos jornalistas, a saída de uma primeira reunião de trabalho entre delegações dos dois países, no âmbito da visita oficial de quatro dias à Guiné-Bissau do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, hoje iniciada.

Antes da audiência, presenciada pelos membros dos dois governos, Domingos Simões Pereira esteve reunido, a sós, com o seu homólogo cabo-verdiano. O primeiro-ministro guineense aproveitou o encontro com José Maria Neves para felicitar o povo cabo-verdiano pelos 40 anos da independência das ilhas e ainda para enaltecer "as realizações concretas" em curso em Cabo Verde.

"Endereçamos as nossas felicitações pelos 40 anos da independência num momento em que Cabo Verde conhece ganhos e realizações concretas que nos fazem pensar que realmente é possível" concretizar o desenvolvimento, observou Domingos Simões Pereira.

Por sua vez, o primeiro-ministro cabo-verdiano afirmou ser "sempre com orgulho" que visita a Guiné-Bissau para agradecer "o grande contributo" dos guineenses no processo da independência de Cabo Verde. Os dois dirigentes esperam concretizar um conjunto de ideias para a cooperação política, económica e empresarial, em prol dos dois países e povos. Lusa

quinta-feira, 16 de julho de 2015

EXCLUSIVO DC: Acidente com avião da Asky em Bissau



O AVIÃO ACIDENTADO, NA PLACA DO AEROPORTO OSVALDO VIEIRA, EM BISSAU

Um avião da companhia Asky, com dezenas de crianças a bordo, entrou num buraco quando se preparava para levantar voo no aeroporto de Bissalanca, nos arredores de Bissau.

Foi depois rebocado até à placa. O avião acabou por levantar voo, sem passageiros e por precauções com a segurança, mas também as crianças foram logo levadas para o Azalay Hotel. Uma vergonha, que podia ter tido consequências fatais, e que pode fazer com que companhias aéreas deixem de aterrar em Bissau. AAS

VISITA OFICIAL: Primeiro-Ministro de Cabo Verde recomenda "diálogo interno" na Guiné-Bissau


O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou hoje importante que haja "diálogo interno" na Guiné-Bissau para consolidar os progressos conquistados no último ano.

"A Guiné-Bissau goza de um grande prestígio internacional pela forma como concluiu o processo de transição e realizou a mesa redonda [de doadores]. É preciso consolidar tudo isso através de um processo de diálogo interno", referiu.

O líder do Governo cabo-verdiano falava hoje no início de uma visita oficial de quatro dias a Bissau, ao depositar uma coroa de flores no mausoléu de Amílcar Cabral, fundador da luta pela independência.

O Governo e Presidente guineenses, eleitos há um ano, puseram fim ao período de transição que sucedeu ao golpe de Estado de 2012.

A 25 de março, as novas autoridades realizaram um encontro de doadores em Bruxelas que permitiu mobilizar mais de mil milhões de euros de intenções de apoio da comunidade internacional.

"Cabo Verde estará ao lado da Guiné-Bissau e das autoridades guineenses", acrescentou José Maria Neves, que considerou que a visita que está a realizar ao país "é o reconhecimento do que a Guiné-Bissau fez para a independência de Cabo Verde".

O líder do Governo cabo-verdiano chegou a Bissau cerca da 01:00 local (02:00 em Portugal) para uma visita que visa sobretudo reforçar as relações económico-empresariais bilaterais nas áreas do Turismo, Transportes Aéreos e Marítimos, Pescas, Formação Profissional, Ensino Superior, Ciência e Inovação.

VISITA OFICIAL: Bem-vindo, Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves



Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira recebe o seu homólogo de Cabo Verde em Bissau. Foto: Gab. P.M.

"Vou à Guiné-Bissau nos 40 anos da independência de Cabo Verde, para agradecer os nossos irmãos pela nossa independência." José Maria Neves, PM de Cabo Verde

EAGB: Brá está às escuras faz 1 semana


"Sr. Aly,

Venho por este meio agradecer o trabalho que tens feito para o bem da Guiné-Bissau e também relatar que o bairro de Brá se encontra sem luz já a uma semana por causa de um cabo estragado.

Até agora não apareceu nem um agente da EAGB sequer para resolver o problema.

Com os melhores cumprimentos.

Carlos A."

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Campeonatos do Mundo de Atletismo-ESPERANÇA: O nosso atleta Otoniel Badjana competiu esta manhã, e não conseguiu chegar à final. Era quase impossível, pois dos 32 atletas, só passavam 12. AAS

ÁFRICA, PREPARADA PARA A GUERRA!: O continente africano gastou, em 2014, 50 mil milhões dólares em armamento, alcançando um desonroso primeiro lugar. África gastou mais 6 por cento em material letal que em 2013. Angola e Argélia, por exemplo, gastam cada um o equivalente a 6% do seu PIB na compra de armas. AAS


NOTA CURIOSA - OU O MOTIVO DO NOSSO ATRASO: Apenas 6% do continente africano está cultivado. Trabalhar, que é bom, todos dispensam...AAS

Falsos inspectores detidos em Bôr



Djubi sé rostos gora kkkkk


O dono do cartão é o inspector Sadjo Mané

Dois jovens foram presos em flagrante delito, em Bôr, onde se faziam passar por inspectores do ministério do Comércio. Um deles estava na posse de um cartão de identificação, tendo trocado a fotografia pondo a dele.

Foram presos e depois libertados. o próprio comandante da polícia de Prábis, apurou o DC, telefonou para a associação de Bôr - onde foram apanhados - alegando que um deles é seu sobrinho...AAS

António Aly Silva: Duas entrevistas em quatro dias



Primeira entrevista, no domingo, à Oficina de Filmes, para um documentário sobre a Guiné-Bissau e encomendado pela RTP, com estreia em Novembro.


Segunda entrevista, hoje e também sobre o nosso País, ao Dev Reporter, um projecto da União Europeia e também para passar em novembro.

Que, sabe, pode! AAS

terça-feira, 14 de julho de 2015

ÉBOLA: Guineenses perceberam que a doença pode matar


A avaliação de um plano de comunicação em saúde sobre o vírus Ébola, executado na Guiné-Bissau, indicou que os guineenses perceberam que a doença pode resultar em morte sem os devidos cuidados, disse hoje a responsável pelo projeto.

"Houve um acolhimento muito grande (do projeto). Os guineenses sentiram claramente que a doença causada pelo vírus Ébola resulta em morte se não houver cuidados", disse hoje à Lusa Isabel de Santiago, autora do "Plano de Comunicação em Saúde (PCS) -- Evitar o contágio por vírus Ébola nos PALOP/Guiné-Bissau".

Isabel de Santiago - investigadora em Comunicação em Saúde e assistente convidada no Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) - declarou que a execução do plano Guiné-Bissau foi prioritária devido à vizinhança com a Guiné-Conacri, um dos países mais atingidos pela mais recente epidemia do vírus Ébola.

O Plano de Comunicação em Saúde, executado entre janeiro e maio, formou vários membros da sociedade guineense (intermediários, profissionais da saúde e régulos/líderes tribais) para levar informação à população sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus Ébola.

O projeto tinha como principais intervenções o treino de pontos focais, reuniões com os líderes das comunidades para a familiarização do programa, sessões educativas com os habitantes e ações envolvendo os media.

Segundo a investigadora - doutoranda em Educação e Comunicação em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa -, as conclusões sobre o PCS foram resultado de um inquérito de avaliação do treino/formação dos mediadores e intermediários envolvidos no projeto. Nesta avaliação foram inquiridos 157 de indivíduos formados (82% do total da amostra) durante o programa.

No que diz respeito às áreas das mensagens apreendidas, as áreas com maior peso são a higiene pessoal (79% do total da amostra cita mensagens desta área); a transmissão (76%) e a higiene nos funerais (68%). Cerca de 47% dos inquiridos citam ainda mensagens da área de higiene das mães para com as crianças, segundo a investigadora.

"Três mensagens chave que foram determinantes para o sucesso da formação. Primeiro, evitar o contacto das mãos com o que chamados fluidos (fezes, sangue, vómitos), a necessidade de uma permanente higiene dos adultos, assim como ensinar estas práticas de higiene às crianças", disse Isabel de Santiago.

"Outra mensagem importante passada refere-se aos cuidados de higiene e alimentação diários, nomeadamente evitar comer carnes de animais selvagens (macacos, chimpanzés, morcegos e outros vertebrados), além de ensinar às crianças que evitem comer frutas picadas (por morcegos que são um dos repositórios do vírus Ébola)", disse a investigadora.

Segundo Isabel de Santiago, outro ponto importante era "a lavagem dos cadáveres, que deve ser feita por um profissional de saúde, um enfermeiro ou enfermeira, para evitar o contágio se o morto estiver contagiado pela doença".

O PCS teve a orientação científica dos professores doutores José Pereira Miguel, diretor do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da FMUL, e Francisco Antunes, especialista em doenças infecciosas e medicina tropical do Instituto de Saúde Ambiental/ISAMB e professor catedrático emérito da FMUL.

O projeto, realizado em articulação com as autoridades competentes guineenses aos níveis nacional e local, teve ainda o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Este programa de comunicação em saúde também foi implantado em São Tomé e Príncipe e os seus resultados serão publicados posteriormente. A epidemia do Ébola causou mais de 11 mil mortos desde o final de 2013, na sua maioria na Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria, e desorganizou os seus sistemas de saúde, destruiu as suas economias e afugentou os investidores. Lusa

OPINIÃO: Sapiência e Maturidade


"Boa tarde, Aly

Espero não estar a roubar-te assim muito tempo. Passei para te felicitar pela leveza, sapiência e maturidade com que tens tratado a guerra ego-institucional que se instalou sem tréguas na Guiné-Bissau entre as principais instituições do Estado.

As farpas e os recados postados, são para os paus mandados. Prossegue o teu rumo pois é assim que marcaste sempre a diferença entre os demais: ser bom e ter qualidade nos momentos mais críticos.

Que Deus te abençoe.

Teu amigo-irmão"

Ainda que nem queira ouvir falar em afastar os acossados...


Comunicado de Imprensa dos sindicatos de base GuinéTel e Guiné Telecom


VISITA: Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, chega a Bissau no próximo dia 16 do corrente mês. AAS

EXCLUSIVO DC/CONSELHO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIO: Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira condenou a vaga de detenções aos membros do seu Governo, e apelidou-os mesmo de "perseguições". Para não variar, propôs um debate de urgência na Assembleia Nacional Popular sobre o 'Estado da Justiça' na Guiné-Bissau. AAS

Luz tem


O hospital nacional Simão Mendes vai beneficiar de um novo gerador a diesel de 350 Kva, estando neste momento a ser instalado. Os trabalhos terminam em agosto. O hospital passa a ter dois geradores com as mesmas capacidades. AAS

Água para todos


Oitenta e oito tabancas vão beneficiar de água potável, distribuídas em fontanários. Este projecto é do ministério dos Recursos Naturais, com financiamento da União Europeia. O contrato foi assinado recentemente e os trabalhos iniciam hoje.

Das oitenta e oito tabancas, 61 beneficiarão da reparação dos sistemas solares, instalados há sete anos. Em vinte e sete tabancas, serão construídos de raiz novos fontanários, reservatórios e instaladas bombas solares. A obra será feita pela empresa guineense ASCON. O custo total ascende a mais de um milhão de euros. AAS

Farim dindinbanko


A cidade de Farim já tem água potável desde a semana passada, com diversos fontanários espalhados pela cidade e algumas ligações aos domicílios. Foram reparadas mais de 10 quilómetros de condutas.

O sistema está a funcionar com uma bomba solar de grande capacidade, instalada no furo e no depósito elevado, situado no quartel do bairro de Nema. O financiamento integral da obra foi feito pelo Governo da Guiné-Bissau. AAS

ATENÇÃO EAGB: Na rua de Angola (bairro de Chão de Papel) NÃO temos luz desde as 12 horas de ontem...AAS

segunda-feira, 13 de julho de 2015

SAÚDE: A empresa cabo-verdiana de produtos farmacêuticos Inpharma vai começar a fabricar medicamentos para a Guipharma, congénere da Guiné-Bissau, em 2016. AAS

Grande parte da cidade de Bissau está sem ELECTRICIDADE há mais de 5 horas!!! AAS

REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL: A surpresa na saída de Domenico Sanca


Domenico Sanca, secretário de Estado da Ordem Pública, será um dos cinco membros do Governo que fazem parte do grupo dos remodeláveis. O primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, apurou o DC, levará os nomes dos substitutos ainda esta semana ao Presidente da República.

Domenico Sanca, recorde-se, sobreviveu ao ministro Botche Candé, que sucedeu na pasta interinamente, e depois manteve-se no seu cargo. Até agora. DSP e DS não morrem propriamente de amores um pelo outro - e isso nem é segredo para ninguém.

Mário Lopes da Rosa, dos Negócios Estrangeiros, Tomás Barbosa, secretário de Estado da Cultura e Desportos, Ildefonso Barros, secretário de Estado das Pescas e Idelfrides Fernandes, da Cooperação e Comunidades, todos com problemas na Justiça, podem ser igualmente dispensados ainda esta semana. Mas o número pode até aumentar. AAS

Enlatado e com um...Penacova!


Bandeira madrasta


O meu bom amigo, o historiador Leopoldo Amado deu ontem uma entrevista (eu também fui entrevistado) para um documentário sobre a Guiné-Bissau, que passará na RTP em Novembro.


BANDEIRA DA GUINÉ-BISSAU invertida no Centro Cultural Português - Bissau

Pena é a nossa bandeira estar de novo...invertida! Só dei conta ontem, já em casa, pois eu fui entrevistado numa sala diferente.

Lopes da Rosa "enlatado" por empresa de pesca chinesa


O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa, foi proibido de sair do país por ser alvo de uma investigação devido a decisões que tomou quando era o responsável das Pescas, e que envolvem uma empresa chinesa, disse este o seu advogado.

Lopes da Rosa foi também notificado pelo Ministério Público a pagar cem milhões de francos CFA (cerca de 152 mil euros) de caução, acrescentou o advogado, Carlos Pinto Pereira, que já se opôs às medidas. "Estamos globalmente contra a decisão", disse.

De acordo com Pinto Pereira, o actual ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau foi ouvido na semana passada no âmbito de um processo que averigua decisões que tomou em 2013, quando era ministro das Pescas no Governo de transição - nomeado depois do golpe de Estado militar de 2012.

Segundo fontes do Ministério Público guineense, o chefe da diplomacia do país é investigado no caso do prolongamento de um acordo de exploração de pesca e descarga de pescado a uma empresa chinesa. "Com a extensão do período de transição, foi necessário aumentar o período desse acordo: estavam autorizados até meados de 2013 e o prazo foi prolongado até Dezembro" do mesmo ano, explicou o advogado do ministro.

Ao ser ouvido, Mário Lopes da Rosa, que é membro do PAIGC (o principal partido do Governo de unidade nacional) refutou as acusações de irregularidades no processo, acrescentou o advogado, que considerou que a decisão de impor medidas de coacção ao governante está "insuficientemente fundamentada".

Carlos Pinto Pereira disse ainda que as medidas foram decididas por um magistrado hierarquicamente abaixo do previsto na lei para decidir a aplicação destas medidas de coacção "a deputados ou membros do Governo". "O magistrado que tem o processo em mãos não tem competência para proceder como procedeu, pelo que solicitámos que se declarasse nulo tudo o que foi realizado", explicou.

Segundo a imprensa guineense, o ministro foi ouvido na terça-feira da semana passada no Gabinete de Luta contra Corrupção e Delitos Económicos. Solicitou depois a devolução do seu passaporte diplomático para uma missão no exterior, mas o Ministério Público retirou-lho e proibiu-o de se ausentar do país.

Bruma já está no País Basco


domingo, 12 de julho de 2015

DESPORTO: Bruma já está em Espanha



FOTO: DR/DC

As primeiras imagens do jogador Bruma no aeroporto da Portela, de partida para Espanha onde amanhã logo cedo vai submeter-se aos exames médicos, à assinatura do contrato e será oficialmente apresentado no Real Sociedad da 1ª Liga Espanhola. Bruma viajou acompanhado pelo seu empresário Catio Baldé e o adovogado Dr. Bebiano Gomes.

sábado, 11 de julho de 2015

PRS tornou-se membro da Internacional Democrata Centrista


10 de Julho de 2015, fica como a data histórica para os dirigentes e militantes do Partido da Renovação Social da Guiné-Bissau (PRS). Nesse dia o partido foi admitido como membro de pleno direito da Internacional Democrata Centrista (IDC). Neste momento a IDC, é a família com mais peso político na Europa, sendo que os partidos que a integram são governos Na Alemanha, Portugal e Inglaterra.

A confirmação dessa integração na IDC aconteceu no México, onde decorreu no passado dia 10 de Julho, o Congresso dessa família política. Para testemunhar a entrada na IDC, o PRS fez representar-se por uma delegação de peso composta por, Martina Moniz, vice-presidente, pelo porta-voz,Victor Pereira e o actualmente quadro do PRS, Dr. Domingos Quadé. Toda a delegação foi chefiada, pelo Dr. Florentino Mendes Pereira, Secretário-geral do Partido.

Em declarações ao site, www.prsgb.com, considerou de importante e histórica vitória, a integração do PRS na IDC, porque o partido terá a partir de agora, os parceiros de peso na sua luta para o bem-estar da nação guineense.

O que mais dá peso a essa vitória, segundo Mendes Pereira, é que a integração do partido foi aceite por todos, porque foi admitido por “aclamação. Importa sublinhar que, há quatro meses, em Bissau, o PRS recebeu uma reunião da IDC, antes de ser membro de pleno direito.

FMI aprova empréstimo de 24 milhões


MORATÓRIA DE BRINCADEIRA: O corte de árvores continua um pouco por toda a parte, mas principalmente nas regiões de Bafatá (Sector de Bambadinca), em Gabú e em Nhampassare com conivências e cumplicidades dos respectivos delegados regionais das florestas. AAS

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Estado injusto


"Boa tarde Aly

Quero atraves do nosso blog perguntar a quem de direito o seguinte:

QUANTO CUSTA O REGISTO DE CRIANCA QUE JÁ COMPLETOU 11 ANOS?


O meu vizinho foi hoje registar a sua filha de 11 anos de idade no posto de registos de reparticões de financas em Missira. O que aconteceu é que os pais da crianca tem bilhete de identidade e a crianca tem um cartão de vacina. Os funcionarios credenciados para registar as criancas tiveram um comportamento um pouco estranho o que deixou o pai da crianca revoltado.

- A caderneta custou 3.500 fcfa

- A crianca foi submetida a uma entrevista e pagou 250 fcfa

Para receber a caderneta ja na terceira sala os pais tiveram que pagar 4.500 fcfa

Os funcionarios alegaram que a crianca deve ter testemunhos não interessa de onde são testemnuhos o que lhes interessa é que aquele espaco de testemunho deve ser assinado.

No total os pais pagaram 8.250 fcfa para o registo de uma crianca.

obrigado,
Ibraima"

MALDITA COCAÍNA: Três mulheres caboverdianas foram presas no aeroporto internacional de Casablanca, Marrocos, com 6 kgs de cocaína dissimuladas em malas de mão. Vieram do Brasil e o destino era a Guiné Bissau...de novo na rota do tráfico de drogas. AAS

Primeiro-Ministro recebeu o Embaixador de Angola


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, recebeu ontem em audiência, o embaixador de Angola no país, Daniel Rosa. Daniel Rosa apresentou cumprimentos ao governante guineense e aproveitou a oportunidade para reafirmar a disponibilidade de Angola em aprofundar os laços de cooperação com a Guiné-Bissau.

O encontro de Daniel Rosa com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau enquadrou-se no âmbito das visitas de cortesia que o diplomata angolano tem levado a cabo junto do governo e do corpo diplomático acreditado no país. Na segunda-feira, Daniel Rosa manteve outro encontro com o Presidente da Assembleia Nacional popular, Cipriano Cassama.

Na quinta-feira, o representante diplomático angolano manteve encontros de cortesia com os embaixadores da França e dos Estados Unidos da América acreditados em Bissau. Os encontros com entidades guineenses e estrangeiras acontecem semanas depois da acreditação do diplomata angolano naquele país da África Ocidental. AngolaPress

Qualquer coincidência com a sondagem é a mais pura realidade


ACERTO DE CONTAS: Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa, foi proibido de se ausentar do País pelo ministério Público, noticiou a RDP-África. Ditadura do Consenso sabe também que o MP retirou o passaporte ao secretário de Estado da Cultura e Desportos, Tomás Barbosa. AAS

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Acidente grave mancha visita


Um acidente grave manchou a visita de Ray Mabus, o secretário de Estado norte-americano da Marinha, à Guiné-Bissau. À chegada do visitante ao palácio do Governo, já no cimo da rampa, uma das motorizadas que fazia a escolta perdeu o controle, despistou-se e foi atropelar um elemento feminino da segurança do secretário de Estado norte-americano. O ferimento na cabeça foi grave, tendo a vítima sido suturada com nove pontos.

NOTA: As motorizadas não podem andar na rampa, pois o piso onde as individualidades são recebidas não oferecem aderência. AAS

Campeonatos do Mundo de Atletismo: Guiné-Bissau diz 'presente!'


Onotiel Badjana que recentemente saiu como o 5º melhor Africano nos Campeonatos de África realizados nas Ilhas Maurícias, em Abril, vai agora estar presente nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, na sua respetiva categoria.



A Federação de Atletismo da Guiné-Bissau, com o apoio total do Governo da Guiné-Bissau através da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, irá assim representar o País, onde o 5º melhor Africano promete uma performance exemplar.

O atleta do Sporting Clube de Portugal, que já se encontrava confirmado para esta competição, conseguiu ontem os mínimos de qualificação para estes campeonatos do Mundo , ou seja, a Guiné Bissau estará nestes mundiais por mérito próprio.

Thank you, Guinea Bissao


A senhora minha Mãe completou hoje 70 anos de vida. Parabéns, Mãe. AAS

Bissau molhada: Choveu ininterruptamente durante 15 horas! AAS

Caros leitores: Não esperem pelas partilhas de notícias do blogue no Facebook, pois o Sr. Zuckerberg entendeu mandar desactivar a minha conta. Não que tenha feito algo de mal, até porque pediram-me que provasse por a+b que a conta é minha... Problemas na rede. AAS

RIP/ÚLTIMA HORA: Faleceu em Lisboa o escritor guineense António Felix Siga. Paz à sual alma e condolências à família. AAS


António Felix Siga, faleceu hoje em Lisboa por volta das 15:20 no Hospital Pulido Valente vítima de doença prolongada.

A pedido da família, a Fundação Ricardo Sanhá, no inicio do corrente ano, acolheu e acompanhou António Félix Siga e tentou através dos meios de saúde disponíveis em Portugal ajudá-lo, ele esteve inicialmente internado no Hospital de Santa Maria e mais tarde viria a ser internado no Hospital Pulido Valente onde acabou por falecer.

Kanua matchu na hora di duzuspero...


O Conselho de Ministros aprovou a construção de um novo bairro a que chamou (erradamente) NOVO BISSAU. Se Bissau é no feminino porque é que o nome será NOVO e não NOVA?! Temos de ser sempre medíocres em tudo o que fazemos? Mudem esse nome para NOVA BISSAU - já!!!

TORTURADO ATÉ À MORTE: O juíz de Instrução Criminal decretou ontem a prisão preventiva a cinco dos 10 agentes da polícia de ordem pública de Bissorã, acusados de terem torturado até à morte o cidadão nacional Tchutcho Mendonça, de 37 anos de idade, na sequência de uma denúncia da Liga Guineense dos Direitos Humanos. Aos restantes cinco foram aplicadas medidas de coação de termo de identidade e residência. AAS

EUA admitem colaborar com a Guiné-Bissau em exercícios militares


Os Estados Unidos da América admitem colaborar com a Guiné-Bissau em exercícios militares, anunciou hoje o secretário de Estado da Marinha norte-americano, Ray Mabus. "Falámos de programas específicos em que a Marinha e os fuzileiros podem colaborar com a Guiné-Bissau", nomeadamente, na realização de exercícios e treinos conjuntos, referiu após encontros com as autoridades guineenses.

Ray Mabus, o mais alto dirigente da administração norte-americana a visitar a Guiné-Bissau até hoje, reuniu-se com a ministra da Defesa, Cadi Seidi, com o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, e com o Presidente da República, José Mário Vaz. A visita inseriu-se num périplo daquele responsável por países africanos.

Os encontros com as autoridades guineenses serviram para reforçar "o envolvimento que existe entre os dois países. Dei os parabéns ao Presidente pelo aniversário da democracia", numa alusão às eleições do último ano que puseram fim ao regime de transição que sucedeu ao golpe de Estado de 2012.

O secretário de Estado norte-americano Ray Mabus destacou também a atual agenda reformista guineense. "A democracia, a transparência do Governo e o controlo civil dos militares permitem este relacionamento" entre EUA e Guiné-Bissau, concluiu.

NOTÍCIA DC: O Procurador Geral da República, telefonou pessoalmente ao actual secretário de Estado da Cultura e Desportos, Tomás Barbosa, para lhe dar conta de que será ouvido em futuras diligências por causa da sua passagem pelas Pescas. A resposta do governante é que não foi de modas: "Sr. Procurador, eu não tenho medo de nada. Há pouco tempo tinha toda a tropa à minha procura!"...Tomás Barbosa referia-se à caça ao homem de que foi alvo depois do golpe militar que depôs o primeiro-ministro, Carlos Gomes Jr. AAS

NOTÍCIA DC-BAO/FINANÇAS/UMA ESCOLHA FELIZ: António Monteiro, quadro do banco BAO, foi convidado para, em comissão de serviço, assumir o cargo de director de Gabinete do Ministro das Finanças. A proposta tem de subir ainda ao Conselho de Administração do banco, que terá de dar o seu aval. António Monteiro, recorde-se, foi director-geral das Alfândegas até ao golpe militar de 2012, tendo igualmente sido requisitado ao BAO. AAS

INSS - A paródia soma e segue


"O Instituto Nacional de Segurança Social anda à deriva. Vai para três meses que a instituição social mais sensível da Guiné-Bissau esta sem Director-Geral.

Tudo porque o Ex-Diretor foi suspenso e depois demitido das suas funções depois do tribunal decidir ao seu favor em detrimento do despacho do Ministro da tutela com anuência do Primeiro-ministro DSP. Foi tudo feito à pressa. Mas isto não importa o DSP é que manda e a tutela executa...

A Segurança Social é uma instituição Publica, com Gestão e Autonomia Próprias, com a missão principal de garantir uma reforma aos beneficiários do Sistema quando estes atingirem a idade estipulada pela lei. Gerir mal esta instituição é sinonimo de um CAOS social, ou um Golpe de Estado SOCIAL com consequências irreversíveis e para ser sincero, estamos a chegar a esta via. Vejamos:

1-O INSS, suporta uma despesa anual com a Tutela em 10% do seu orçamento anual traduzidos em SENHAS DE COMBUSTIVEIS, VIAGENS, CONSUMIVEIS etc…etc… ;
2-O INSS, fez investimentos desnecessários em construir Apartamentos DUPLEX para venda no Bairro Internacional que não são para Bolso dos Beneficiários e que o processo de compra & venda está duvidoso;
3-No Bairro de Penha, O INSS tem um condomínio fechado com Três (3) Duplex que ha 3 anos estão fechados a deteriorar-se pouco a pouco até à data presente;
4-Contribuintes que não pagam prestações;
5-Dinheiro a desaparecer nas Caixas da Instituição;
6-Viagens fantasmas e desnecessárias dos dirigentes que chegam a viajar numa semana 2 vezes para Portugal
7-Obras mal feitas e inacabadas com adjudicações duvidosas como comprovam as facturas proformas;
8-Pagamento de honorários a Advogados para defesas e interesses pessoais;
9-Delapidação do património (Viaturas), a fazer fretes fora de horas de serviço e aos fins de semanas com cargas de materiais de obras, mantimentos para cerimonias particulares… etc etc etc

Tudo isto e muito mais esta a sair do bolso dos contribuintes.

Podíamos estar aqui um ano inteiro a enumerar varias formas de gestão danosa que aconteceu e que esta acontecer neste preciso momento no INSS não terminaríamos, portanto antes que seja tarde, que tome decisão a quem de Direito….

BO TEM PACENÇA BO CABA KU IMPUNIDADE PABIA HORA KU UTRO ALGUIM BIM PAPIA SOM BOTA FALAL CUMA INA MITI BOKA NUDÉ KIKA DIBIDI… MA INA DJUBI TUDU DÉ PABIA POVO NA DJUBI BOS TAMBI.

Ditadura do Consenso: 23 MILHÕES de visitas. Obrigado. AAS




Visita USA


Encontros do Secretário de Estado da Marinha norte-americana Ray Mabus para hoje, dia 9 de julho de 2015:

1- Encontro com a Ministra da Defesa, 09:15;
2- Encontro com o Primeiro Ministro, 10:00;
3- Encontro com o Presidente da Republica, 10:45

Ja no dia 8 de julho, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Mário Lopes da Rosa e a Ministra da Defesa Cadi Seidi saudaram o Secretário da Marinha Ray Mabus após sua chegada a Bissau pelas 21:20.

O Secretário Mabus é a mais elevada entidade americana a visitar a Guiné-Bissau, e veio acompanhado do Embaixador dos Estados Unidos para a República da Guiné-Bissau residente em Dacar, James Zumwalt.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Desabafo


"Desabafo

Nós, os guineenses, temos o dever de defender primeiro o nosso País. De estar na linha da frente e dar o peito às balas.

Devemos dar o sangue. Que corram rios de sangue se necessário for. Se não nos dermos ao respeito, como é que alguém, ainda que vindo do Ocidente, pode ensinar-nos algo de bom, de válido?

Onde está o nacionalismo que nos deu a independência?

O estrangeiro não paga imposto nenhum na Guiné-Bissau - ganham rios de dinheiro que simplesmente transferem para os seus países, e ainda dão-se ao luxo de ir gastá-lo no Senegal ou na Gâmbia! Haja descaramento.

O nosso Governo devia cobrar o imposto devido, e, mais: devia cobrar outra taxa para qualquer expatriado que esteja em missão de cooperação no nosso país e que queira ir passar o fim de semana no estrangeiro.

Podem até dar-lhe um nome: Taxa de Solidariedade!, pois é por causa da Guiné-Bissau que têm esse bom emprego de milhares de euros, mais regalias, que nunca ganhariam nos vossos países. E andaram anos a sugar-nos...

O nosso Estado deve seguir o bom exemplo de Angola - ser respeitado e, porque não, até temido?
Primeiro nós - os cidadãos da República da Guiné-Bissau. AAS"

LIXEIRA NA 'LAVANDARIA' KALLISTE: O estrangeiro na Guiné-Bissau FAZ, FURA, FIA e PÕE




A escumalha não mete medo ao Aly. O estrangeiro na Guiné-Bissau FAZ, FURA, FIA e PÕE... Por isso, vou criar o PARTIDO ULTRANACIONALISTA E REVOLUCIONÁRIO para meter alguns filhos da puta na ordem. AAS

PJ: Laboratório para dar luta ao narcotráfico


A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau vai colocar hoje em funcionamento um laboratório de análise de drogas para apoiar a luta contra o narcotráfico, disse à agência Lusa fonte da instituição. O equipamento já estava no país, mas ficou guardado na delegação da União Europeia (UE) depois do golpe de Estado de 12 de abril de 2012.

Com a eleição de novas autoridades em 2014 o material foi entregue no final do ano e de então para cá tem sido dada formação aos agentes da PJ que vão utilizar o laboratório. O projeto está integrado no programa EUTranscrim de combate à criminalidade transnacional e é financiado pela UE com cerca de 620 mil euros.

A aplicação do programa está a cargo do gabinete das Nações Unidas de luta contra o crime organizado (ONUDC). Um relatório do Departamento de Estado Norte Americano datado de março concluiu que as condições que fizeram com que a Guiné-Bissau fosse rotulada como um narco-estado "continuam a existir".

"Apesar dos esforços iniciais do novo Governo, as condições que fizeram com que o país fosse rotulado como narco-estado persistem", refere o documento.

O fator geográfico das 88 ilhas do arquipélago dos Bijagós, conjugado com "militares que ainda conseguem escapar à autoridade do Estado com impunidade, continuam a fazer do país um centro de transbordo favorito para drogas", adianta o relatório.

"Os rendimentos de drogas, muitas vezes em dólares norte-americanos, circulam na Guiné-Bissau, ainda que fora do sistema financeiro formal", acrescenta o documento, que considera o sistema formal "minúsculo" face ao dinheiro que circula de mão em mão, sem registos.

Tal como em relação à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, a administração norte-americana defende que o combate ao tráfico de droga requer mais "treino da polícia, dos investigadores e dos magistrados para combater crimes".

Por outro lado, têm aumentado no último ano as detenções de correios de droga no aeroporto de Bissau. Fonte da PJ explicou à Lusa que as investigações em curso apontam para a existência de uma rede organizada a operar na Guiné-Bissau.

A suposta rede recorre a indivíduos angariados em vários países para importar cocaína, parte da qual volta a sair do país, enquanto outra parte fica em solo guineense.

Uma porção de 50 dólares de cocaína pode ser transformada em 'crack' (um estupefaciente muito viciante) no valor de 220 dólares e vendido em Bissau, referiu a mesma fonte. Lusa

DENÚNCIA SOBRE A INSS - A Desavergonhada


"Boa tarde, Aly

Venho aqui mostrar a minha indignação perante a inércia da INSS. Por causa das constantes dores nas costas e por indicação médica fui tratar fora do país (1 mês). Tudo isso tratado entre a minha entidade patronal e INSS, e no regresso entreguei atestado médico autenticado pela embaixada da Guiné Bissau a recursos humanos da minha empresa.
Problema na bim nan.

Recursos humanos da minha empresa entregaram o atestado e a carta solicitando o pagamento do meu salário. Duas semanas depois ligarm me para levantar cheque, chego a MALDITA INSS mostraram me um montante que não corresponde o meu salário ao que reclamei e recusei a receber.

Desculpa da MALDITA: És ku bu empresa declara.

Pergunto: como posso ganhar durante 10 meses 1 milhão cada mes (exemplo dê ) e no 11° recebo um milhão e meio e 12° 100 mil e estes gajos querem me pagar 100 mil?

Depois de corre corre vim a descobrir que uma senhora guardou o meu processo na gaveta e viajou. Anta lá i se casa?
Passados quase 2 meses ainda andamos nesta lenga lenga e com descursos de embalar camelos. hoje ligaram me para levantar o Maldito cheque.

Chego a MALDITA INSS fui informado que realmente o meu cheque estava pronto por isso ligaram mas o DG mandou subir o meu processo de novo porque falta algo.

Como é possível uma pessoa que nunca pediu reembolso de nada a INSS pode ser tratado desta maneira. Como é possível ter carrada de funcionários e levar quase dois meses para resolver um problema que normalmente leva 15 dias? E ainda não acabou pois não vejo o cheque.

Estou FODIDO POIS USAM O MEU DINHEIRO E DOS QUE DESCONTAM PARA TEREM O SALÁRIO E EU NÃO O QUE ME É DEVIDO.

Obrigado, A. B."

Presidente da CMB: O disco está riscado...



Rua Moçambique


'Oficina' na esquina do estádio Lino Correia/Ponto D'Encontro
Fotos: AAS

<<< E você, já votou na sondagem DC? <<< Vota son nô pintcha! AAS

UE ajuda na redução da mortalidade materno/infantil